Desentendimento entre os moradores
Viver em comunidade é um desafio para muitas pessoas. O respeito às regras impostas em convenção e os limites estabelecidos nas assembleias condominiais podem causar controvérsia entre os condôminos.
Ainda assim, é papel do síndico mediar conflitos que surjam com o descontentamento de uma das partes. Por isso, é muito importante ter jogo de cintura e habilidade para conversar com os moradores e manter a comunicação aberta e transparente.
Desde problemas com vizinhos barulhentos, até dificuldades para manter o bom convívio com condôminos que criam animais de estimação no condomínio, é obrigação do síndico intervir na hora certa e fazer valer as regras definidas.
Prestação de contas
Uma das reclamações que geram ações contra os síndicos e, portanto, deve ser evitada, diz respeito a prestação de contas. Muitos condomínios passam pela incômoda situação de ter um síndico despreparado ou mal-intencionado.
Para fugir desse problema, os profissionais devem apresentar dados e prestar contas sobre sua gestão. Para isso, é preciso apresentar detalhadamente e, mensalmente, demonstrativos de movimentações financeiras com pagamentos e recebimentos.
Vale lembrar que, ao final de cada ano, as contas serão apresentadas em assembleia e deverão ser aprovadas pelo conselho fiscal e pelos moradores. Além disso, todos estes gastos devem constar na previsão orçamentária do condomínio.
Redução de custos
Quem não gostaria de ter um dinheiro sobrando no final do mês? Nos condomínios, isso pode ser traduzido para: quem não quer ter um valor de cota condominial mais baixo?
Todos os anos, os condomínios lutam para diminuir os valores das cotas condominiais para deixar os moradores satisfeitos e atrair ainda mais condôminos. Naturalmente, os síndicos são os responsáveis por encontrar alternativas.
Ou seja, o conselho fiscal e os síndicos precisam pesquisar soluções criativas de negócios para reduzir as contas do condomínio sem afetar o pagamento das obrigações como impostos, água, luz, salários e manutenções.
Por isso, além de buscar fornecedores com oportunidades de contratos vantajosos e qualificados para o condomínio, algumas ações devem ser aplicadas.
Aderir a práticas para controlar o consumo de água, por exemplo, é o primeiro passo para diminuir os gastos. Outra boa opção é a terceirização da equipe de serviços. Ela livra o condomínio do pagamento de impostos trabalhistas e ainda melhora a qualidade da prestação de serviço.
Para saber mais sobre a terceirização de serviços, baixe o nosso guia gratuitamente aqui. Ou se inscreva no formulário abaixo e saiba como fazer.