Quais são os documentos necessários para contratar uma empresa terceirizada?

Autor thumb

Frederico Ribeiro

Sócio Diretor de RH e Facilities

Condomínios
06/07/2020

A terceirização de serviços condominiais, como segurança, limpeza e manutenção, ajuda os empreendimentos a terem uma maior qualidade nos serviços prestados com redução de custos.

Essa é uma prática bastante comum nos condomínios. Contudo, para fazer a escolha da empresa certa, o síndico ou administradora devem se atentar a algumas práticas essenciais.

Investigar sobre a empresa terceirizada que se pretende contratar é a lição de casa mais importante desse processo. Por isso, listamos nesse artigo os documentos para terceirização que se deve exigir antes e durante a contratação. Confira agora!

Documentos necessários para terceirização:

  1. Certidões negativas de débitos (tributos municipais, estaduais e federais);
  2. Registros processuais federais, cíveis e trabalhistas, tanto da pessoa jurídica, quanto dos sócios e/ou proprietário;
  3. Atestado de idoneidade do sindicato ou associação da classe;
  4. Contrato social ou Documentação Societária;
  5. Certidões de INSS e FGTS;
  6. Carta de referência de bancos e clientes com informação de tempo de contratação;
  7. Relação do nome dos clientes da empresa para verificar os serviços oferecidos;
  8. Guias de recolhimento de tributos e encargos de cada funcionário, conforme lei;
  9. Guias de rescisão e respectivos encargos devidos, conforme legislação vigente;
  10. Atestado de saúde ocupacional de todos os funcionários da empresa;
  11. Comprovantes de holerites de pagamento e de benefícios previstos em Convenção Coletiva;
  12. Ficha cadastral e de antecedentes criminais de todos os funcionários colocados à disposição do condomínio;
  13. Programa de controle médico de saúde ocupacional;
  14. No caso de serviços de segurança, Certificado de Regularidade atualizado perante a Polícia Federal;
  15. Certidões de Dívidas Trabalhistas;
  16. Relação das ações trabalhistas contra a empresa em andamento.

Além de solicitar os documentos para terceirização, é importante visitar alguns clientes da empresa e conversar com síndicos atendidos para medir o grau de satisfação. Essa conversa permitirá identificar problemas com a prestadora e os antecipar. Também é recomendável fazer uma visita à sede da empresa que prestará o serviço.

Contudo, mesmo depois de contratar uma empresa, a tarefa não está concluída. Recomendamos, a cada três meses, solicitar as certidões referentes a todos os encargos e tributos devidos e a comprovação dos pagamentos trabalhistas dos funcionários.

Estabeleça em contrato que o pagamento das faturas será efetuado mediante os holerites de pagamento dos funcionários, comprovante de pagamentos dos benefícios, guias de recolhimento de tributos individuais e certidões quando solicitadas.

Por último, faça uma checagem periódica de informações sobre a situação da empresa contratada junto às entidades de classe.

Aster, 16 anos de história

A Aster – Segurança, Facilities e Automação é uma empresa com mais de 16 anos de mercado prestando serviços de segurança e facilities para empresas e condomínios residenciais na cidade de São Paulo.

Com as certificações mais requisitadas para prestação de serviços de segurança (CRS pela SESVESP), regulamentada pela Polícia Federal, e com selo ISO 9001, é uma referência no segmento.

Com mais de mil funcionários na equipe, a Aster está sempre inovando e buscando evoluir para levar mais segurança e conforto aos clientes. No portfólio de serviços você encontra:

  1. Segurança;
  2. Vigilância armada e desarmada;
  3. Limpeza;
  4. Manutenção;
  5. Portaria;
  6. Recepção;
  7. Sistema de alarme de incêndio e monitoramento;
  8. Portaria Remota e muito mais.

Entre em contato e veja como podemos te ajudar!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa