Como evitar arrastões em condomínios

Segurança Patrimonial
25/08/2023

Foto de um condomínio residencial que pode ser alvo de arrastões.

A segurança é uma pauta sempre em alta na sociedade brasileira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a capital paulista teve aumento no número de roubos e furtos em 2022 na comparação com 2019, último ano pré-pandemia. E nem mesmo quem vive em um condomínio está livre desse problema. Uma prática que tem se tornado comum é o roubo de bicicletas. Os bandidos estão invadindo os condomínios através do portão veicular para roubar as bicicletas nas garagens. Por isso, nesse post, daremos algumas dicas que vão ajudar a prevenir os arrastões nos condomínios.

Arrastões em condomínios podem ser evitados

Os arrastões em prédios ficam muito comuns no período entre o fim e o começo de ano, e existem quadrilhas especializadas em roubos em residenciais e comerciais.

As técnicas são as mais diversas e, normalmente, a quadrilha fica meses rondando o condomínio, analisando a rotina das pessoas e por isso é preciso ficar atento a qualquer movimentação suspeita nas guaritas, garagens e entradas de acesso.

Além disso, uma boa forma de evitar esse problema é se unir com os condomínios na região contra os assaltantes, criando um sistema de comunicação que ajude a comunidade. Abaixo, listamos algumas dicas para evitar arrastões nos condomínios.

1- Crie uma cultura de segurança

Atitudes compartilhadas entre todas as pessoas que fazem parte da rotina condominial são importantes para a segurança e, por isso, incentivamos que seja criada uma verdadeira cultura dentro do condomínio. Para isso, estabeleça procedimentos rigorosos de segurança para moradores, visitantes e funcionários.

Essas práticas conservadoras podem até gerar reclamações no primeiro momento, afinal, quem não gosta de receber sua pizza sem precisar descer até a portaria? Mas, é importante que procedimentos como este sejam cumpridos e que os condôminos sejam devidamente punidos caso não os respeitem. Importante deixar essas regras claras no Regulamento Interno do condomínio e divulgar com frequência como forma de conscientizar as pessoas.

2- Invista em tecnologia e estrutura

A tecnologia pode ser uma aliada dos condomínios para evitar arrastões, porque ela permite diminuir os riscos e tornar os ambientes mais seguros. Mas, para isso, é preciso investir em:

Dispositivos de controle de acesso

O controle de acesso exige muita atenção, pois é o processo que garantirá a entrada segura de pessoas ao condomínio. Para fazer isso com a máxima eficiência, podemos usar recursos como reconhecimento facial e biometria.

Câmeras de monitoramento

Câmeras de monitoramento com recurso de vídeo analytics são ótimos recursos de segurança para evitar arrastões em condomínios, pois elas permitem criar alertas inteligentes quando identificam atividade suspeita. Hoje, existem muitas opções de câmeras que são equipadas com sensores e tecnologia para capturar, inclusive, imagens em baixa iluminação. Além disso, podem fazer a gravação na nuvem em um sistema de backup remoto que impede que os bandidos se apropriem dos registros.

Cercamento monitorado

Invista em cercas, sensores perimetrais e alarmes, se possível, conectados a uma central de monitoramento, assim, você poderá proteger toda a extensão do seu condomínio. As cercas elétricas, por exemplo, se tornaram um recurso popular para combater invasões. Elas têm custos de implementação e manutenção relativamente baixos e são uma boa opção. Também é possível atrelar ao sistema de alarme, assim, quando um fio ou sistema for danificado, pode-se emitir um alerta para a central.

Recursos para o portão veicular

A invasão a condomínios pelo portão veicular é uma prática que tem crescido e uma maneira de evitar que isso aconteça é investindo em motores de portões mais rápidos e também na instalação de dois recursos:

  1. Travas de segurança nos portões veiculares. Analisando inúmeros vídeos sobre incidentes desse tipo vemos que os bandidos encontram facilidade para abrir portões na ausência de uma trava de segurança apropriada.
  2. Sirene giroflex que permite emissão remota de um alerta sonoro sempre que uma invasão é identificada pela portaria.

Outra dica importante é tomar cuidado com a clonagem do controle remoto do portão veicular.

Eclusas intertravadas

O sistema de dois portões (eclusas) intertravadas em todos acessos externos (pedestres e veículos) é fundamental para evitar a entrada indevida de criminosos. Os portões devem ser sempre intertravados, ou seja: um só abre quando o outro estiver fechado.

Armário Inteligente

Os bandidos também estão se disfarçando de entregadores de delivery para conseguir acesso aos condomínios e fazer arrastões. Nesse caso, o ASTER Locker, armário inteligente desenvolvido pela ASTER, aparece como uma solução eficiente e segura. Com ele, os moradores e os funcionários do condomínio não precisam entrar em contato direto com os entregadores, o que diminui o risco de uma rendição.

Além disso, também é uma maneira eficiente de receber encomendas mesmo sem que haja alguém disponível naquele momento.

3- Adote boas práticas no dia a dia

No dia a dia, algumas ações podem ajudar a diminuir o risco de arrastões no condomínio.

Cuidado para entrar no condomínio

Para entrar no condomínio de forma segura, o morador deve sempre estar atento a pessoas próximas do portão. Se estiver a pé, ao perceber alguém próximo do portão, caso não seja possível entrar rapidamente no condomínio, ande mais devagar para que tenha tempo de identificar a situação. Mas, se suspeitar de algo, não entre: passe direto e dê tempo para a situação se resolver.

Com o veículo, o procedimento é parecido. Se for preciso, dê uma volta no quarteirão até se sentir seguro. Mas, caso perceba que alguém se aproveitou da sua entrada, você pode seguir algumas dicas:

  1. Evite parar na sua vaga, dê uma volta na garagem e saia novamente.
  2. Se precisar parar, saia do veículo apenas quando se sentir seguro. Se disponível, e se necessário, ligue para a segurança do condomínio ou utilize o procedimento de pânico.

BAIXE O GUIA DE SEGURANÇA PARA CONDOMÍNIOS 2.0

Atenção dentro da eclusa

Se algum desconhecido estiver com você na eclusa do condomínio, deixe que essa pessoa entre primeiro para que ela precise usar algum dispositivo de acesso no portão. Uma dica par disfarçar é atender o celular como se estivesse recebendo uma ligação naquele momento, e fazer sinal para a pessoa seguir em frente. Se a pessoa não conseguir abrir o portão, há algo de errado. Recomendamos algumas atitudes:

  1. Pergunte por que a pessoa não consegue entrar. Dependendo da resposta, recomende o uso do interfone a ela.
  2. Se não se sentir à vontade para seguir dessa maneira, você pode sair do condomínio, deixando a pessoa sozinha na eclusa e, assim que possível, ligar para a segurança do condomínio.
  3. Em condomínios atendidos pela ASTER, você pode abrir o portão da eclusa usando o “dedo ou senha do pânico” para que a Central ASTER acompanhe as câmeras do condomínio e entre em contato com você de maneira segura.

Use o procedimento do pânico

Empresas de segurança desenvolvem procedimentos para situações de emergência, denominado “procedimento do pânico”. Na ASTER, implementamos o procedimento do pânico em que os moradores e funcionários conseguem gerar um alerta para a central em caso de situações de risco, ameaça ou entrada coagida. Existem, pelo menos, 4 recursos:

  • Dedo do pânico na biometria
  • Senha do pânico no teclado
  • Botão de pânico no controle remoto do portão veicular
  • Botão de pânico no App ASTER Portaria Remota 5.0

Ao usar uma dessas opções, o alarme é disparado na Central de Monitoramento da Portaria Remota, onde os operadores conseguem visualizar a situação pelas câmeras de segurança do condomínio, podendo identificar duas situações:

  1. Se pelas câmeras ficar evidente que trata-se de situação de risco, a ASTER aciona a polícia imediatamente.
  2. Mas, se a situação de risco não for evidente, o morador receberá uma ligação da ASTER e o operador fará uma pergunta pré-cadastrada no sistema (senha de coação). Se a resposta não for a previamente combinada, é sinal de que o morador está em risco. Neste caso, a Central entra em contato com a polícia.

Cadastre visitantes e prestadores 

É fundamental que os visitantes e os prestadores de serviços passem por um processo de controle de acesso com cadastramento em sistema. Assim, é possível ter um maior controle sobre quem entra e quem sai do condomínio.

Nesse processo, uma dica interessante é criar o hábito de pré-cadastrar visitantes com antecedência, diminuindo o tempo de espera na portaria. Quanto menos tempo esse visitante espera na calçada, menor será o risco de assalto.

Na ASTER, esse procedimento pode ser feito através do aplicativo disponível para moradores. Assim, fica muito mais seguro e rápido receber uma visita.

4- Tenha um bom sistema de portaria

Uma maneira de entrar no condomínio é rendendo os funcionários na portaria, por isso é necessário que o seu sistema de portaria esteja preparado para lidar com situações como esta. Caso você tenha um modelo tradicional, com porteiro presencial na guarita do condomínio, a dica é investir em vidros blindados que protejam o profissional de uma tentativa de invasão.

Também é possível implementar um sistema de monitoramento da guarita em que os porteiros, ao entrar no local, devem digitar uma senha para alertar que estão em segurança. O procedimento garante que não haja entrada oportuna de bandidos e, caso seja violado, a central de segurança é avisada para que tome as medidas de segurança necessárias. 

Além disso, esse profissional precisa contar com auxílio da tecnologia para fazer o cadastramento dos visitantes e garantir que apenas pessoas autorizadas entrarão no condomínio. Assim, caso uma pessoa que não tenha autorização tente entrar, será barrada.

Outra forma de realizar o controle de acesso com segurança é através do sistema de Portaria Remota. Nesse caso, o porteiro deixa de estar presencialmente no condomínio e passa a atuar direto de uma central de monitoramento. Com acesso às câmeras de segurança e aos dispositivos de liberação do condomínio, o atendimento à distância tira a oportunidade de uma rendição na portaria.

Outro ponto positivo desse tipo de sistema é que o condomínio pode ser atendido 24h por dia, nos 7 dias da semana. Então, se um bandido tentar uma invasão de madrugada, os profissionais estarão preparados para agir e acionar as autoridades.

5- Contrate uma empresa de segurança com vigilantes

Outro serviço que os condomínios podem adotar para evitar arrastões é a vigilância presencial, ostensiva, com vigilantes treinados na Polícia Federal. A profissionalização da segurança é muito importante para que os moradores e visitantes sintam-se mais seguros. Além disso, a presença dos vigilantes pode espantar os bandidos e diminuir o risco de uma invasão.

Embora a criminalidade cause preocupação em todos nós, as dicas desse post podem ajudar a reduzir os arrastões nos condomínios. Adotar as tecnologias e sistemas listados antes será de extrema ajuda e, para isso, a ASTER se coloca à disposição. Atuando desde 2004 na cidade de São Paulo, oferecemos toda a solução de que seu condomínio precisa para evitar assaltos: vigilância armada e desarmada, portaria presencial, portaria remota, implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial.

Tudo o que você precisa para garantir o conforto e a segurança do seu condomínio está aqui. Então entre em contato agora mesmo e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa