Portaria Híbrida é a melhor solução para condomínios?

Portaria
27/07/2020

Portaria Híbrida

O controle de acesso é fundamental para a segurança e o bom funcionamento de um condomínio.

Hoje, existem no mercado alguns modelos desse serviço, como:

  1. Portaria Convencional (com porteiro presencial no condomínio)
  2. Portaria Autônoma (com controle de acesso do próprio morador)
  3. Portaria Remota (sistema de acesso e monitoramento à distância)
  4. Portaria Híbrida (sistema que faz a união entre convencional e remota)

Mas qual deles é o melhor para o seu condomínio? Nesse artigo, vamos explicar o funcionamento da Portaria Híbrida e suas vantagens. Boa leitura!

O que é Portaria Híbrida?

A Portaria Remota é um sistema que une segurança e redução de custos e tem se popularizado cada vez mais. Contudo, ela ainda enfrenta certa resistência por parte de moradores mais avessos ao uso da tecnologia.

Os condomínios que não querem abrir mão da portaria convencional, mas precisam reduzir custos ou querem apenas conhecer a Portaria Remota, podem optar pela Portaria Híbrida.

Com ela, além do atendimento remoto, um profissional é mantido no condomínio nos períodos de maior movimento. A estratégia busca garantir que o condomínio esteja atendido da melhor maneira possível e pela maior parte do tempo.

Assim, fica a critério do condomínio decidir em quais momentos cada uma será utilizada. O sistema permite fazer uma escala por períodos, por exemplo. De dia, os porteiros físicos estão presentes, enquanto à noite, a portaria remota assume a responsabilidade. Tudo de acordo com a necessidade do condomínio.

Outra opção comum é a presença da portaria remota nas escalas dos porteiros. Assim, ela entra em funcionamento nos horários de almoço, jantar, ronda ou troca de turnos.

No caso de imprevistos como faltas ou licenças médicas dos funcionários, a portaria remota também assume o controle.

Benefícios da Portaria Híbrida

Muitos condomínios discutem a implantação da Portaria Remota, mas encontram resistência por parte de alguns moradores.

Com a Portaria Híbrida, eles têm a chance conhecer as funcionalidades da Portaria Remota e se familiarizar com o sistema.

Assim, podem tirar dúvidas sobre:

  1. Como funcionam as entregas com Portaria Remota;
  2. Retorno financeiro da Portaria Remota;
  3. Procedimentos de emergência em condomínios com Portaria Remota;
  4. Nível de segurança que a portaria remota oferece;
  5. e muito mais.

Uma vez que a Portaria Híbrida utiliza os recursos tecnológicos e processos da portaria remota, ela ajuda a adequar a cultura dos moradores. Dessa forma, caso o condomínio passe para o sistema de Portaria Remota em tempo integral, os condôminos já estarão adaptados.

Assim, é possível gerar caixa ao longo dos meses enquanto o condomínio se ajusta à nova cultura. E ainda, se os moradores não se adaptarem ao sistema, o condomínio não terá investido toda sua reserva.

Outro fator positivo é a melhoria da eficiência no atendimento do condomínio e da segurança. Para isso, basta estruturar um plano de ação que melhor atenda às necessidades dos moradores.

Em condomínios em que o movimento de carros é maior logo pela manhã, os moradores podem se sentir mais protegidos com a presença de um funcionário. Nesses casos, deve-se adequar a atuação do porteiro para atuar no horário de maior movimento.

Em contrapartida, durante a noite, tanto condomínios comerciais quanto residenciais têm menor volume de acesso. Isso significa que a presença de um funcionário talvez não seja tão necessária. Assim, a função pode ser atribuída a uma central de monitoramento.

Esse tipo de escala pode fazer com que o condomínio tenha um profissional disponível para atendimento presencial em todo o horário comercial, sem a necessidade de troca de turnos.

Além disso, a Portaria Híbrida é uma ótima solução para prédios comerciais, já que ela permite que o acesso de visitantes aconteça mesmo no período noturno, em feriados ou datas comemorativas e, até mesmo, nos finais de semana, sem a presença do porteiro.

Isso traz uma considerável redução de custos, uma vez que não é necessário pagar pelo serviço do profissional nesses momentos e ainda garante a segurança do empreendimento.

Por fim, uma vantagem da Portaria Híbrida em comparação com a Portaria Remota é o tamanho do condomínio que pode ser atendido. Se na Portaria Remota é indicado que o condomínio tenha até 40 apartamentos, na Portaria Híbrida esse número pode aumentar.

Em resumo, podemos dizer que os maiores benefícios da Portaria Híbrida são, portanto:

  1. Atendimento 24h para receber visitas, prestadores de serviços e realizar a comunicação com os moradores;
  2. Funcionamento ininterrupto em períodos noturnos, feriados e finais de semana;
  3. Redução de custos operacionais;
  4. Menor custo inicial de implementação;
  5. Flexibilidade do atendimento presencial para apoiar os moradores nos momentos de maior fluxo (saída e chegada do trabalho);
  6. Cobrir todo o horário comercial para recebimento de correspondência e encomendas;
  7. Monitoramento remoto com câmeras, sensores e alarmes 24h;
  8. Apoio 24h da equipe técnica da empresa prestadora de serviços.

Para garantir a proteção de um condomínio, é fundamental integrar sistemas e profissionais capacitados para execução de protocolos. Isso sem contar com a necessidade de treinamentos constantes, manutenção de equipamentos e investimento em soluções.

Com a Portaria Remota, o condomínio ganha tudo isso e ainda pode reduzir custos com mão de obra. Mas, se os moradores ainda não estão preparados para essa evolução, a Portaria Híbrida pode ajudar no processo

A Aster, por ter uma Central de Portaria Remota 24 horas e mais de 1.000 funcionários entre porteiros e vigilantes, está totalmente preparada para oferecer o melhor da Portaria Híbrida. Entre em contato e conheça nossas soluções para o seu condomínio!