Como a terceirização de facilities ajuda minha empresa?

Facilities
09/03/2021

Terceirização de facilities ajuda sua empresa ou condomínio a terem mais qualidade.

A terceirização de facilities se tornou uma boa alternativa em tempos de crise econômica porque oferece às empresas um melhor custo-benefício na execução de determinadas tarefas e ainda pode impactar financeiramente de forma positiva.

Dentre as principais atividades terceirizadas por empresas com um bom retorno estão:

  • Limpeza
  • Portaria (presencial, remota ou híbrida) 
  • Recepção
  • Segurança/Vigilância
  • Serviços gerais

Quando realizada por empresas de referência no setor, como a ASTER, a terceirização qualifica a prestação de serviços. Isso porque boas empresas dispõem de estrutura e mão de obra especializada para garantir a eficiência.

Em termos financeiros, a economia está ligada, principalmente, à redução de riscos e de custos operacionais. Ao terceirizar serviços, as empresas também terceirizam as obrigações burocráticas legais, os riscos trabalhistas e os esforços de gestão operacional. 

Ou seja, não precisam se preocupar com contratação, treinamento e supervisão dos funcionários. Além disso, encargos, custos de rescisão e processos trabalhistas também deixam de fazer parte das responsabilidades da empresa.

Por tudo isso a terceirização de facilities tem sido uma prática cada vez mais adotada por empresas de todos os ramos. Se você está pensando em terceirizar os serviços de sua empresa, abaixo listamos 5 benefícios da terceirização de facilities.

1 – A terceirização de facilities concentra a empresa na atividade-fim

A atividade-fim, também conhecida como core business, é a tarefa principal das empresas. Ou seja: é a que diz respeito ao objetivo principal para a qual a empresa foi construída.

Para exemplificar, imagine uma escola. Sua atividade-fim é educar. Logo, a contratação de professores está relacionada diretamente à atividade-fim da instituição. 

Mas, existem outros serviços que também são importantes para o funcionamento da escola que não estão ligados ao objetivo final, tais como a limpeza das dependências e, até mesmo, a segurança das crianças.

Para essas empresas, portanto, a terceirização de facilities ajuda a manter o foco no objetivo principal, que pode ser a contratação de professores, o planejamento de uma grade de aulas e outras atividades relativas ao processo de educação. Enquanto isso, a empresa terceirizada se preocupa em fornecer o aporte com mão de obra especializada para atender outras necessidades.  

2 – Terceirização de facilities aumenta a qualidade da prestação de serviços

Um ponto que já destacamos anteriormente é que, ao optar pela terceirização, as empresas podem contar com profissionais treinados e especializados. Essa é uma das principais vantagens na prática da terceirização, justamente porque as prestadoras de serviços dispõem de equipes completas com gestores de qualidade e treinamentos para capacitação de profissionais, algo que a maioria das empresas comuns não estão aptas a fazer. 

Aqui na ASTER, por exemplo, nossos profissionais participam de programas de incentivo para premiar boas condutas e também passam por treinamentos diferenciados. Existem, até mesmo, módulos de treinamento gamificado, que ajudam a estimular o aprendizado de maneira interativa e prazerosa.

3 – Terceirizar resguarda a empresa de faltas dos funcionários

Outro aspecto importante da terceirização de facilities é que as empresas que contratam os serviços recebem apoio e cobertura total para faltas, férias e outras eventualidades.

No nosso caso, são mais de mil funcionários e um time de reserva técnica pronto para executar a função que você precisar. Então, mesmo que algum colaborador precise se ausentar, temos gente pronta para cobri-los!

4 – Torna as despesas mais previsíveis

Ao assinar um contrato de prestação de serviços, a sua empresa saberá exatamente quanto precisa desembolsar para arcar com os custos da contratação. Isso traz uma maior previsibilidade de despesas que ajuda a equacionar as finanças e organizar melhor os investimentos do negócio.

5 – Otimiza o tempo dos gestores e dos profissionais contratados

Sem precisar se preocupar com a gestão operacional no dia a dia, os gestores podem gastar mais tempo em atividades que tragam retorno para o negócio. Eles também serão capazes de investir tempo e esforço na busca por melhorias de processos ligados à atividade-fim.

Outro aspecto importante é que os funcionários contratados para executar as tarefas terão mais objetividade no exercício da função. Isto é, em vez de ter um profissional no quadro de funcionários que pode ficar ocioso em determinados momentos da rotina, sua empresa passará a contar com alguém nos momentos que realmente precisa. 

Como a ASTER pode te ajudar

Com 16 anos de mercado e mais de mil funcionários, atuamos na cidade de São Paulo atendendo a empresas e condomínios residenciais e comerciais. Oferecemos serviços de limpeza e higienização de ambientes; segurança, vigilância, recepção, manutenção, mensageria, zeladoria e muitos outros. 

Nosso serviço de limpeza conta com inovação e tecnologia para auxiliar na execução das tarefas. Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona nossa limpeza com auxílio de QR Code. 

Temos a experiência e a estrutura que você precisa para garantir um ambiente limpo e agradável. Entre em contato agora e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa