Portaria Autônoma é indicada para qual tipo de condomínio?

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria
14/12/2020

Portaria Autônoma é indicada para determinados condomínios

Sistemas de portaria que usam tecnologia estão cada vez mais populares nos condomínios brasileiros. Hoje, existem várias opções no mercado, para cada contexto e necessidade. Por isso, nesse post, falaremos especificamente da Portaria Autônoma, um sistema de controle de acesso comandado pelos moradores. Abordaremos os seguintes pontos:

Então, continue lendo.

O que é Portaria Autônoma

A Portaria Autônoma é um sistema em que os moradores fazem o atendimento, sem que seja preciso um porteiro no local. Ele é diferente da portaria remota, porque nela há uma central de monitoramento onde operadores assumem o processo de atendimento à distância.

Aqui, o controle dos moradores é feito através de um telefone/interfone instalado na entrada do condomínio. Nele, o visitante pode chamar o ramal ou o número do apartamento que deseja visitar. Quando isso acontece, a chamada vai para o celular do morador. Então, a partir de um aplicativo instalado em seu smartphone, ele pode acessar a câmera posicionada na portaria do condomínio para ver quem está falando e decidir se libera a entrada.

Alternativamente, também é possível fazer isso com um interfone específico com visor, instalado na unidade.

Este talvez seja o sistema de maior economia do mercado, já que os condomínios realizam toda a gestão de acesso de visitantes e prestadores de serviço apenas com o celular. Dessa forma, o custo fica por parte da tecnologia fornecida e instalada por uma empresa contratada.

Há também a possibilidade de fazer a liberação do acesso mesmo que o condômino não esteja em casa. Para isso, basta se comunicar com o visitante e autorizar a entrada por meio de uma chave virtual.

Benefícios da Portaria Autônoma

Agora vamos falar um pouco sobre os benefícios desse sistema. A primeira vantagem a se considerar é o baixo custo de implementação. Por não se tratar de um modelo robusto, não é necessário um alto investimento para implementar o recurso no condomínio.

Outro ponto positivo é a redução de custos porque o condomínio deixa de arcar com custos operacionais de portaria e recepção. Isso significa uma importante economia na folha de pagamentos e, por consequência, taxas condominiais mais baixas para os moradores.

Além disso, ainda podemos citar a fácil e rápida implementação da solução e a praticidade de uso como pontos positivos da Portaria Autônoma. Portanto, em resumo, os benefícios da Portaria Autônoma são:

  1. Baixo custo de implementação
  2. Economia da folha salarial
  3. Fácil e rápida implementação
  4. Conforto e praticidade

Desvantagem

Mas, se você está pensando em adotar o recurso em seu condomínio, precisa considerar que, por ser diferente de uma portaria remota, os condomínios que adotam a versão autônoma não têm apoio de uma central de monitoramento profissionalizada para fazer o controle de acesso de visitantes e prestadores.

Então, como cada morador fica responsável pelo atendimento, isso pode causar alguma insegurança nos vizinhos. Para que todos sejam protegidos, é fundamental um senso de responsabilidade comunitário para seguir alguns protocolos básicos de segurança.

Empresas como a ASTER podem oferecer a Portaria Autônoma pura, ou a Portaria Autônoma com apoio da Central de Monitoramento. Ou seja, se o morador não estiver disponível para o atendimento, existe a possibilidade de acionar a portaria remota.

Ainda assim, o ideal é que o condomínio possua um zelador ou auxiliar de serviços gerais para ajudar no atendimento de prestadores de serviços durante o horário comercial.

Para qual tipo de condomínio é indicada?

O sistema é indicado para condomínios de menor porte, que possuem poucas unidades, e que querem otimizar os seus recursos financeiros. Além disso, é preciso levar em consideração o perfil dos moradores, verificando se estão dispostos a cumprir todos os procedimentos de segurança e se adaptarem a essa rotina.

Portanto, se o seu condomínio se enquadra nessas condições, a Portaria Autônoma pode ser uma boa escolha.

Uma vantagem de escolher a ASTER para este serviço é poder contar com um quadro completo de funcionários de portaria presencial e vigilância para dar suporte emergencial, se necessário.

Nos demais casos, indicamos o uso da portaria remota, um sistema mais conveniente que conta com profissionais 24h por dia, nos 7 dias da semana. Com ele, condomínios podem chegar a economizar até 60% com custos operacionais.

Aqui na ASTER, possuímos três planos de portaria remota para atender todos os tipos de condomínio na cidade de São Paulo. Veja o vídeo abaixo e entenda cada um deles!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa