6 dicas de segurança para condomínios residenciais

Autor thumb

Fábio Fragoso

CEO da ASTER

Condomínios Segurança Patrimonial
29/09/2022

Dicas de segurança para condomínios residenciais

Muitas pessoas escolhem morar em um condomínio por entenderem que se trata de um local mais seguro. Porém, é preciso a conscientização de que essa segurança só se confirma quando o lugar segue um protocolo com normas e condutas adequadas e bem executadas por todos os envolvidos: fornecedores, funcionários e condôminos. Por isso, neste post, listamos 6 dicas de segurança indispensáveis para condomínios residenciais:

1. Conscientize, eduque os moradores

Uma comunidade segura não ocorre sem um trabalho de conscientização e educação constante para que todos os moradores se empenhem em garantir a segurança do local. 

Na prática, cabe ao síndico e administradores a construção de um ambiente com cultura de segurança, se necessário com a aplicação de punições, para que cada um faça a sua parte e isso proporcione o bem-estar de todos.

Por exemplo, seria muito confortável para qualquer um receber uma entrega de delivery em sua casa, sem precisar ir até a portaria. Mas, isso pode afetar a segurança de todos. 

Outro exemplo são os acessos. Para entrar num condomínio de forma segura, o morador deve sempre estar atento a pessoas próximas do portão e acessar o condomínio sem que haja o risco de alguém entrar junto na carona. Se suspeitar de algo, o morador deve passar reto e dar tempo para a situação se resolver. Se estiver de carro, deve dar uma ou mais voltas no quarteirão, até se sentir seguro.

Em resumo, os moradores devem ter a consciência de colocar o bem da coletividade acima das suas conveniências individuais.

2. Invista na infraestrutura do condomínio

Um dos fatores que tornam os condomínios locais seguros para morar é o fato de que eles possuem (ou deveriam possuir) uma estrutura capaz de impedir a ação de criminosos. Isso quer dizer que eles precisam contar com uma série de características físicas, como:

  • Muros altos, se possível com mais de 3 metros de altura
  • Cercas e concertinas
  • Acessos com eclusa para pedestres e veículos
  • Portões de veículo com motores rápidos e confiáveis

Estes são apenas alguns dos itens que devem compor a segurança perimetral de um condomínio. No próximo ponto, falaremos sobre os recursos complementares que são indispensáveis. De toda forma, uma das dicas de segurança mais importantes é investir na infraestrutura do condomínio.

Faça o teste de segurança patrimonial e descubra se o seu condomínio é seguro.

3. Faça uso de segurança eletrônica

Somando-se ao ponto anterior, os equipamentos eletrônicos contribuem para o aumento do nível de segurança, então se você quer que seu condomínio seja um lugar seguro, essa é uma das principais dicas que podemos dar. Alguns recursos que não podem faltar são:

  • Câmeras, se possível com recursos de vídeo analytics
  • Dispositivos de acesso biométricos, seja reconhecimento facial ou dedo
  • Sistema de alarme com sensores inteligentes

Com estes recursos será possível implementar protocolos de segurança mais adequados e eficientes. Na ASTER, por exemplo, usamos a tecnologia em diversos equipamentos – câmeras detectam a presença de pessoas, fazem o reconhecimento facial e, assim, impedem a entrada de pessoas não autorizadas; sistemas de controle de acesso na portaria com reconhecimento facial e/ou biometria do dedo; sirenes e giroflex luminoso que podem acionadas remotamente para coibir invasões e muito mais. Conheça essas e outras novidades.

4. Crie normas para moradores e funcionários

Mas, não adianta procurar dicas se o condomínio não tem uma política de segurança com normas de controle de acesso rígidas. Por exemplo, os porteiros devem seguir uma cartilha para um atendimento cordial e seguro. Precisam realizar o cadastramento de todos os visitantes e prestadores de serviço, solicitando documentos para a correta identificação. Não podem, em hipótese alguma, aceitar uma liberação de acesso por telefone externo, sem uma devida checagem de segurança. 

Do ponto de vista das entregas, não podem deixar que os entregadores acessem as áreas internas do condomínio. Para isso, deve-se instruir tanto os funcionários quanto os moradores sobre a importância de ir até a portaria para a retirada das encomendas. Na ASTER, criamos um protocolo de acompanhamento de entrega em que um funcionário especializado em identificar situações de risco acompanha o processo. Assim, evitamos que o morador fique exposto.

Além disso, condomínios com portaria remota, que não contam com funcionário no local, podem utilizar o Armário Inteligente para as entregas. Oferecemos o ASTER Locker aos clientes, que é homologado pelos Correios e principais transportadoras do país.

Também é preciso que todos os envolvidos na rotina condominial saibam a importância de ficarem atentos aos arredores do condomínio quando estiverem na portaria. Além disso, não devem abrir a porta para ninguém, pois podem ser vítimas de golpes.

Todas essas regras precisam ficar claras no Regulamento Interno do condomínio e o síndico tem que divulgá-las com frequência como forma de conscientizar as pessoas.

5. Dê atenção à portaria do condomínio

O porteiro é um dos principais atores quando se trata da segurança condominial e por isso eles merecem uma atenção especial. Condomínios residenciais podem optar por alguns modelos de portaria: 

A portaria remota é um sistema com boa relação custo-benefício e que pode ajudar a diminuir algumas falhas de segurança da portaria presencial, como aumentar a rigidez de processos no controle de entrada de pessoas e mitigar o risco de invasão ao render um porteiro local. Isso acontece pois na portaria remota o controle de acesso é realizado à distância, numa central 24 horas, que monitora o condomínio.

O modelo presencial, com profissionais bem treinados, também pode ser muito eficiente, mas é preciso tomar alguns cuidados. Na hora de fazer a liberação de um convidado, o porteiro deve seguir os protocolos de atendimento que falamos anteriormente. Além disso, recomendamos que o condomínio dê suporte tecnológico e resguarde o profissional para otimizar sua rotina de trabalho.

Por último, a portaria híbrida, uma combinação entre remota e presencial, pode ser uma boa saída. De qualquer forma, a ASTER oferece as três opções de portaria.

6. Profissionalize a segurança do condomínio

Por fim, uma das dicas mais indispensáveis de segurança é justamente contar com uma empresa especializada no serviço. Isso porque a profissionalização garante uma série de benefícios, como:

  • Redução de riscos
  • Capacitação profissional
  • Disponibilidade
  • e muitos outros

E com isso, nós podemos ajudar. A ASTER é uma empresa de segurança e terceirização de serviços para condomínios que atua na cidade de São Paulo desde 2004. Possui os certificados de regularidade para atuação em segurança e segue os mais rígidos protocolos do setor. Assim, entregamos soluções sob medida e garantimos a satisfação dos clientes.

Além disso, a ASTER desenvolve treinamentos e investe em programas de capacitação profissional para que a equipe de funcionários esteja sempre evoluindo. Dessa forma, nosso time está sempre preparado para uma atuação plena. Se você está buscando por uma empresa séria e comprometida com a segurança do seu condomínio, entre em contato agora e conheça nossos serviços!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa