5 perguntas para fazer antes de terceirizar a limpeza

Facilities
01/03/2021

Saiba tudo antes de terceirizar a limpeza

Terceirizar o serviço de limpeza pode ser uma saída muito eficiente para condomínios e empresas. Equipes próprias demandam esforços de gestão operacional, geram custos e riscos, que você pode não estar preparado para arcar, principalmente aqueles relacionados com rescisões e processos trabalhistas . 

Se você está pensando em optar por terceirizar a limpeza, neste artigo vamos responder 5 dúvidas frequentes sobre a terceirização. Confira!

1 – Quem paga pelos direitos dos funcionários?

A responsabilidade pelo pagamento de todos os direitos trabalhistas é da empresa que oferece o serviço. Se o seu condomínio ou empresa escolher terceirizar a limpeza, caberá ao terceirizado arcar com os gastos de contratação, treinamento, supervisão, vale-transporte, décimo terceiro salário, encargos, custos de rescisões e, até mesmo, processos trabalhistas.

Mas atenção. Isso só vai acontecer se você contratar uma empresa sólida financeiramente, capaz de cumprir direitos trabalhistas e obrigações tributárias em dia. Ou seja, se optar por empresas confiáveis a terceirização vai diminuir seus riscos, custos e dores de cabeça!

2 – E se o funcionário faltar?

Uma das maiores vantagens de terceirizar o serviço de limpeza contratando uma empresa bem estruturada, é que ela oferecerá cobertura de pessoal para férias e eventualidades.

Aqui na ASTER, por exemplo, temos mais de mil funcionários e um time de reserva técnica pronto para executar a função que você precisar. Sendo assim, mesmo que algum colaborador precise se ausentar, temos gente pronta para cobri-los em momentos de faltas, licenças médicas, férias e outras eventualidades.

3 – Quem define a rotina de limpeza?

Outra vantagem de terceirizar a limpeza é poder apontar as suas necessidades e depois deixar que a empresa terceirizada fique responsável pela realização de todas as rotinas combinadas.

Quando você contrata a ASTER, definimos junto com o cliente os processos de limpeza com os dias, os horários, os tipos de serviço e os locais a serem limpos. E o melhor: o controle das tarefas pode ser feito através do celular! 

É isso mesmo, com o processo de limpeza com ajuda de QR Code é possível definir a rotina de limpeza dos prestadores, indicando o que ele deve fazer em cada ambiente. Isso garante mais eficiência na execução da tarefa e permite um maior controle de qualidade por parte dos síndicos e gestores.

Veja o vídeo abaixo e entenda como funciona essa inovação ASTER!

4 – Vou economizar com a terceirização da limpeza?

A contratação terceirizada tem como principais objetivos:

  • Manter foco da gestão operacional
  • Minimizar riscos
  • Melhorar a prestação do serviço
  • E, sim, reduzir custos 

Ao terceirizar a limpeza, um condomínio/empresa não precisa se preocupar com recrutamento, seleção, treinamento e supervisão operacional desses funcionários. Também cabe ao prestador terceirizado a responsabilidade pela reposição de uniformes, instrumentos de trabalho, suprimentos e EPIs.

Além disso, ações movidas pelos funcionários são enviadas diretamente ao empregador, neste caso, a empresa terceirizada. Por isso, não ter um vínculo empregatício faz com que você economize muito a médio e longo prazo. Na ASTER nós livramos o cliente já na primeira audiência.

Embora não seja possível mensurar o tamanho da economia gerada, afinal de contas, tudo depende do serviço contratado, quantidade de funcionários, ainda assim é correto afirmar que a redução de riscos e custos é significativa.

5 – Como fazer a contratação de uma empresa terceirizada?

Hoje, existem muitas empresas prestadoras de serviço no mercado. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher a melhor.

Com uma busca na internet você pode verificar opiniões a respeito da credibilidade da empresa. Muitas delas não cumprem com o que prometem, atrasam os salários de seus funcionários e ficam com uma reputação nada desejável.

Na ASTER, por exemplo, além de pagar em dia, oferecemos um programa de incentivos aos funcionários com pontos, prêmios e sorteios para quem não falta, não atrasa, não tem apontamentos disciplinares e faz todos os treinamentos.

Ou seja, procure por uma empresa que mantenha uma boa reputação com funcionários, tenha treinamentos e sem histórico de processos. O índice de reclamações é um indicador de como a organização trabalha. Então, se ela acumula problemas e processos, é melhor procurar outras alternativas. 

Também é fundamental buscar por boas referências. Visite condomínios e empresas atendidos pela terceirizada, pergunte sobre os serviços e verifique o grau de satisfação com a empresa.

Muitas empresas oferecem valores abaixo do normal, mas, muitas vezes, o barato pode sair caro. Não caia em falsas promessas!

Como a ASTER pode te ajudar

Com 16 anos de mercado e mais de mil funcionários, atuamos na cidade de São Paulo atendendo a condomínios residenciais, comerciais e empresas. Oferecemos serviços de limpeza e higienização de ambientes; segurança, portaria remota, portaria autônoma, portaria híbrida ou portaria presencial e implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial.

Temos a experiência e a estrutura que o seu condomínio precisa para garantir um ambiente limpo e agradável. Entre em contato agora e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa