Por que meu condomínio precisa de um Laudo de Inspeção Predial?

Condomínios
09/11/2020

Por que meu condomínio precisa de um laudo de inspeção predial?Ser síndico de um condomínio é uma missão que demanda muita responsabilidade. Saber conciliar os interesses dos moradores com o que é melhor em relação à segurança e manutenção é um dos maiores desafios.

Em termos de cuidados com a estrutura dos prédios, existe um instrumento eficiente capaz de alertar o síndico sobre os riscos estruturais de uma edificação e ajudar a definir a priorização de investimentos em reformas. É o Laudo de Inspeção Predial.

Nesse artigo, vamos explicar o que é o Laudo de Inspeção Predial e responder por que seu condomínio precisa de um.

O que é o Laudo de Inspeção Predial?

A Inspeção Predial é uma vistoria do estado físico das edificações, elaborada por profissionais das áreas de engenharia e arquitetura.

Ele é usado para definir as condições físicas das construções e, com base nele, os síndicos podem construir um planejamento de manutenção predial mais eficiente, dando prioridade aos itens que pedem maior urgência.

Os pontos avaliados pelo laudo são:

  1. Hidráulica;
  2. Elétrica;
  3. Impermeabilizações;
  4. Estruturas;
  5. Elevadores;
  6. Geradores;
  7. Telhados;
  8. Vedações;
  9. Fachadas;
  10. Pisos;
  11. Entre outros.

Além disso, o Laudo de Inspeção Predial auxilia em uma utilização inteligente dos investimentos do fundo de obras.

Inspeção Predial é obrigatória

O Laudo Inspeção Predial analisa qual é a real situação de uma edificação e aponta as falhas e os perigos. Como dito anteriormente, ele deve ser realizado por engenheiro ou arquiteto especializado.

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747 Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento. Ela detalha como devem ser feitos os relatórios de inspeção predial levando em consideração a obrigatoriamente da realização por profissionais habilitados e registrados no CREA ou CAU.

Ele deve ser elaborado seguindo 9 etapas metodológicas, abaixo descritas:

  1. Apuração de documentos;
  2. Entrevista com gestor ou síndico;
  3. Realização da vistoria técnica presencial;
  4. Classificação das deficiências por sistema construtivo, conforme sua origem;
  5. Classificação dos problemas como um todo (e não por sistema), de acordo com grau de risco;
  6. Elaboração de lista de prioridades técnicas;
  7. Elaboração de recomendações técnicas para soluções dos problemas constatados;
  8. Avaliação da qualidade de manutenção (também como um todo e não por sistema;
  9. Classificação do estado aparente de desempenho da edificação.

A confecção do laudo segue uma metodologia. Ele deve caracterizar detalhadamente a edificação e classificar as patologias encontradas de acordo com as definições pré-estabelecidas, como:

  1. Fissuras;
  2. Manchas.
  3. Vazamentos;
  4. E outros

Depois disso, o documento deve indicar necessidades. Ele vai ordenar e priorizar os procedimentos de correção ou manutenção, bem como, incluir os itens obrigatórios em sua redação.

Além de ser uma norma importante, o laudo é instrumento para assegurar o tempo de vida útil dos componentes e detectar problemas, falhas ou riscos, o que facilita a vida dos síndicos e garante mais segurança para os prédios.

Mas vale frisar: A vistoria e análise são feitas nas áreas comuns das edificações, não nos apartamentos dos condôminos!

Problemas que a falta do Laudo Inspeção Predial pode causar

A manutenção preventiva é uma solução inteligente para evitar prejuízos que vão desde as perdas financeiras até as mais graves, envolvendo vidas.

Um ambiente cuja estrutura ou equipamentos não estejam nas condições ideais podem causar acidentes que culminam em tragédias irreparáveis.

Quedas de marquises, deslizamentos, inundações e incêndios por conta de curtos-circuitos são exemplos de situações evitáveis.

Do ponto de vista financeiro, é correto afirmar que a manutenção de equipamentos e de estrutura compromete consideravelmente menos o fundo de reserva do condomínio.

E a melhor forma de se antecipar a estes problemas é investir em um Laudo de Inspeção Predial.

Quem é o responsável pela Inspeção Predial no condomínio?

O responsável por manter o funcionamento dos condomínios e garantir, entre outros aspectos, a saúde da estrutura física dos prédios é o síndico.

É o síndico quem deve contratar um profissional para elaborar o Laudo de Inspeção Predial e é ele quem precisa colocar em prática tudo o que foi instruído pelo profissional.

Caso não o faça, poderá responder civil e criminalmente por danos que prejudiquem a edificação e as pessoas.

É importante mencionar ainda que o engenheiro contratado não assume a responsabilidade pelos danos que ocorram depois da elaboração do laudo, caso o síndico não implemente as indicações descritas no documento.

Como conseguir um Laudo de Inspeção Predial?

Se você precisa de ajuda para a realização do Laudo de Inspeção Predial, pode contar com a ASTER.

Em parceria com o engenheiro habilitado Rodrigo Tuono, da Tuono Engenharia, disponibilizamos o Laudo de Inspeção Predial para prédios comerciais e residenciais, na cidade de São Paulo.

Peça um orçamento agora e fique mais tranquilo em relação às necessidades de conservação e manutenção predial do seu condomínio. Conte com uma empresa que há mais de 15 anos leva segurança e conforto para famílias e empresas em São Paulo. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa