5 tecnologias capazes de aumentar a efetividade da segurança patrimonial

Segurança Patrimonial
28/07/2021

Conheça algumas tecnologias que aumentam a segurança patrimonial

O uso da tecnologia no segmento de segurança patrimonial e controle de acesso de portaria vem evoluindo muito nos últimos anos com surgimento de novas soluções complementares ao trabalho humano, cada dia mais acessíveis e mais fáceis de instalar e manter.

Nas próximas linhas, falaremos sobre algumas novidades em tecnologias que podem ser úteis para moradores de condomínios. Então confira!

Sistemas de reconhecimento facial

Seja para fazer a liberação de acesso de um condômino na portaria ou para identificar pessoas não autorizadas dentro de um lugar, os sistemas com reconhecimento facial começam a fazer parte, cada vez mais, da realidade de muitos condomínios residenciais e comerciais brasileiros.

Na ASTER, por exemplo, os planos de Portaria Remota Premium já são vendidos com sistema de reconhecimento facial no controle de acesso. Temos, ainda, uma solução que usa o reconhecimento facial para impedir a entrada de pessoas que pegam carona numa abertura de portas dentro da eclusa. Chamamos este serviço de sistema anti-carona. Veja no vídeo abaixo como ele funciona!

Câmeras com recursos de vídeo analytics

Não há como falar sobre tecnologia para a segurança patrimonial sem citar sistemas de monitoramento perimetral por câmeras. Hoje você tem o apoio de alertas inteligentes de plataformas de vídeo analytics para fazer o monitoramento e aumentar a segurança dos locais.

Nos últimos anos, o mercado vem avançando muito e hoje já é possível conectar câmeras pré-existentes em plataformas na nuvem, que disponibilizam soluções de monitoramento inteligentes.

É possível criar, por exemplo, uma cerca virtual capaz de identificar a presença de pessoas e gerar alertas para a central de monitoramento ou mesmo para uma portaria alocada no condomínio. Essas novas soluções conseguem ignorar ações geradas por objetos e iluminação, reduzindo os falsos alarmes.

Outras inteligências como leitura de placas (PLR), contagem de pessoas, detecção de aglomeração, abandono de posto de trabalho, entre outras, também já são uma realidade no mercado de segurança. Por isso, o recurso se tornou tão importante. 

Leitores de biometria

Ainda que possam ser consideradas soluções de uma geração anterior ao reconhecimento facial, o controle de acesso de condôminos com auxílio de biometria pode ser encarado como um avanço para muitos condomínios. 

Muitos edifícios ainda dependem apenas de seres humanos para reconhecer moradores, seus carros, e tomar uma decisão de abrir um portão; ou, ainda, exigem que seus moradores façam a abertura de portões com chaves. Para esses casos, a biometria é uma tremenda evolução de segurança.

Lembre-se que biometria não é apenas a impressão digital, mas sim uma junção de características físicas individuais que permitem identificar uma pessoa. É por isso que o recurso é uma tecnologia ainda muito usada para proporcionar mais segurança, sobretudo no controle de acesso de condomínios.

Na ASTER, temos sistemas de Portaria Remota, Híbrida e outras soluções para o controle de acesso que usam leitores de biometria. Tal tecnologia, mais acessível que o reconhecimento facial, ajuda a aumentar a segurança porque age como uma senha única e intransferível, podendo ser eficiente e complementar ao uso de tokens e senhas. É uma maneira eficiente de aumentar a segurança, mas ainda com certa economia.

Portarias Remota e Híbrida

Os nossos sistemas de portaria eletrônica como a Remota e a Híbrida também são novas tecnologias que auxiliam no aumento da segurança patrimonial. Isso porque, ao usá-los, as empresas e condomínios profissionalizam os seus protocolos de controle de acesso e ganham o reforço do serviço de monitoramento 24h por dia.

Ou seja, ao optar por alguma dessas portarias, você passa a seguir protocolos de segurança que trarão mais proteção para a sua rotina. Além disso, a instalação delas também pede que outros recursos sejam inseridos no projeto, tais como câmeras de monitoramento, portões com sistema de eclusa, intertravamento e outros. Tudo isso ajuda a aumentar ainda mais a segurança do condomínio. Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona a Portaria Híbrida.

Fechaduras digitais

Se você quer mais segurança, precisa substituir as suas fechaduras convencionais pelas digitais e passar a usar senhas, biometrias ou até mesmo cartões de acesso. Além disso, alguns modelos mais modernos permitem restringir horários de acesso e, através de integração com softwares, gerar relatórios para saber os horários de entrada e saída das pessoas.

Mas não é só isso, as fechaduras digitais também contam com fechamento automático, o que diminui a chance do local ficar aberto por um descuido. 

Outro ponto positivo é que ela é configurada para um certo número de tentativas de acesso negado e, ao ultrapassar a quantidade permitida, o acesso não só continua bloqueado como um alarme antiarrombamento é acionado. Ou seja, a vida de qualquer ladrão é dificultada com essa tecnologia, que se torna um repelente de pessoas mal intencionadas.

Segurança Patrimonial é coisa séria

Ficou interessado em qualquer uma das tecnologias deste artigo? Para investir em uma delas, você precisa procurar uma empresa que seja especialista em segurança patrimonial. Afinal de contas, segurança é coisa séria! Nos somos especialistas quando o assunto é segurança patrimonial. Há mais de 15 anos atuando em empresas e condomínios na cidade de São Paulo, temos a tecnologia e a estrutura que você precisa. Então entre em contato agora!