5 motivos para contratar um laudo de inspeção predial

Condomínios
04/01/2021

Laudo de Inspeção Predial

O laudo de inspeção predial é um documento elaborado por um engenheiro ou arquiteto autorizado que verifica os principais pontos que compõem uma edificação.

O laudo analisa o estado de conservação, condições técnicas de uso e de manutenção de todos os elementos que compõem e fazem uma edificação existir:

  1. Hidráulica;
  2. Elétrica;
  3. Impermeabilizações;
  4. Estruturas;
  5. Vedações;
  6. Fachadas;
  7. Pisos;
  8. Entre outros.

Neste artigo, vamos listar 5 motivos pelos quais você precisa ter um laudo de inspeção predial atualizado. Boa leitura!

1- A inspeção predial é obrigatória

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747, intitulada “Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento”, que detalha como devem ser feitos os relatórios de inspeção predial.

É importante mencionar que esse tipo de documento só pode ser realizado por profissionais habilitados e devidamente registrados no CREA ou CAU.

E, embora não seja lei, qualquer prestação de serviços está sujeita ao Código de Defesa do Consumidor, que determina que devem ser atendidas as normas técnicas vigentes. Portanto, é correto dizer que a norma tem força de lei.

Mas ainda assim, vale mencionar que existem projetos de lei com a temática que visam formalizar a obrigatoriedade da inspeção predial. Em São Paulo, por exemplo, temos a PL 123/2020, atualmente em tramitação.

2- Auxilia na prevenção de acidentes

O objetivo principal da inspeção predial é analisar as condições físicas das edificações para dar a oportunidade aos responsáveis pelos prédios de corrigirem falhas, e assim, diminuir a chance de acidentes.

Nos últimos anos, a mídia noticiou casos de desabamento de prédios, marquises e estruturas que poderiam ser evitados com um documento como o laudo de inspeção predial.

Com o laudo, o profissional consegue detectar detalhes técnicos como:

  1. Fissuras;
  2. Vazamento;
  3. Trincas;
  4. Fios desencapados;
  5. Instalações elétricas perto de local que tem umidade.

3- Ajuda na manutenção de instalações

O laudo técnico também é um instrumento eficiente para o planejamento de manutenção.

Com as informações obtidas no documento, os síndicos conseguem ter uma visão mais objetiva dos pontos principais que precisam passar por manutenção.

Assim, caso haja alguma dúvida sobre qual instalação deve ser priorizada, o laudo se encarrega de ordenar a prioridade das ações.

Além disso, também é um aliado na hora da prestação de contas nas assembleias e para apresentar planos de reforma contra os quais os moradores não podem ser contrários.

4- Contribui para a redução de custos

O laudo de inspeção predial deve ser visto como um investimento pelos prédios e condomínios. Sua realização é capaz de antecipar situações e checar indícios de problemas que podem ser solucionados antes que aconteçam.

Essa ação preventiva ajuda a diminuir custos com despesas extraordinárias que podem vir a acontecer caso o síndico não tenha conhecimento sobre a situação da edificação.

No final das contas, é menos custoso corrigir um problema do que arcar com todos os gastos de uma eventual falha e cenário irreversível.

5- Valoriza o imóvel

Prédios que se adequam às regulamentações são mais bem avaliados no mercado imobiliário e tendem a ter uma procura maior. Nesse sentido, o laudo de inspeção predial é um aliado que atua em, pelo menos, duas frentes:

  1. É uma Norma técnica ABNT;
  2. Auxilia na manutenção preventiva.

Enquanto do ponto de vista jurídico o condomínio que respeita as normas técnicas instauradas é tido como um exemplo de gestão, não obstante, a realização do laudo de inspeção predial também auxilia na valorização do empreendimento porque ajuda a manter as estruturas conservadas, usuais e eficientes.

Sendo assim, é correto afirmar que investir em um laudo de inspeção predial faz com que os prédios sejam bem avaliados, gerem uma procura maior e, por consequência, se valorizem ainda mais.

Avaliação deve ser periódica

Ainda que a Norma técnica ABNT NBR 16747 não estipule um período para que seja feita a avaliação, profissionais especializados sugerem que ela deve ser realizada a depender do tempo de vida da edificação. Desta forma, uma sugestão é:

  1. Até 10 anos: inspeções a cada 3 anos
  2. De 10 a 20 anos: inspeções a cada 2 anos
  3. Acima de 20 anos: anualmente.

Se você precisa de ajuda para a realização do Laudo de Inspeção Predial, pode contar com a ASTER.

Em parceria com o engenheiro habilitado Rodrigo Tuono, da Tuono Engenharia, disponibilizamos o Laudo de Inspeção Predial para prédios comerciais e residenciais, na cidade de São Paulo.

Peça um orçamento agora e fique mais tranquilo em relação às necessidades de conservação e manutenção predial do seu condomínio. Conte com uma empresa que há mais de 15 anos leva segurança e conforto para famílias e empresas em São Paulo. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa