Os 5 principais problemas de um síndico de condomínio

Blog
26/02/2019

Figura administrativa mais importante dentro de um condomínio, o síndico sofre com problemas recorrentes no dia a dia que podem atrapalhar sua gestão condominial e colocar em risco toda a rotina do empreendimento.

Diariamente, o síndico lida com desafios, reclamações e inconvenientes que minam o seu trabalho e exigem habilidade para administrá-los. É preciso estar preparado para enfrentar todas as situações.

Ciente deste cenário, a Aster, que atua em condomínios comerciais e residenciais, em São Paulo, há mais de 15 anos, decidiu criar este artigo. Abaixo, elencamos os principais problemas que os síndicos enfrentam nos condomínios para ajudar a preparar os profissionais. Veja agora!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Desentendimento entre os moradores

Viver em comunidade é um desafio para muitas pessoas. O respeito às regras impostas em convenção e os limites estabelecidos nas assembleias condominiais podem causar controvérsia entre os condôminos.

Ainda assim, é papel do síndico mediar conflitos que surjam com o descontentamento de uma das partes. Por isso, é muito importante ter jogo de cintura e habilidade para conversar com os moradores e manter a comunicação aberta e transparente.

Desde problemas com vizinhos barulhentos, até dificuldades para manter o bom convívio com condôminos que criam animais de estimação no condomínio, é obrigação do síndico intervir na hora certa e fazer valer as regras definidas.

Prestação de contas

Uma das reclamações que geram ações contra os síndicos e, portanto, deve ser evitada, diz respeito a prestação de contas. Muitos condomínios passam pela incômoda situação de ter um síndico despreparado ou mal-intencionado.

Para fugir desse problema, os profissionais devem apresentar dados e prestar contas sobre sua gestão. Para isso, é preciso apresentar detalhadamente e, mensalmente, demonstrativos de movimentações financeiras com pagamentos e recebimentos.

Vale lembrar que, ao final de cada ano, as contas serão apresentadas em assembleia e deverão ser aprovadas pelo conselho fiscal e pelos moradores. Além disso, todos estes gastos devem constar na previsão orçamentária do condomínio.

Redução de custos

Quem não gostaria de ter um dinheiro sobrando no final do mês? Nos condomínios, isso pode ser traduzido para: quem não quer ter um valor de cota condominial mais baixo?

Todos os anos, os condomínios lutam para diminuir os valores das cotas condominiais para deixar os moradores satisfeitos e atrair ainda mais condôminos. Naturalmente, os síndicos são os responsáveis por encontrar alternativas.

Ou seja, o conselho fiscal e os síndicos precisam pesquisar soluções criativas de negócios para reduzir as contas do condomínio sem afetar o pagamento das obrigações como impostos, água, luz, salários e manutenções.

Por isso, além de buscar fornecedores com oportunidades de contratos vantajosos e qualificados para o condomínio, algumas ações devem ser aplicadas.

Aderir a práticas para controlar o consumo de água, por exemplo, é o primeiro passo para diminuir os gastos. Outra boa opção é a terceirização da equipe de serviços. Ela livra o condomínio do pagamento de impostos trabalhistas e ainda melhora a qualidade da prestação de serviço.

Para saber mais sobre a terceirização de serviços, baixe o nosso guia gratuitamente aqui. Ou se inscreva no formulário abaixo e saiba como fazer.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Negligenciar a segurança

Segurança sempre é um tema delicado de tratar nos condomínios. Embora exista o consenso de que viver em um condomínio é mais seguro do que em uma casa em um bairro normal, a segurança segue sendo um problema na vida do cidadão brasileiro.

Em São Paulo, por exemplo, o número de furtos e roubos a condomínios subiu no último ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e mostraram um aumento de 56%.

É por isso que os síndicos devem ter uma preocupação a mais com a proteção dos moradores. Alguns  equipamentos de segurança são indispensáveis e podem ajudar.

Em outro artigo, mostramos algumas dicas importantes da segurança residencial e comercial. Aconselhamos a leitura!

Além delas, um recurso tem feito sucesso nos condomínios. A portaria remota é uma ferramenta que, além de ajudar a diminuir os custos, aumenta a segurança dos moradores e transforma a rotina.

Para conhecer mais sobre ela, baixe agora o Guia Prático da Portaria Remota e descubra como implementar.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Inadimplência

A inadimplência atinge boa parte dos condomínios e, portanto, deve ser combatida pelos síndicos.

Embora comum, lidar com um morador inadimplente não é uma situação fácil, tampouco agradável. Ela exige habilidade e comprometimento dos síndicos, que devem estar preparados para gerenciar o condomínio da melhor maneira possível.

Manter uma comunicação aberta com os condôminos é fundamental. Além disso, conscientizar os moradores sobre a importância do pagamento das cotas, e lembrá-los do vencimento das contas é necessário.

Em último caso, quando há reincidência e os prazos para quitação da dívida – definidos pela convenção do condomínio – não forem respeitados, cabe ao síndico juntar as comprovações de débito e procurar um advogado para fazer uma representação legal do morador.

Mas fique atento: expor os condôminos inadimplentes pode causar problemas de convivência entre os moradores e resultar em um processo contra o condomínio!

Para evitar todos os problemas citados, o síndico precisa contar com habilidade e experiência. Conhecer os processos, a convenção condominial e saber gerenciar são características de um bom síndico.

Se você quer melhorar o dia a dia do seu condomínio, se inscreva no formulário abaixo e receba o Guia do Síndico de Sucesso. Entenda tudo sobre o cargo sem complicações agora!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa