Como reduzir custos em condomínios comerciais?

Portaria
21/09/2020

Durante ciclos de crise econômica, gestores buscam respostas inteligentes para redução de custos. Nos condomínios comerciais, por exemplo, a vacância de salas e lajes por conta da pandemia do novo coronavírus e de novos hábitos de trabalho remoto obriga síndicos e administradores a encontrarem soluções inovadoras para diminuir suas despesas condominiais.

Neste artigo, vamos falar de como Portaria Híbrida, Armário Inteligente e Acesso Rápido de Visitantes, entre outras ações eficientes, ajudam a reduzir custos de portaria em condomínios comerciais.

Sim, é possível obter economia sem perder qualidade dos serviços e, ainda, melhorar os protocolos de segurança no controle de acesso do condomínio.

Mas antes de falar da Portaria Híbrida, é preciso compreender o que é a Portaria Remota.

Portaria Remota

A Portaria Remota é um sistema de controle de acesso em que o atendimento é feito à distância, a partir de uma central de monitoramento.

O condomínio deixa de ter um porteiro in loco, e passa a contar com operadores que fazem o atendimento remoto seguindo rígidos protocolos de segurança.

Esse procedimento ajuda a reduzir riscos de invasão, furtos, assaltos e, além disso, gera uma economia de até 60% nos custos de portaria.

Portaria Híbrida

Portaria Híbrida é a união entre a portaria convencional, aquela com porteiro dedicado durante o horário comercial, e a Portaria Remota nos horários não comerciais, períodos de menor movimento e aos finais de semana.

É comum alguns condomínios comerciais não se sentirem totalmente confortáveis com um sistema de controle de acesso 100% remoto em período integral. Por outro lado, os gestores desses condomínios sentem-se atraídos pela economia oferecida pela Portaria Remota. Nessas situações, a Portaria Híbrida (Porteiro presencial + Portaria Remota) une o útil ao agradável.

A Portaria Híbrida proporciona redução de custos de portaria e, ao mesmo tempo, mantém parte da estrutura tradicional, com o porteiro nos momentos que o condomínio desejar.

Assim, fica a critério do condomínio decidir em quais momentos cada um assume.

“Essa é uma alternativa inteligente para prédios comerciais, pois reduz custos e ainda garante o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviço fora do horário comercial, feriados e finais de semana, sem que o condomínio tenha que pagar pelo serviço de um profissional dedicado nesses momentos”, diz Carlos Di Giacomo, sócio diretor da ASTER.

Com a Portaria Híbrida o condomínio também recebe um investimento tecnológico em equipamentos de controle de acesso, alarmes e CFTV. Se necessário, o aporte pode ser realizado pela ASTER, sem onerar o fluxo de caixa do condomínio.

Quer saber mais detalhes sobre a Portaria Híbrida e entender um pouco melhor seu funcionamento? Veja o breve vídeo abaixo demonstrando seu funcionamento:

Mas afinal, qual é a economia que o seu condomínio comercial pode obter com a Portaria Híbrida? Clique aqui e peça uma avaliação de viabilidade e redução de custos!

Quer compreender melhor o que é Portaria Remota? Para mais detalhes sobre o funcionamento, os procedimentos de segurança, como funcionam as entregas e muito mais, você pode baixar o Guia Definitivo da Portaria Remota

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Armário Inteligente

Até agora falamos sobre soluções que diminuem a necessidade da presença de um funcionário no condomínio. Mas você deve ter ficado com uma dúvida: como funcionam as entregas nesses prédios?

Para abrir mão de um profissional de portaria, é preciso estar preparado para lidar com o recebimento de encomendas, que é uma das atividades mais fundamentais nos condomínios hoje em dia.

As compras no e-commerce e o crescimento dos aplicativos de comida tornaram o atendimento ainda mais importante. Para atender a essa demanda, existem os Armários Inteligentes.

Com eles, não é preciso que haja um porteiro para receber as entregas. Tudo pode ser feito apenas com a ajuda de um aplicativo, independente se a entrega acontecer ou não dentro do horário comercial e mesmo no final de semana.

Para implementar a Portaria Remota ou Híbrida recomendamos a instalação conjunta dos Armários Inteligentes, uma vez que os sistemas de acesso citados diminuem a presença de um funcionário in loco.

Confira abaixo um vídeo do nosso Armário Inteligente em ação!

Se você não quiser implantar o Armário Inteligente, não tem problema. Nesse caso, será preciso que um condômino desça na portaria para receber as entregas. Isso, inclusive, já faz parte do protocolo de muitos condomínios comerciais, que não autorizam a recepção a reter encomendas.

Acesso rápido de visitantes

Uma solução complementar que pode ajudar na automação de controle de acesso em prédios comerciais são as catracas de acesso rápido de visitantes. Na ASTER, já contamos com esse produto em que os visitantes podem acessar os condomínios a partir de um código de acesso (QR Code), no celular.

Para utilizar esse modelo, os condôminos contam com o App ASTER para enviar o QR Code por mensagem para os visitantes. O código gerado registra a data e o horário em que a entrada será permitida, assim a liberação só acontecerá no momento determinado pelo responsável. Em alguns casos essa solução pode, inclusive, ser implantada com Reconhecimento Facial.

O acesso via App ASTER torna mais prática a entrada nos prédios, inclusive fora do horário comercial, o que complementa a conveniência e redução de custos quando o prédio possui catracas. Para entender como nosso acesso rápido de visitantes funciona, veja o vídeo abaixo!

Terceirização

A ASTER fornece mão de obra para portaria presencial, híbrida e também implementa a solução mantendo a mão de obra atual no horário comercial.

Caso você não queira mudar o sistema de portaria do seu condomínio, ainda assim pode reduzir custos. Para isso, a terceirização de mão de obra é uma boa alternativa.

Optando pela contratação de uma empresa dedicada à prestação de serviços, você não precisa se preocupar com algumas obrigações trabalhistas. Tudo fica por conta da empresa contratada para terceirização,

Com a terceirização, o condomínio pode gastar menos com rescisões, treinamentos, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

De forma indireta, os condomínios também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

No final das contas, terceirizar os serviços de recepção e portaria é uma maneira eficiente de reduzir custos e ainda melhorar o atendimento prestado.

Nós, da ASTER, somos especialistas na terceirização de serviços para condomínios comerciais e residenciais na cidade de São Paulo. Estamos há mais de 15 anos trabalhando para levar mais segurança e qualidade às famílias e empresas.

Somos regulamentados junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para prestar serviços de portaria e recepção. Além disso, também somos certificados como gestão qualificada pelo ISO 9001 e temos o selo da CRS.

ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.