Dicas para reduzir custos em condomínios comerciais

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria
28/06/2021

Veja como reduzir custos em condomínios comerciais

Durante momentos de crise econômica, gestores buscam soluções inteligentes para reduzir custos. Nos condomínios comerciais, por exemplo, a vacância de salas e lajes por conta da pandemia do novo coronavírus e de novos hábitos de trabalho remoto obriga síndicos e administradores a encontrarem saídas para diminuir suas despesas condominiais.

Neste artigo, vamos falar de como a Portaria Híbrida, Armário Inteligente, as Catracas de Acesso Rápido de Visitantes e outras ações eficientes, ajudam a reduzir custos de portaria em condomínios comerciais.

Sim, é possível obter economia sem perder qualidade dos serviços e, ainda, melhorar os protocolos de segurança no controle de acesso do condomínio.

Mas antes de falar da Portaria Híbrida, é preciso compreender o que é a Portaria Remota.

Portaria Híbrida

Portaria Híbrida é a união entre a portaria convencional, aquela com porteiro dedicado durante o horário comercial, e a Portaria Remota nos horários não comerciais, períodos de menor movimento e aos finais de semana.

É comum alguns condomínios comerciais não se sentirem totalmente confortáveis com um sistema de controle de acesso 100% remoto em período integral. Por outro lado, os gestores desses condomínios sentem-se atraídos pela economia oferecida pela Portaria Remota. Nessas situações, a Portaria Híbrida (Porteiro presencial + Portaria Remota) une o útil ao agradável.

A Portaria Híbrida proporciona redução de custos de portaria e, ao mesmo tempo, mantém parte da estrutura tradicional, com o porteiro nos momentos que o condomínio desejar. Assim, fica a critério do condomínio decidir em quais momentos cada um assume.

“Essa é uma alternativa inteligente para prédios comerciais, pois reduz custos e ainda garante o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviço fora do horário comercial, feriados e finais de semana, sem que o condomínio tenha que pagar pelo serviço de um profissional dedicado nesses momentos”, diz Carlos Di Giacomo, sócio diretor da ASTER.

Com a Portaria Híbrida, o condomínio também recebe um investimento tecnológico em equipamentos de controle de acesso, alarmes e CFTV. Se necessário, o aporte pode ser realizado pela ASTER, sem onerar o fluxo de caixa do condomínio.

Quer saber mais detalhes sobre a Portaria Híbrida e entender um pouco melhor seu funcionamento? Veja o breve vídeo abaixo demonstrando seu funcionamento:

Mas afinal, qual é a economia que o seu condomínio comercial pode obter com a Portaria Híbrida? Clique aqui e peça um diagnóstico!

ASTER Locker – Armário Inteligente

Mas, optar pela Portaria Híbrida significa que, em alguns momentos do dia, o prédio estará sem um funcionário presencial. E então surge uma dúvida: como funcionam as entregas nesses prédios?

Para abrir mão de um profissional de portaria, é preciso estar preparado para lidar com o recebimento de encomendas, que é uma das atividades mais fundamentais nos condomínios hoje em dia.

As compras no e-commerce e o crescimento dos aplicativos de comida tornaram o atendimento ainda mais importante. Para atender a essa demanda, existe o ASTER Locker.

Com ele, não é preciso que haja um porteiro para receber as entregas. Tudo pode ser feito apenas com a ajuda de um aplicativo, independente se a entrega acontecer ou não dentro do horário comercial e mesmo no final de semana.

Condomínios atendidos pela ASTER no sistema de Portaria Remota ou Híbrida podem fazer a instalação conjunta do ASTER Locker, uma vez que os sistemas de acesso citados diminuem a presença de um funcionário in loco.

Confira abaixo um vídeo do nosso Armário Inteligente em ação!

Se você não quiser implantar o ASTER Locker, não tem problema. Nesse caso, será preciso que um condômino desça na portaria para receber as entregas. Isso, inclusive, já faz parte do protocolo de muitos condomínios comerciais, que não autorizam a recepção a reter encomendas.

Catracas de acesso rápido de visitantes

Uma solução complementar que pode ajudar na automação de controle de acesso em prédios comerciais são as catracas de acesso rápido de visitantes. Na ASTER, já contamos com esse produto em que os visitantes podem acessar os condomínios a partir de um código de acesso (QR Code), no celular.

Para utilizar esse modelo, os condôminos contam com o App ASTER para enviar o QR Code por mensagem para os visitantes. O código gerado registra a data e o horário em que a entrada será permitida, assim a liberação só acontecerá no momento determinado pelo responsável. Em alguns casos essa solução pode, inclusive, ser implantada com Reconhecimento Facial.

O acesso via App ASTER torna mais prática a entrada nos prédios, inclusive fora do horário comercial, o que complementa a conveniência e redução de custos quando o prédio possui catracas. Para entender como nosso acesso rápido de visitantes funciona, veja o vídeo abaixo!

Terceirização de facilities

A ASTER fornece mão de obra para portaria presencial, híbrida e também implementa a solução mantendo a mão de obra atual no horário comercial.

Mas, caso você não queira mudar o sistema de portaria do seu condomínio, ainda assim pode reduzir custos. Para isso, a terceirização de mão de obra é uma boa alternativa.

Optando pela contratação de uma empresa dedicada à prestação de serviços, você não precisa se preocupar com algumas obrigações trabalhistas. Tudo fica por conta da empresa contratada para terceirização,

Com a terceirização, o condomínio pode gastar menos com rescisões, treinamentos, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

De forma indireta, os condomínios também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Aqui na ASTER, somos especialistas na terceirização de serviços como:

  • Recepção;
  • Limpeza;
  • Portaria;
  • Manutenção;
  • Vigilância;
  • Zeladoria;
  • Mensageria;
  • Bombeiros.

Temos uma estrutura operacional com equipe reserva treinada e disponível para cobertura de férias, faltas e ausências médicas. São mais de mil funcionários preparados para te atender.

Limpeza com QR Code

Todos os nossos serviços foram desenvolvidos pensando nas necessidades de nossos clientes. Além disso, também investimos em inovação através do engajamento com empresas de tecnologia para encontrar as soluções mais eficientes. Um exemplo disso é o nosso serviços de limpeza com QR Code.

Neste modelo, através do aplicativo disponibilizado, os responsáveis podem definir as rotinas de trabalho dos auxiliares de limpeza indicando cada tarefa a ser realizada e o ambiente onde acontecerá. Depois disso, o funcionário utiliza o celular para ler o QR Code fixado no local de escolha dos gestores e acessa todas as demandas para aquele momento. Desse jeito, o trabalho da equipe de limpeza leva menos tempo e é mais eficiente. Os clientes ainda podem verificar o horário em que as tarefas foram feitas para maior controle.

Interessante, não é mesmo? Confira o vídeo abaixo e veja como funciona na prática!

Como reduzir custos com ajuda da ASTER?

No final das contas, terceirizar serviços pode trazer uma economia interessante e gerar ainda mais qualidade e eficiência para as empresas. Mas, isso só acontece quando você contrata empresas que são referência no mercado. Nós, da ASTER, somos especialistas na terceirização de serviços para condomínios comerciais e residenciais na cidade de São Paulo. Estamos há mais de 15 anos trabalhando para levar mais segurança e qualidade às famílias e empresas.

Somos regulamentados junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para prestar serviços de portaria e recepção. Além disso, também somos certificados como gestão qualificada pelo ISO 9001 e temos o selo da CRS.

ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa