Conheça alguns dispositivos de segurança para deixar condomínios e empresas mais seguros

Segurança Patrimonial
31/05/2021

Veja quais são os melhores dispositivos de segurança

Tornar os ambientes mais seguros para viver e trabalhar é um de nossos principais objetivos. E, se você também tem essa preocupação, nós podemos te ajudar. Por isso listamos alguns dos melhores dispositivos de segurança para deixar empresas e condomínios mais seguros!

1 – Câmeras de monitoramento

O primeiro dispositivo que você precisa ter é, na verdade, um sistema de câmeras de monitoramento (CFTV), já que usar apenas uma câmera não te oferece uma visão ampla. Então, condomínios ou empresas precisam contar com um sistema de câmeras para visualizar todos os ambientes.

Para isso, você pode:

  • Contratar uma empresa de vigilância com equipamentos e mão de obra;
  • Comprar os equipamentos, implementá-los e fazer a gestão por conta própria.

Hoje, existem muitas opções de câmeras de vigilância para melhorar a segurança, que são equipadas com sensores e tecnologia que permitem capturar imagens em baixa iluminação. Além disso, podem fazer a gravação na nuvem em um sistema de backup remoto que impede que os bandidos se apropriem dos registros.

Atualmente os dispositivos mais modernos são as chamadas câmeras IPs capazes de viabilizar serviços inteligentes de vídeo analytics, como alertas preventivos, integração com algoritmos de reconhecimento facial, detecção de corpos e ainda facilitam o processo de análise em casos de sinistro. Para saber mais, leia o artigo sobre segurança patrimonial.

2 – Controle de acesso

Você precisa tratar o controle de acesso com muita atenção, porque ele é um dos principais pilares da segurança patrimonial. Hoje, a tecnologia nos ajuda a melhorar os processos de entrada e saída em empresas e condomínios, o que garante mais eficiência e praticidade. 

Para condôminos cadastrados, você pode contar com recursos, como:

  • Reconhecimento facial;
  • Biometria;
  • Tokens;
  • Senhas.

Para visitantes:

  • Dispositivos de acesso rápido emitidos pelos condôminos para visitantes de confiança, o que pode ocorrer via QR Code invertido, por exemplo. Nesse caso o visitante recebe um link temporário por whatsapp ou sms e aponta para QR Code no portão ou catraca.

Para prestadores de serviços

  • Hoje, é perfeitamente viável uma operação de controle de acesso remoto, como a Portaria Remota, capaz de registrar e fotografar documentos, bem como filmar e fotografar os rostos dos prestadores como parte do protocolo de autorização de acesso.

Você pode usar esses dispositivos e serviços de segurança para criar uma solução sob medida e a mais segura possível, aliada, por exemplo, a procedimentos de pânico, para que os moradores e visitantes consigam alertar uma situação de risco.

3 – Portões com eclusas

Portões com eclusa de pedestres ou veículos são importantes, mas para que eles cumpram o seu objetivo, você precisa seguir regras, como:

  • Passar apenas uma pessoa por vez;
  • Contar com sistemas de intertravamento que só permitem a abertura do segundo portão quando o primeiro já tiver sido fechado e vice-versa;
  • O porteiro não pode abrir o segundo portão se houver pessoas não cadastradas na eclusa, devendo orientar que retornarem e aguardem o cadastramento na rua, para que a pessoa que chegou primeiro e já foi cadastrada possa entrar no condomínio;
  • No caso dos veículos, a preferência é daquele que estiver entrando, para que entre um veículo por vez.

Além disso, você pode aumentar o nível de segurança adicionando câmeras de vigilância com vídeo analytics na eclusa. Assim, as pessoas se sentirão ainda mais protegidas na hora de entrar ou sair. Aqui na ASTER, por exemplo, estamos testando câmeras com reconhecimento facial na eclusa para impedir a entregada de pessoas não cadastradas. Nós chamamos este recurso de sistema anti-carona. Tudo isso desenvolvido com tecnologia e inovação no ASTER Lab.

4 – Sistema de alarme

Um sistema conhecido e ainda muito eficiente é o alarme, tanto para os ambientes internos quanto perimetrais. Atualmente eles possuem uma variedade de sensores e componentes eletrônicos apropriados para cada situação.

Os Sensores Ativos, por exemplo, usam um sistema com infravermelho para criar uma espécie de cerca que protege a casa. Para que funcione, você precisa instalar uma unidade receptora e uma unidade emissora distantes uma da outra, criando um feixe de luz infravermelho entre elas. Quando a luz é interrompida, a central de monitoramento é acionada.

No entanto, quando você utiliza esse sistema, pode ficar a mercê do disparo acidental. Corrija esse problema usando sistemas que detectam falsos disparos.

Existe também o sistema de alarme que utiliza sensores de movimento baseado em ondas de ultrassom. As ondas são usadas para identificar se há um movimento específico em determinada área, e, quando ativado, o sistema se encarrega de acionar a central. Usar estes sensores junto a câmeras de vigilância e monitoramento ajudam na prevenção de sinistros porque são dispositivos de segurança indispensáveis.

5- Aplicativos de segurança

Por fim, algumas empresas oferecem aplicativos que melhoram a rotina dos moradores e condôminos, tornando-a mais segura e prática. Aqui na ASTER, por exemplo, os condôminos podem fazer a liberação dos seus visitantes de confiança  pelo APP ASTER. Assim, os convidados não precisam passar pela recepção ou aguardar na rua. Veja no vídeo abaixo um exemplo de funcionamento em catraca, mas saiba que a solução também pode ser aplicada em portões:

Outra facilidade disponível no aplicativo ASTER de Portaria Remota é o acesso às câmeras de segurança. No app é possível ver a movimentação de todos os ambientes que contam com câmeras de monitoramento para ter ainda mais segurança na chegada e saída. Pelo celular, os moradores também podem cadastrar um visitante para se antecipar no processo de liberação, além de fazer o agendamento das áreas comuns, ler comunicados importantes e muito mais.

Como a ASTER pode ajudar

Se você quer evitar dor de cabeça e contratar uma empresa que faça a gestão da segurança com profissionais capacitados, então precisa conhecer a Portaria Remota ASTER. Com ela, o controle de acesso é feito através de uma central de monitoramento à distância, que verifica as câmeras do ambiente em tempo real para fazer o controle de entrada e saída. O sistema é operado remotamente 24h, sem que haja a presença de um porteiro no local.

Mas, se você precisa contar com um recepcionista em alguns momentos do dia, pode optar pela Portaria Híbrida e fazer o revezamento entre o atendimento presencial e remoto e, ainda assim, ter uma equipe monitorando a rede de câmeras. Além disso, tanto a Portaria Remota quanto a Híbrida permitem integrar os demais sistemas citados neste artigo para que você tenha o máximo de segurança!

Em todo caso, a ASTER tem soluções feitas sob medida para melhorar a segurança de condomínios comerciais e residenciais. Com 16 anos no mercado e mais de mil funcionários capacitados, estamos prontos para te atender. Entre em contato agora e peça um orçamento

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa