Principais erros na prestação de contas do condomínio

Condomínios
02/03/2022

Se você é um síndico, deve saber que precisa prestar contas à assembleia de moradores anualmente ou sempre que solicitado. Mas, acontece que, muitas vezes, essa prestação de contas é feita de maneira incorreta. E se engana quem pensa que os erros são cometidos apenas por quem acabou de virar síndico.

Então, se você tem dúvidas a respeito da prestação de contas do condomínio, fique tranquilo. Listamos os principais erros para que você não os cometa mais!

Como fazer a prestação de contas do condomínio?

Primeiramente, antes mesmo de comentar sobre os erros, vamos explicar como deve ser feita a prestação de contas do condomínio. Segundo a lei, o síndico tem o dever de prestar contas à assembleia anualmente ou quando solicitado. Então, o primeiro passo a fazer é se organizar quanto à possibilidade de um pedido surpresa.

Para isso, recomendamos que se faça o controle diário das movimentações do condomínio, anotando cada atividade. Assim, na hora da apresentação, haverá mais transparência e será mais fácil aprovar as contas ao final do exercício.

Lembre-se que devem constar na apresentação todos os documentos e informações financeiras que comprovam os valores movimentados pelo condomínio. Veja o que deve constar no demonstrativo financeiro:

  • Orçamento planejado
  • Arrecadação
  • Despesas

Além disso, outros documentos de movimentação também são fundamentais:

  • Comprovantes de pagamento
  • Notas fiscais
  • Extratos de conta corrente
  • entre outros

Com todas as informações em mãos, deve-se apresentar na assembleia um relatório de receitas e despesas, mostrando a movimentação financeira do período. E, ainda que aprovado, é importante guardar toda a documentação com cópias e originais!

Erros comuns na prestação de contas do condomínio

Agora que você já sabe como realizar a prestação de contas, vamos aos erros que acontecem com frequência para que não os cometa.

1. Falta de comprovantes

Há pouco, vimos que é fundamental apresentar os comprovantes de movimentação financeira do condomínio e o primeiro erro comum é exatamente não respeitar essa prática, deixando de guardar as notas fiscais e comprovantes das transações. Além de fazer com que as contas sejam reprovadas na assembleia, quando isso acontece, o síndico precisa repor os valores no caixa do condomínio.

Então, guarde sempre os comprovantes originais e emita cópias por garantia. Também busque a contratação de parceiros e prestadores de serviços que assinem contratos de terceirização confiáveis.

2. Falta de histórico de informação

A apresentação precisa conter uma visão geral sobre o cenário financeiro do condomínio, então, não omita qualquer dado referente a movimentações. Inclua todos os itens essenciais e garanta ter os comprovantes deles. Os principais são:

  • Orçamento anterior aprovado em assembleia;
  • Comprovantes de despesas do condomínio, tanto ordinárias (aquelas recorrentes aprovadas em assembleia) quanto extraordinárias (serviços e gastos de emergência que não passaram por assembleia);
  • Receitas do período (o que entrou no caixa), apresentando os extratos das contas correntes do condomínio onde constam as movimentações;
  • Balanço com cálculo dos valores disponíveis ao final do exercício, incluindo o fundo de reserva;
  • Dados da inadimplência no período.

3. Falta de cuidado com a exposição dos inadimplentes

Já que o último ponto citado na lista anterior foi justamente os dados da inadimplência, é preciso fazer um alerta sobre como a comunicação deve acontecer na prestação de contas.

Ainda que se deva informar todos os valores que o condomínio recebeu e também aqueles que ainda precisam entrar, o síndico não pode expor os inadimplentes em meio às assembleias. Ou seja, no documento não deve haver o nome dos inadimplentes, nem a identificação das unidades. Por isso, essa informação precisa aparecer de forma genérica nos relatórios. Assim, tanto o condomínio quanto o síndico ficarão resguardados de um processo.

4. Não cumprir os prazos para prestação de contas

Existe um prazo para que a prestação de contas do condomínio aconteça, então o seu não cumprimento é um erro que pode resultar na reprovação das contas e punições ao síndico.

Nesse ponto, vale mais uma vez reforçar que a organização diária dos documentos é muito importante. Fazendo isso, a chance de perder o prazo para comprovação das contas diminui. Acompanhar o controle financeiro de perto é a forma mais simples de não cometer falhas.

A prestação de contas do condomínio é uma das principais atividades do síndico e precisa ser feita com atenção. O mais importante é se manter organizado para que haja transparência nesse momento. A ajuda de uma empresa administradora de condomínios pode vir a calhar para evitar erros na prestação de contas.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa