5 dicas para reduzir custos em seu condomínio

Condomínios
09/04/2021

Veja como reduzir custos no seu condomínio

Os síndicos e gestores de condomínios estão sempre em busca de maneiras inteligentes para reduzir custos. Mas isso não significa que estão dispostos a abrir mão da qualidade. Se este é o seu caso, neste artigo daremos 5 dicas para reduzir custos em seu condomínio.

1 – Terceirização de funcionários

A economia gerada pela terceirização de funcionários está ligada, principalmente, à redução de riscos e ao desperdício de foco operacional. Quando o condomínio terceiriza serviços, ele não precisa se preocupar com obrigações burocráticas, riscos trabalhistas e esforços de gestão operacional.

Ou seja, se livra dos custos associados a:

  • Contratação;
  • Treinamento;
  • Supervisão;
  • Encargos;
  • Custos de rescisão;
  • Processos trabalhistas.

Além disso, quando contrata uma boa empresa, como a ASTER, o condomínio passa a contar com uma estrutura profissional qualificada. Desta forma, além de reduzir custos, ainda aumenta a eficiência. 

É comum que condomínios terceirizem serviços como: limpeza, portaria e segurança. Mas, para isso, é preciso planejamento. Seja qual for a sua escolha, aqui na ASTER, podemos te atender. Entre em contato e peça um orçamento

2 – Investimento em tecnologia

Embora possa parecer contraditório, fazer o investimento em tecnologia pode sim gerar redução de custos. É que os gastos de implementação são recuperados em alguns meses, dando espaço a uma importante economia. Mas para fazer isso, é preciso saber onde investir!

Portaria Remota é opção segura para reduzir custos

A Portaria Remota é um sistema de controle de acesso que substitui o porteiro no local. Assim, o atendimento passa a ser realizado direto de uma central de atendimento, onde operadores acessam câmeras de segurança e têm controle para fazer a liberação da entrada e saída no condomínio.

Por poder funcionar durante 24h por dia, sem a presença de um porteiro no local, há casos em que a economia do condomínio chegou a 60% depois que instalação foi feita.

Além disso, a Portaria Remota também ajuda a aumentar a segurança dos condomínios. Isso acontece porque monitoramento funciona durante o dia todo para tornar a rotina dos moradores mais segura e os protocolos de atendimento são rígidos.

Portanto, se você quiser conhecer mais sobre o sistema, veja o vídeo abaixo. Caso tenha se interessado, entre em contato e peça um orçamento!

Portaria Autônoma também ajuda a reduzir custos

Outro sistema que ajuda na redução de custos é a Portaria Autônoma. Mas, ao contrário da Portaria Remota, nesse modelo, é o morador quem faz o controle de acesso no seu condomínio.

Para isso, um telefone/interfone é instalado na entrada do condomínio e então o visitante interfona para o apartamento que deseja visitar. Contudo, no caso da Portaria Autônoma ASTER, o morador recebe a chamada em seu celular pelo aplicativo ASTER. 

A partir do aplicativo, o morador acessa a câmera posicionada na portaria do condomínio para ver quem está falando e decidir se libera a entrada. Alternativamente, também é possível fazer isso com um interfone específico com visor, instalado na unidade.

Essa é uma solução muito econômica que vem crescendo nos últimos anos. Se você quiser falar mais sobre ela, entre em contato!

Veja o vídeo e veja mais sobre a Portaria Autônoma ASTER!

3 – Manutenção preventiva

Para manter o bom funcionamento das atividades do condomínio, é preciso estar atento à manutenção. Deixar as instalações em bom estado evita gastos emergenciais e seus custos fazem parte da previsão orçamentária.

  • Imagine ter que realizar uma obra de última hora no seu condomínio agora? 
  • E se o elevador parar de funcionar?

A manutenção é uma forma de se antecipar a problemas e diminuir a chance de precisar desembolsar altas quantias de uma só vez. Mas, se você não souber qual instalação precisa receber cuidados, está correndo um sério risco.

Para te ajudar, a ASTER oferece um Laudo de Inspeção Predial que é muito importante em três aspectos:

  • Ajuda a planejar a manutenção;
  • Evita que você gaste mais dinheiro do que o necessário;
  • Antecipa problemas e garante segurança  

Você se lembra da última vez que fez a manutenção no seu condomínio? Entre em contato com a gente que podemos ajudar!

4 – Previsão orçamentária

Alguns imprevistos podem acontecer, isso é até normal. Mas, inevitavelmente, eles geram gastos inesperados que, muitas vezes, os condomínios redirecionam para os moradores. 

Mas há uma maneira inteligente de se antecipar a estes problemas para não ter que correr atrás do prejuízo em cima da hora. Para isso, basta realizar um planejamento de previsão orçamentária. 

A previsão orçamentária leva em consideração gastos com:

  • Folha de pagamento;
  • Contas de consumo;
  • Manutenção;
  • Materiais de consumo e despesas administrativas;
  • Reajustes;
  • Inadimplência;
  • Gastos emergenciais.

É com base nesses índices que as taxas condominiais são calculadas e, por isso, é muito importante que o condomínio tenha se planejado.

5 – Economia de água e luz

O gasto desnecessário de serviços básicos como água e energia elétrica é um grande problema nos condomínios. Você sabia que, em média, o brasileiro gasta até 200 litros de água por dia?

Agora calcule a quantidade de moradores do seu condomínio e veja quanta água está sendo gasta todos os dias. O desperdício é um dos grandes vilões das contas e do planeta, por isso é preciso tomar algumas medidas para evitá-lo:

  • Individualize a cobrança de água;
  • Faça campanhas de conscientização;
  • Use técnicas de reutilização da água

Já o consumo de energia elétrica pode ser combatido com a instalação de sistemas de iluminação inteligentes, que acendem as lâmpadas quando há alguém no ambiente.

Mas só isso não será suficiente para diminuir o gasto de luz. Algumas dicas práticas para isso são:

  • Use lâmpadas de LED;
  • Quando houver mais de um, desligue um elevador durante a madrugada;
  • Faça campanhas de conscientização com moradores e funcionários;
  • Substitua elevadores antigos por modelos novos, que gastam menos;
  • Pinte as paredes de cores claras para melhorar a iluminação.

É importante que haja conscientização de todos os envolvidos para diminuir o uso desnecessário de água e luz. O bolso e o planeta agradecem!

A ASTER pode te ajudar a reduzir custos

Com 16 anos de mercado e mais de mil funcionários, atuamos na cidade de São Paulo atendendo a condomínios residenciais e comerciais com serviços de segurança, portaria remota, portaria autônoma, portaria híbrida ou portaria presencial; limpeza e higienização de ambientes e implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial.

Temos a experiência e a estrutura que o seu condomínio precisa para garantir um bom funcionamento e a segurança dos condôminos. Entre em contato agora e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa