O que é facilities?

Autor thumb

Ricardo Cianciaruso

Marketing e Inovação

Facilities
08/08/2022

O que é facilities?

O termo facilities services (serviços de facilities) ou simplesmente facilities, surgiu nos Estados Unidos por volta da década de 60 e se refere às atividades de apoio que não estão ligadas diretamente ao core business de uma empresa, mas que são fundamentais para o bom funcionamento dela. 

Ela envolve todo tipo de serviço, normalmente terceirizado, que facilita o dia a dia dos condomínios, edifícios, clubes, hotéis, empresas etc. 

Exemplos de serviços de facilities

Geralmente, as empresas ou condomínios terceirizaram os serviços de facilities para obter maior ganho de eficiência, assim como reduzir riscos e custos operacionais. A prática tem diversas vantagens, tais como:

Qualificação dos serviços: a terceirização ajuda a melhorar a execução dos serviços porque o contratante passa a contar com profissionais treinados e capacitados nas funções. Mas isso só acontece quando ela é feita com empresas de referência, como a ASTER.

Redução de riscos: com a terceirização é possível diminuir as possibilidades de erros operacionais e custos com os processos de recrutamento e seleção, treinamento, supervisão e outros. Além disso, também reduz os gastos relativos a encargos trabalhistas e eventuais custas processuais. Mas isso só acontece quando a terceirização é feita com empresas responsáveis e experientes.

Liberdade administrativa: outro ponto positivo da terceirização, no caso das empresas, é não precisar lidar com a gestão da mão de obra relativa aos serviços que não fazem parte de sua atividade-fim. Já no caso dos condomínios, a situação é parecida, uma vez que os síndicos não precisam realizar a supervisão destes funcionários, podendo focar em funções estratégicas do dia a dia.

Vale lembrar ainda que, diferente do que acontece quando se tem funcionários orgânicos, a terceirização oferece um suporte operacional para cobrir períodos de férias, licenças e faltas. No caso da ASTER, por exemplo, temos mais de mil profissionais no time, incluindo reserva técnica de profissionais prontos para substituições.

Como a ASTER pode ajudar

Se você estiver procurando uma empresa para prestar os serviços de facilities dos quais você precisa, entre em contato agora mesmo. Atuamos desde 2004 na cidade de São Paulo em condomínios, empresas e bairros residenciais. Possuímos todas as certificações e as garantias de qualidade necessárias para te atender.

Mas, se quiser saber como funciona a terceirização antes de fazer essa escolha, baixe agora o Novíssimo Guia de Terceirização para Condomínios!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa