3 dicas para lidar com vizinhos barulhentos em condomínios

Condomínios
08/08/2017

Quem nunca teve um vizinho barulhento que atire a primeira pedra. Algumas pessoas são mais azaradas que outras quando o assunto é barulho da vizinhança, mas o fato é que todo mundo já passou por alguma situação desconfortável por conta de barulho excessivo. Músicas, conversas, risadas (ou brigas) altas podem tirar a paz daquele fim de semana tão esperado para o descanso.

Pior do que isso são as situações do dia a dia vividas no condomínio. O salto alto batendo no chão da vizinha de cima às 5h da manhã. O latido estridente do cachorrinho que ficou sozinho e não sabe lidar com isso. A criançada batendo bola pela casa às 23h.

Difícil, não é? Mas calma! Você não está sozinho nessa. A gente sabe bem como o barulho pode tirar qualquer um do sério. Por isso, separamos algumas dicas para lidar com essa situação.

Mas antes, inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e novidades sobre segurança e a vida no condomínio.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

1. O diálogo deve ser a primeira medida

Muitas coisas na vida podem ser resolvidas de forma mais simples do que imaginamos. A boa e velha conversa ainda nos leva a muitos lugares, até mesmo a uma vizinhança mais silenciosa. Avalie, então, se não vale bater um papo com o vizinho barulhento.

Às vezes, ele é barulhento, mas com uma simples conversa o problema é resolvido. Talvez não saiba que o cachorro sofre tanto sozinho quando ele saí, ou não tenha se dado conta que o salto alto é alto mesmo, até nos ruídos. A boa conversa é nossa dica número um. Aí sim, se ela não funcionar, vamos às demais…

2. Isolamento acústico

Apartamentos ou casas podem receber alguns truques para melhorar o isolamento acústico. Isso é bom para você, que não é perturbado pelo vizinho e que também não corre o risco de atrapalhá-lo num dia em que sua casa estiver mais movimentada.

1. Portas: é aconselhável ter uma boa porta maciça na entrada de casa. O isolamento acústico delas não se compara ao de uma porta convencional. Além disso, existe no mercado borrachas adaptáveis ao batente da porta, o que também já é um bom minimizador de barulho externo.

2. Paredes: tanto para o teto quanto para as paredes, é possível instalar placas de Drywall com lãs de rocha ou isopor. Esse tipo de isolamento pode render melhores noites de sono.

3. Janelas: existem janelas acústicas no mercado. Se no seu prédio, você não está autorizado a trocar os caixilhos, você tem a opção de instalar internamente um material capaz de isolar o som.

3.  Quando não tem jeito: lei do psiu e reclamação no condomínio

A Lei do Psiu ou do silêncio, varia muito de região para região. Por isso, o ideal é entender quais são as regras aplicadas à cidade onde você mora. Há disque-denúncia específico para reclamações de barulho depois de determinado horário. Em último caso, pode ser uma opção.

Se a situação for recorrente, também é possível levar a reclamação ao condomínio. Verifique se o assunto é tratado no Regulamento Interno do Condomínio e leve o assunto até o síndico ou administradora. Na maioria dos casos existem regras e multas para quem descumpre as normas.

Esperamos que as dicas sejam úteis!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa