Como funciona a Portaria Remota e mais: veja 5 perguntas sobre o sistema

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
15/02/2021

Portaria Remota é a melhor solução para você?

A portaria remota é um sistema de controle de acesso que funciona para substituir o modelo de portaria tradicional – com porteiro no local. Alguns condomínios que adotaram essa solução puderam ver uma melhora na segurança do condomínio, por conta de protocolos de acesso mais rígidos, e uma relevante redução de custos. Há casos em que a economia chegou a 60%.

Ou seja, a portaria remota pode ser uma solução interessante caso você queira contar com um sistema mais moderno de atendimento e reduzir as despesas ao mesmo tempo. Se está pensando na possibilidade, abaixo respondemos cinco perguntas sobre a Portaria Remota:

Então, acompanhe.

1- Como funciona a portaria remota?

Com a portaria remota, o atendimento é feito através de uma Central de Monitoramento. Dezenas de operadores ficam a postos para receber um visitante durante 24h, incluindo finais de semana.

Enquanto isso, os moradores podem acessar o condomínio utilizando sistemas de liberação instalados nos portões de entrada do condomínio. Os mais comuns são:

  • Tags
  • Senhas
  • Sistema de reconhecimento facial
  • Dispositivo para leitura de biometria.

O processo de liberação é bem simples. Ao chegar no condomínio, o visitante toca o interfone, como se fosse falar com o porteiro do local. Essa ligação é atendida na Central de Monitoramento para fazer o cadastramento do visitante e contatar o morador que espera a visita. Com todo o processo finalizado, o visitante é liberado. 

Há também a possibilidade do condômino, através de um aplicativo, fazer o cadastro do visitante e gerar um token para liberar a entrada com mais velocidade. Este é um procedimento muito comum para a liberação de convidados de confiança, pois traz ainda mais comodidade.

2- Como são feitas as entregas?

Este é um tema que causa alguma desconfiança quando se pensa em contratar o serviço de portaria remota, afinal, por conta da rotina corrida e também pela comodidade, cada vez mais, os condôminos optam pelas compras online.

Durante o horário comercial, recomendamos que o condomínio tenha um auxiliar de serviços gerais ou um zelador. 

  • Mas, e se o condomínio não puder arcar com as despesas desse profissional? 
  • E se as entregas chegarem fora do horário de trabalho dessa pessoa? 
  • E se as entregas chegarem quando esse profissional não estiver disponível?

Para sanar esse problema, na ASTER, oferecemos uma solução muito prática e moderna: os chamados Armários Inteligentes – ASTER Locker.

Ao realizar uma compra pela internet, o envio deve ser feito normalmente para o seu endereço. As diferenças acontecem na entrega do conteúdo. O entregador, ao chegar ao condomínio, acessa uma tela, como um caixa eletrônico de um banco.

Nessa interface, ele escolhe seu apartamento e, em seguida, seleciona um tamanho de porta para colocar a encomenda. Automaticamente, um compartimento que esteja vazio se abre para que ele deposite o produto.

As portas têm sensores informatizados, por isso, depois que elas se fecham, o sistema confirma e emite o comprovante de entrega, que vale como assinatura, tanto para os Correios como para outras transportadoras. Vale lembrar, que o ASTER Locker é homologado pelos Correios!

Após o processo, o morador recebe uma notificação de que sua encomenda chegou, com um QR Code que permitirá a abertura da porta. Assim, todo o processo ocorre com muita privacidade e segurança, sem a presença de um funcionário do condomínio.

3- Como a Portaria Remota funciona na falta de luz ou internet?

Para que não haja a interrupção do funcionamento, no projeto de implementação da portaria remota, recomendamos que o condomínio invista em um gerador ou nobreaks, sendo que o gerador é a melhor alternativa. 

O gerador pode ser dimensionado apenas para garantir o funcionamento da portaria, ou seja, um investimento menor e mais focado em segurança. Assim, quando falta energia, o sistema é alimentado por fontes adicionais que permitem o funcionamento da portaria remota.

Além disso, no caso da falta de internet, a portaria remota é implementada com mais de um provedor ou com link dedicado, dependendo da disponibilidade. Essa redundância traz mais confiabilidade.

Se, eventualmente, acontecer um problema na Central de Monitoramento, temos a estrutura necessária para continuar o atendimento em outro local. Isso porque trabalhamos com uma Central Espelhada, uma segunda unidade que assume o atendimento dos condomínios e garante o funcionamento do sistema caso uma das Centrais tenha problemas.

Mas, se ainda assim, houver algum problema que impeça o funcionamento da portaria remota, a ASTER tem estrutura profissional para suprir a ausência do sistema. 

Nossa equipe conta com mais de mil funcionários e, por isso, quando uma situação de emergência ocorre, enviamos prontamente uma viatura com profissionais de portaria ou vigilância preparados para assumir temporariamente o atendimento presencial no condomínio. Dessa forma, você sempre está resguardado. 

4- Portaria Remota funciona em prédios comerciais?

A recomendação é que a portaria remota seja implementada em condomínios de média e baixa circulação, com até 60 unidades. Isso quer dizer que prédios comerciais que recebem um grande volume de visitas podem ter alguns problemas. 

Contudo, esses condomínios que querem automatizar seus processos e precisam reduzir custos, podem optar por um serviço tão eficiente quanto a portaria remota: a Portaria Híbrida.

Trata-se da união entre o atendimento remoto e o presencial. É ideal para prédios comerciais, pois consegue manter uma equipe de recepcionistas durante os horários de maior movimento – geralmente o horário comercial, e pode contar com o apoio do atendimento remoto nos outros momentos, como períodos noturnos, finais de semana e feriados.

Assim, além de diminuir custos operacionais por não precisar arcar com despesas pela contratação da equipe de funcionários, compromissos trabalhistas, adicionais etc. o condomínio ainda terá a estrutura de tecnologia e segurança por conta da Central de Monitoramento 24 horas.

Note que uma central 24 horas pode ser importante para monitorar e viabilizar reformas e mudanças, que num edifício comercial acontecem em horários alternativos. 

Ou seja, a portaria remota (edifícios menores) ou a portaria híbrida (edifícios maiores), são formas inteligentes de melhorar a rotina do prédio e otimizar os recursos.

5- A Portaria Remota é segura?

Essa é uma das perguntas mais comuns, mas, em termos de segurança, é impossível dizer qual o tipo de serviço é mais seguro, a portaria remota ou a tradicional. 

Ainda assim, podemos afirmar que a implantação da portaria remota exige que o condomínio faça alguns investimentos em equipamentos de segurança mais modernos, desenvolvidos para evitar a ação criminosa e monitorar com mais tecnologia os controles de acesso. 

Por exemplo, a Portaria Remota ASTER funciona 24h, com central própria e funcionários treinados e supervisionados para seguir rígidos protocolos de segurança. E como quem libera os acessos não está no condomínio, o sistema diminui a possibilidade de assaltos e arrastões, evitando a ação de bandidos que possam tentar render o porteiro no local para invadir. 

Outro ponto a ser destacado, é que a portaria remota conta com sistema de câmeras integradas para analisar a chegada dos visitantes e ainda permite que o operador remoto acione uma equipe de segurança ou, até mesmo, a polícia para conter atividades suspeitas. 

Procedimentos de segurança adicionais da Portaria Remota ASTER

Como se ainda não bastasse os recursos que o condomínio deve instalar, existem equipamentos que podem incrementar o sistema e trazer ainda mais segurança. Alguns deles, podem ser adotados tanto em condomínios com portaria remota quanto portaria física, como é o caso do sistema anti-carona

O sistema anti-carona impede que bandidos entrem nos condomínios acompanhados de um morador. Para isso, utilizamos câmeras com reconhecimento facial e algoritmos de inteligência artificial para contagem de corpos, que permitem identificar a quantidade de pessoas na eclusa do condomínio, se estão cadastradas no sistema e se podem entrar. 

Caso a resposta seja negativa, o sistema se encarrega de travar as portas e impedir a entrada de um suspeito. Veja mais detalhes no vídeo abaixo!

Além disso, a ASTER desenvolveu outra uma solução para lidar com tentativas de invasão: uma sirene e giroflex luminoso que são acionados pela central caso se caracterize uma tentativa de invasão. O sistema tem caráter ostensivo e funciona como um “aviso” aos bandidos para que saibam que estão sendo monitorados e não cometam o delito.

A verdade é que a escolha entre portaria remota ou porteiro é um processo que exige diálogo, alinhamento e consenso em relação aos prós e contras.

No final, a segurança do seu condomínio dependerá da empresa contratada para prestar os serviços, seja remotamente ou presencialmente, bem como das atitudes, comportamentos e conscientização dos condôminos na observância dos protocolos de segurança.

Como a ASTER pode te ajudar

Atuando desde 2004 na cidade de São Paulo e com mais de mil funcionários, a ASTER atende a condomínios residenciais e comerciais com serviços de segurança, portaria remota, portaria autônoma, portaria híbrida ou portaria presencial; limpeza e higienização de ambientes e implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial.

Temos a experiência e a estrutura que o seu condomínio precisa para garantir um bom funcionamento e a segurança dos condôminos. Entre em contato agora e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa