Sistema anti-carona: inteligência artificial evita entrada de intrusos

Blog
02/02/2021

Um dos aspectos mais importantes ligados à segurança patrimonial é a portaria. Ela é a primeira defesa dos condomínios e, portanto, requer uma atenção especial.

Infelizmente, ainda hoje, os condomínios são alvos de sinistros em que os bandidos conseguem invadir o local utilizando os próprios moradores como “escudos”. Eles aproveitam a liberação dos sistemas de segurança e passam pela portaria acompanhando os moradores.

Esse tipo de entrada oportuna pode ser evitada utilizando ferramentas mais sofisticadas de segurança eletrônica e inteligência artificial. Foi pensando em aumentar o nível de segurança nos condomínios que a ASTER adotou o sistema anti-carona!

Como funciona o sistema anti-carona?

Usando câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial, nosso sistema faz a contagem de corpos na eclusa e analisa os rostos das pessoas que estão tentando entrar no condomínio.

Caso uma delas não esteja cadastrada no banco de dados, ele gera uma sequência de protocolos de segurança:

  • Os portões da eclusa são travados
  • Um alerta é enviado à central de monitoramento

Se a pessoa não cadastrada estiver acompanhando um morador, poderá utilizar o interfone da eclusa para solicitar a liberação e cadastramento. As eclusas também possuem uma placa informativa que detalha o processo de cadastramento e explica o motivo do travamento das portas.

O sistema de reconhecimento facial que utilizamos tem precisão de 99,87%, pois conta com um algoritmo massivamente treinado com faces reais e em condições adversas, para fazer a leitura até mesmo em situações desafiadoras, como:

  • Más condições de iluminação
  • Rosto parcialmente coberto, como no caso de uso de máscaras
  • Distorções de movimento

Veja como funciona o sistema anti-carona no vídeo abaixo:

O sistema pode ser utilizado em condomínios com portaria física tradicional, aquelas em que o porteiro está alocado em uma guarita, mas também em condomínios com portaria autônoma, híbrida e portaria remota, em prédios comerciais e residenciais.

A ASTER conta com três planos distintos de Portaria Remota para atender as especificidades de cada condomínio. São eles os planos: Prático, Performance e Premium. 

Além dos recursos de segurança presentes nos demais pacotes, o plano Premium conta com o sistema anti-carona, que garante ainda mais proteção para os moradores, além de gerar mais confiança na implementação da Portaria Remota.

Mas você também pode optar por utilizar nossa estrutura com mais de mil funcionários e adotar a portaria tradicional. Nossos profissionais são treinados e seguem rígidos protocolos para atender e garantir a segurança de seu condomínio. 

Lembre-se: esse serviço também pode utilizar o sistema anti-carona!

Essa é mais uma novidade que comprova o compromisso da ASTER com a inovação e com a segurança dos clientes. Assista ao vídeo abaixo e entenda as diferenças entre nossos planos de Portaria Remota. 

ASTER – fazendo por você, zelando pelo coletivo.