5 motivos para contratar um laudo de inspeção predial

Condomínios
04/01/2021

Laudo de Inspeção Predial

O laudo de inspeção predial é um documento elaborado por um engenheiro ou arquiteto autorizado que verifica os principais pontos que compõem uma edificação.

O laudo analisa o estado de conservação, condições técnicas de uso e de manutenção de todos os elementos que compõem e fazem uma edificação existir:

  1. Hidráulica;
  2. Elétrica;
  3. Impermeabilizações;
  4. Estruturas;
  5. Vedações;
  6. Fachadas;
  7. Pisos;
  8. Entre outros.

Neste artigo, vamos listar 5 motivos pelos quais você precisa ter um laudo de inspeção predial atualizado. Boa leitura!

1- A inspeção predial é obrigatória

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747, intitulada “Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento”, que detalha como devem ser feitos os relatórios de inspeção predial.

É importante mencionar que esse tipo de documento só pode ser realizado por profissionais habilitados e devidamente registrados no CREA ou CAU.

E, embora não seja lei, qualquer prestação de serviços está sujeita ao Código de Defesa do Consumidor, que determina que devem ser atendidas as normas técnicas vigentes. Portanto, é correto dizer que a norma tem força de lei.

Mas ainda assim, vale mencionar que existem projetos de lei com a temática que visam formalizar a obrigatoriedade da inspeção predial. Em São Paulo, por exemplo, temos a PL 123/2020, atualmente em tramitação.

2- Auxilia na prevenção de acidentes

O objetivo principal da inspeção predial é analisar as condições físicas das edificações para dar a oportunidade aos responsáveis pelos prédios de corrigirem falhas, e assim, diminuir a chance de acidentes.

Nos últimos anos, a mídia noticiou casos de desabamento de prédios, marquises e estruturas que poderiam ser evitados com um documento como o laudo de inspeção predial.

Com o laudo, o profissional consegue detectar detalhes técnicos como:

  1. Fissuras;
  2. Vazamento;
  3. Trincas;
  4. Fios desencapados;
  5. Instalações elétricas perto de local que tem umidade.

3- Ajuda na manutenção de instalações

O laudo técnico também é um instrumento eficiente para o planejamento de manutenção.

Com as informações obtidas no documento, os síndicos conseguem ter uma visão mais objetiva dos pontos principais que precisam passar por manutenção.

Assim, caso haja alguma dúvida sobre qual instalação deve ser priorizada, o laudo se encarrega de ordenar a prioridade das ações.

Além disso, também é um aliado na hora da prestação de contas nas assembleias e para apresentar planos de reforma contra os quais os moradores não podem ser contrários.

4- Contribui para a redução de custos

O laudo de inspeção predial deve ser visto como um investimento pelos prédios e condomínios. Sua realização é capaz de antecipar situações e checar indícios de problemas que podem ser solucionados antes que aconteçam.

Essa ação preventiva ajuda a diminuir custos com despesas extraordinárias que podem vir a acontecer caso o síndico não tenha conhecimento sobre a situação da edificação.

No final das contas, é menos custoso corrigir um problema do que arcar com todos os gastos de uma eventual falha e cenário irreversível.

5- Valoriza o imóvel

Prédios que se adequam às regulamentações são mais bem avaliados no mercado imobiliário e tendem a ter uma procura maior. Nesse sentido, o laudo de inspeção predial é um aliado que atua em, pelo menos, duas frentes:

  1. É uma Norma técnica ABNT;
  2. Auxilia na manutenção preventiva.

Enquanto do ponto de vista jurídico o condomínio que respeita as normas técnicas instauradas é tido como um exemplo de gestão, não obstante, a realização do laudo de inspeção predial também auxilia na valorização do empreendimento porque ajuda a manter as estruturas conservadas, usuais e eficientes.

Sendo assim, é correto afirmar que investir em um laudo de inspeção predial faz com que os prédios sejam bem avaliados, gerem uma procura maior e, por consequência, se valorizem ainda mais.

Avaliação deve ser periódica

Ainda que a Norma técnica ABNT NBR 16747 não estipule um período para que seja feita a avaliação, profissionais especializados sugerem que ela deve ser realizada a depender do tempo de vida da edificação. Desta forma, uma sugestão é:

  1. Até 10 anos: inspeções a cada 3 anos
  2. De 10 a 20 anos: inspeções a cada 2 anos
  3. Acima de 20 anos: anualmente.

Se você precisa de ajuda para a realização do Laudo de Inspeção Predial, pode contar com a ASTER.

Em parceria com o engenheiro habilitado Rodrigo Tuono, da Tuono Engenharia, disponibilizamos o Laudo de Inspeção Predial para prédios comerciais e residenciais, na cidade de São Paulo.

Peça um orçamento agora e fique mais tranquilo em relação às necessidades de conservação e manutenção predial do seu condomínio. Conte com uma empresa que há mais de 15 anos leva segurança e conforto para famílias e empresas em São Paulo. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa