5 perguntas para fazer antes de contratar uma empresa de segurança

Segurança Patrimonial
22/06/2021

Perguntas para fazer antes de contratar uma empresa de segurança

Muitos empreendimentos buscam por empresas que prestam serviços de segurança privada. Essa prática costuma ajudar a qualificar a prestação do serviço, já que empresas do segmento têm experiência no ramo e protocolos de segurança mais eficientes, do que uma contratação orgânica. Mas, antes de fazer a terceirização, é necessário fazer algumas perguntas. Abaixo, listamos cinco perguntas para você fazer antes de contratar uma empresa de segurança. Confira!

1- Os funcionários têm treinamento?

Uma boa empresa de segurança tem profissionais capacitados e treinados, então esse é o primeiro aspecto que você precisa procurar. É um erro comum na terceirização da segurança olhar apenas para o preço e não se atentar ao fato de que a empresa pode não contar com funcionários com credenciais para executar os serviços.

Aqui na ASTER, por exemplo, todos os nossos profissionais recebem treinamento e são certificados pela Polícia Federal para executar o serviço de segurança patrimonial armado ou desarmado. Além disso, passam constantemente por reciclagem e supervisão.

2- A empresa de segurança é certificada?

Indo ao encontro do tópico anterior, você precisa garantir que a empresa seja certificada para prestar os serviços de segurança. De acordo com a Lei 7.102/83, apenas empresas autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços de segurança patrimonial armada e desarmada. Verifique se a empresa possui CRS (Certificado de Regularidade de Empresa de Segurança Privada).

3- Ela cumpre as obrigações trabalhistas?

Outro aspecto importante a ser considerado na hora de contratar uma empresa de segurança é o fato de ela cumprir as obrigações trabalhistas. A lei da terceirização diz que o contratante é responsável subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas referentes ao período de prestação de serviços. Ou seja, você pode ser acionado na justiça se a empresa que contratou não cumprir os deveres. Portanto, certifique-se que a terceirização seja feita com uma empresa idônea, que recolhe todos os impostos corretamente e em dia, como a ASTER.

Uma maneira de analisar a idoneidade da empresa de segurança é solicitar a planilha de custos aberta e também verificar se toda a documentação está em dia. Para isso, exija os seguintes documentos:

  • Certidões negativas de débitos (tributos municipais, estaduais e federais);
  • Contrato social ou Documentação Societária;
  • Certidões de INSS e FGTS;
  • Guias de recolhimento de tributos e encargos de cada funcionário, conforme lei;
  • Guias de rescisão e respectivos encargos devidos, conforme legislação vigente;
  • Comprovantes de holerites de pagamento e de benefícios previstos em Convenção Coletiva;
  • Certidões de Dívidas Trabalhistas

4- A empresa de segurança tem estrutura e referências?

Neste segmento, é muito importante que você seja criterioso na hora de escolher uma empresa. Por isso, procure por empresas que tenham boas referências e estrutura operacional com equipe reserva treinada e disponível para cobertura de férias, faltas e ausências médicas. Também é recomendado que você faça uma visita à sede da empresa para conhecer de perto a estrutura e sentir o clima organizacional.

Outra coisa que você pode querer fazer para atestar a qualidade dos serviços que a empresa de segurança oferece é conversar com os clientes dessa empresa. Assim, você terá mais informações sobre a rotina de trabalho e como ela costuma lidar com problemas.

5- A empresa usa tecnologia?

A tecnologia se tornou uma aliada muito importante dos serviços de segurança. Hoje, existem dispositivos de segurança que aumentam a eficiência dos profissionais e são indispensáveis. Aqui, na ASTER, investimos em inovação por meio do engajamento com empresas de tecnologia para melhorar os nossos serviços. Os sistemas de Portaria Remota e Híbrida, por exemplo, aumentam a eficiência da portaria e geram segurança, pois contam com monitoramento 24h por dia.

Além deles, nossos clientes podem contar com o sistema anti-carona, que usa câmeras de reconhecimento facial para controlar o acesso aos ambientes. Tudo isso torna a rotina mais segura e conveniente.

Como a ASTER pode ajudar?

Há mais de 15 anos, atuamos na cidade de São Paulo atendendo empresas, condomínios residenciais e comerciais com serviços de segurança, portaria remota, portaria autônoma, portaria híbrida ou portaria presencial. Também oferecemos serviços de limpeza e higienização de ambientes e implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial. Então entre em contato agora, nós podemos te ajudar!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa