Animais de estimação em condomínios: como manter o bom convívio

Condomínios
07/06/2018

O Brasil é o quarto país que mais tem animais de estimação no mundo. São mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos em residências brasileiras.

Apesar de todo o bem querer pelos bichanos, quando o assunto é animal de estimação em condomínio a situação muda de figura e os donos dos pets precisam respeitar algumas regras.

Se este é o seu caso, confira algumas dicas para não precisar ficar longe do seu amigo de quatro patas.

 

Cada condomínio tem sua regulamentação interna que define se é permitido ou não ter animais de estimação vivendo no local. As regras também definem a quantidade de pets por apartamento, o tamanho e o porte permitido.

Por isso, antes de trazer um animal para casa, vale ler todas as cláusulas do contrato e conversar com o síndico sobre as regras para este caso.

Se a permissão de animais não é um problema, algumas medidas básicas para não interferir na boa convivência com os demais condôminos merecem ser ressaltadas:

  1. Mantenha o local onde o seu animal mora sempre limpo, assim ele vai ficar saudável e você evita o mau cheiro de urina/fezes característico que pode incomodar os vizinhos;
  2. Jogue as fezes do animal na privada e não nos lixos de área comum.
  3. Não esqueça da coleira quando for passear, e se o seu pet for muito agressivo, jamais dispense a focinheira;
  4. Quando for sair, use o elevador de serviço e evite entrar num elevador ocupado;
  5. Não permita que seu animal suje as áreas comuns do condomínio. Se isso acontecer por acidente, providencie a limpeza o mais rápido possível.
  6. Preste bastante atenção aos comportamentos que possam causar incômodos aos vizinhos, tais como latidos ou miados excessivos.
  7. Adestre e socialize o seu bichano. Não permita que eles pulem, cheirem e incomodem outras pessoas sem permissão.

Vale lembrar que nem todo mundo precisa amar conviver com o seu bichano, certo? Caso note que algum vizinho não está confortável em relação a alguma situação, a melhor resolução é a conversa.

Tente entender quais são as medidas necessárias para amenizar possíveis incômodos e não causar futuros problemas.

Mantendo esses hábitos de boa convivência, todos os moradores e pets viverão em um ambiente harmônico onde todo mundo sai ganhando.

Leia também nosso artigo e saiba como lidar com vizinhos barulhentos no condomínio.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa