Veja 5 bons motivos para se contratar um zelador

Facilities
24/05/2022

O zelador é um profissional muito importante para os condomínios.

O zelador é um profissional importante para os condomínios residenciais, mas muitas pessoas acabam não entendendo as atribuições do cargo e, até por isso, não compreendem a importância dessa função. 

Então, neste post, listaremos alguns motivos pelos quais o seu condomínio pode precisar de um zelador.

Qual é a função do zelador?

As tarefas de um zelador podem variar, dependendo das características do condomínio, dos procedimentos internos e das determinações impostas por cada síndico

Abaixo, alguns exemplos de atuação, típicas de um bom zelador:

  • Zelar pelo cumprimento das regras condominiais, sempre sob orientação do síndico; 
  • Checar a limpeza de áreas comuns, como corredores, elevadores, halls, estacionamento, entre outras, tomando a iniciativa de resolução das situações de não conformidades;
  • Verificar o bom funcionamento dos elevadores, acionando assistência técnica, sempre que necessário;
  • Acompanhar e fiscalizar prestadores de serviço que estão atuando nas áreas comuns;
  • Averiguar o bom estado de conservação das áreas comuns, funcionamento de equipamentos, sempre reportando ao síndico ou Administradora a necessidade de manutenções emergenciais ou preventivas;
  • Encaminhar as reclamações dos moradores, que chegarem até ele, para o síndico;
  • Providenciar os materiais para a realização dos serviços;
  • Supervisionar o cumprimento das tarefas dos demais funcionários do condomínio, como porteiros, auxiliares de limpeza, vigilantes, recepcionistas, entre outros. Isso inclui controlar os horários de entrada e saída desses funcionários.

Na função de “braço-direito” do síndico, é o zelador quem fica à frente das atividades do dia a dia e, por isso, deve ser alguém de extrema confiança.

Agora que já entendemos o que faz, chegou a hora de listar os 5 motivos que fazem a contratação do síndico tão importante.

1. Melhoria dos serviços prestados

O primeiro ponto que devemos pensar é que a presença do zelador ajuda na melhoria da rotina dos outros funcionários do condomínio. Com alguém para auxiliar na execução do serviço e indicar pontos de melhoria, a tendência é que haja mais eficiência, aumentando assim a qualidade destes serviços.

2. Complementa as atribuições com o síndico

Considerado o braço-direito do síndico, o zelador é uma figura complementar muito importante para uma boa administração condominial. Isso porque com um bom zelador atuando nas atribuições do dia a dia listadas no início desse post, o síndico pode se focar em questões um pouco mais estratégicas, como dados financeiros do condomínio, prestação de contas e o planejamento das melhorias.

3. Redução de falhas

Outro ponto positivo em ter um zelador atuante é poder diminuir erros na rotina condominial, como o descumprimento de protocolos, seja de limpeza, de segurança e, até mesmo, de atendimento. Além disso, como uma das atribuições do zelador é checar o funcionamento das instalações, ele pode ajudar a antecipar situações de risco para que se faça manutenções preventivas, como por exemplo, falhas no sistema elétrico, nos elevadores etc.

4.  Até economia

Como visto no ponto anterior, o zelador pode ajudar a antecipar situações de risco com manutenções preventivas o que tem impacto direto na economia. Afinal, esse tipo de reparo costuma ter um custo menor do que substituições emergenciais. Portanto, podemos dizer que um zelador atuante pode até gerar economia a longo prazo.

5. Bem-estar dos moradores

Por fim, o zelador será um ponto de contato entre síndico e moradores, levando reclamações e não conformidades para que o responsável tome conhecimento. Dessa forma, o síndico sempre estará informado a respeito das necessidades de melhoria, críticas e descontentamento dos condôminos e poderá encaminhar as decisões necessárias para solucionar os problemas.

ASTER pode te ajudar

Quer contar com um zelador profissional no seu condomínio? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Nós somos uma empresa especialista na terceirização de serviços para condomínios residenciais e comerciais na cidade de São Paulo. Nosso quadro de pessoal possui mais de mil funcionários treinados em serviços como zeladoria, recepção, portaria, limpeza e muito mais!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa