Orçamento Base Zero: a importância para o condomínio

Condomínios
17/11/2021

O Orçamento Base Zero ajuda no planejamento financeiro do condomínio

Todo final de ano, os condomínios devem organizar a previsão orçamentária que determina o valor da cota condominial do próximo ano. Este importante planejamento financeiro deve ser feito com cuidado pelos síndicos e existe um método que ajuda no controle de gastos e pode ser um aliado na hora do planejamento das despesas. É o Orçamento Base Zero (OBZ), sobre o qual falaremos neste artigo.

O que é Orçamento Base Zero

Orçamento Base Zero é um método muito utilizado em grandes empresas, mas que pode ser aproveitado na realidade condominial.

O OBZ, diferente do orçamento tradicional, não é feito a partir de demonstrativos anteriores, ou seja, nada é incluído automaticamente no próximo orçamento. Assim, ele evita que o planejamento tenha vícios e é muito eficiente para projetar apenas o que é, de fato, necessário.

Por que é importante fazer um orçamento anual base zero nos condomínios?

A previsão orçamentária faz parte do planejamento das atividades financeiras com as quais o condomínio arcará durante o ano. Ela define o destino dos investimentos para fixar um valor de taxa condominial a ser pago pelos moradores.

Na maioria das vezes, estes valores representam o cálculo percentual das despesas em um período, geralmente os 24 meses anteriores, com reajustes. Mas isso pode ser um erro, tendo em vista que nem sempre uma despesa antiga precisa continuar existindo.

O Orçamento Base Zero faz parte das boas práticas financeiras das melhores empresas do mundo e recomenda-se que seja adotado também nos condomínios anualmente. Assim, evitamos gastos antes necessários que se tornaram dispensáveis.

Vantagens do OBZ para o condomínio

Uma das maiores vantagens do OBZ é identificar despesas e custos desnecessários. Ao realizar esse orçamento, o síndico precisa analisar cada despesa do condomínio e, assim, pode eliminar o que fizer sentido, liberando orçamento para novos investimentos. Dessa forma, as principais vantagens do OBZ são:

  • Permite reduzir custos
  • Otimiza os gastos
  • Possibilita investimentos mais eficientes e necessários

Como a ASTER pode te ajudar?

É possível reduzir os gastos com folha de pagamento, cada vez maiores, se o condomínio optar pelo serviço de Portaria Remota ou Híbrida. A ASTER oferece ambos, proporcionando maior eficiência na alocação e recursos sem prejuízo para a segurança.

Além disso tudo, é possível diminuir as cotas condominiais, algo que os moradores certamente gostarão!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa