Funcionário orgânico ou terceirizado? Conheça as principais vantagens e desvantagens

Autor thumb

Frederico Ribeiro

Sócio Diretor de RH e Facilities

Facilities
01/08/2022

Algumas empresas e condomínios optam por manter os funcionários orgânicos, aqueles contratados diretamente, em seus quadros de zeladoria, portaria, recepção, limpeza, entre outras funções operacionais. Mas, outros preferem a contratação por intermédio de uma empresa terceirizada, especializada na prestação desse tipo de serviço. 

Nesse artigo vamos trazer algumas vantagens e desvantagens dessas duas formas de contratação.

Funcionário orgânico

A vantagem

Não é incomum encontrar condomínios e empresas com funcionários próprios (orgânicos) que prestam um bom serviço. Se esse é o seu caso, ainda que você conviva com algumas desvantagens, mantê-los pode ser uma boa.

Mas, para isso, deve-se ter um bom planejamento em relação às obrigações previdenciárias, trabalhistas entre outras, tais como: pagamento de férias, 13º salário, FGTS, encargos e etc, bem como uma logística adequada para coberturas de férias, faltas, afastamentos e eventuais substituições, visando não prejudicar a dinâmica do condomínio ou da empresa.

Nesses casos, os riscos associados a uma mudança devem ser ponderados pelo síndico e responsáveis em geral.

As desvantagens 

Se no seu condomínio ou empresa as coisas não vão tão bem assim, manter ou contratar um funcionário orgânico pode implicar nas desvantagens abaixo:

– Se um dia for preciso desligar o funcionário, cabe a empresa ou condomínio arcar com todos os custos rescisórios trabalhistas, incluindo a multa do FGTS. Mas, muitos não provisionam verbas para essas situações, o que pode resultar na manutenção de um funcionário despreparado pela falta de verba para desligá-lo.

– Custas e eventuais ônus de processos trabalhistas recaem em sua totalidade no contratante. 

Baixa previsibilidade de custos. Isso ocorre pelos pontos acima ou mesmo pela falta de disciplina e regularidade nos períodos de exercício de férias, afastamentos, substituições e demissões, que podem representar um custo alto.

Dificuldade de reposição temporária dos funcionários durante licenças médicas, maternidade, férias, e faltas.

Queda da qualidade na prestação de serviço pela falta de verba para um desligamento, pouco treinamento e, até mesmo, pelo fato de não haver uma supervisão profissional para dar orientação e feedback.

Falta de reciclagem e treinamento já que, muitas vezes, o condomínio ou a empresa não possuem capacidade de ministrar treinamentos rotineiros para qualificação e aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

Não utilização de recursos tecnológicos: É bastante comum nos depararmos com condomínios e empresas que não utilizam recursos tecnológicos para aperfeiçoar a prestação de serviços de seus colaboradores, principalmente quando trata-se de atividades que não são o core da empresa. A falta de implantação de recursos tecnológicos pode diminuir a eficiência na prestação de serviços e diminuir a qualidade da prestação de serviços.

Funcionário terceirizado

Assim como o funcionário orgânico tem algumas desvantagens, a contratação de funcionário terceirizado também precisa ser feita com cuidado.

As desvantagens 

Risco de terceirizar com uma empresa não confiável, que, por exemplo, não recolhe todos os tributos, obrigações legais e adicionais de salário associados ao exercício específico de cada função. Muitas vezes, ao optar por um fornecedor mais barato, o contratante está incorrendo em riscos futuros.

Alto turnover. Empresas que atuam no segmento de terceirização tendem a apresentar uma rotatividade mais elevada que os colaboradores orgânicos.

Na ASTER, mitigamos as desvantagens acima ao oferecer um programa de benefícios chamado SER ASTER, que beneficia quem não tem faltas, atrasos, apontamentos disciplinares e participa de nossos treinamentos presenciais e gamificados. Veja como funciona!

As vantagens

Mas, o funcionário terceirizado traz algumas vantagens que o funcionário orgânico não consegue acompanhar:

– Quando feita com uma empresa séria, como a ASTER, a terceirização ajuda a melhorar a execução dos serviços porque o contratante passa a contar com profissionais treinados e capacitados nas funções.

– A terceirização também reduz os riscos do condomínio e da empresa em relação aos ônus trabalhistas, custos com processos de recrutamento e seleção, treinamentos, supervisão e outros. Neste aspecto, é imprescindível avaliar a reputação da empresa terceirizada que está sendo contratada.

– Gera previsibilidade econômica, uma vez que, com o contrato assinado, o contratante arca apenas com os valores mensais pré-definidos, não sendo necessário às empresas e condomínios preocuparem-se com despesas referentes a encargos sociais, trabalhistas, treinamentos, substituições em férias, faltas e afastamentos, supervisão, uniformes e outros.

Suporte e assistência completa para faltas, licenças e férias, algo que tende a gerar maior custo quando se contrata um funcionário orgânico. Na ASTER, existe uma reserva técnica operacional para assumir os postos de trabalho sempre que preciso, cobrindo a ausência de outros funcionários.

Terceirizar também proporciona maior eficiência nas rotinas de serviço. Na ASTER, nos apoiamos na tecnologia para facilitar os processos de trabalho e garantir mais agilidade. Nas rotinas de limpeza, por exemplo, usamos um aplicativo que auxilia os profissionais nas tarefas diárias e facilita a gestão dos síndicos. Veja como funciona:

Funcionário orgânico ou terceirizado?

A terceirização de serviços pode oferecer muito mais segurança. Isso porque, ao escolher uma empresa idônea para prestar os serviços, como é o caso da ASTER, você garantirá que todas as obrigações legais serão respeitadas, sejam elas trabalhistas, previdenciárias ou tributárias. 

Além disso, a ASTER possui uma equipe com mais de mil funcionários e uma grande reserva técnica operacional que está sempre pronta para assumir os postos de trabalho em caso de faltas, férias e licenças. Dessa forma, o contratante nunca fica sem um profissional capacitado.

E, por falar em capacitação, todos os funcionários da ASTER passam por treinamentos constantes para que estejam sempre evoluindo. E para isso, além dos treinamentos presenciais, nossos colaboradores fazem uso de uma plataforma exclusiva para a capacitação onde acontecem treinos e dinâmicas que os ajudam a aprender de forma prática.

Por tudo isso, na ASTER, a terceirização é uma solução segura e eficiente para você. Então, não perca mais tempo. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos te ajudar!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa