10 perguntas frequentes sobre a Portaria Remota

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Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
16/01/2023

Foto de um operador de portaria remota respondendo perguntas sobre o sistema.

A portaria remota é uma opção à portaria convencional, aquela em que o porteiro está à disposição na guarita do condomínio. Neste modelo, o atendimento é feito à distância por operadores em uma central de monitoramento que observam as chegadas aos condomínios e realizam o processo de entrada e saída.

Cada vez mais popular, a portaria remota é uma opção que reduz significativamente os custos de portaria, mas ainda gera dúvidas em condôminos menos acostumados com o uso da tecnologia. Por isso, nesse artigo vamos responder as perguntas mais frequentes sobre a portaria remota.

  1. Como funciona a portaria remota?
  2. Onde fica o porteiro do condomínio?
  3. Como entrar no condomínio se não tem porteiro?
  4. Como entrar no condomínio pela entrada de veículos?
  5. Como acelerar a entrada de visitantes no condomínio?
  6. Quem recebe as cartas e encomendas em condomínios com portaria remota?
  7. Portaria remota é segura?
  8. O que acontece se acabar a luz no condomínio?
  9. A portaria remota funciona sem internet?
  10. Como escolher uma empresa de portaria remota?

1. Como funciona a portaria remota?

A portaria remota usa uma série de recursos de segurança eletrônica para fazer o atendimento à distância do seu condomínio, permitindo que você, seus convidados e os funcionários acessem as áreas do condomínio com segurança e praticidade.

A solução consiste, essencialmente, em câmeras instaladas no condomínio para que os operadores consigam ter uma visão em tempo real de quem está na portaria solicitando a entrada. Também conta com sistema de controle de acesso à distância, que permite aos operadores fazerem a abertura das portas, após procedimento de triagem e solicitação de autorização de acesso.

O atendimento é feito 24h por dia, a partir da central de monitoramento que comporta dezenas de operadores. Por se tratar de um serviço muito importante para o funcionamento do condomínio, os profissionais trabalham em turnos. Assim, o atendimento acontece em todos os períodos do dia, mesmo nos finais de semana. 

A portaria remota da ASTER possui o tempo médio de atendimento de até 90 segundos, garantindo muita agilidade e eficiência no processo.

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2. Onde fica o porteiro do condomínio?

Condomínios com portaria remota passam a contar com dezenas de operadores que realizam o procedimento de entrada e saída em uma central de monitoramento. Esta central é equipada com os recursos de segurança eletrônica necessários para que o atendimento aconteça com eficiência e agilidade. Por questão de segurança, a central de monitoramento fica alocada em outro ponto da cidade, em um endereço mantido sob sigilo.

No caso da ASTER, a portaria remota está estruturada para a contingência de uma central de monitoramento espelhada, que é capaz de assumir o atendimento caso a primeira central esteja indisponível devido a emergências.

3. Como entrar no condomínio se não tem porteiro? 

O morador de um condomínio atendido pela portaria remota ASTER tem autonomia e praticidade para entrar e sair de casa. Ele pode usar os seguintes dispositivos de liberação no controle de acesso:

  • Reconhecimento Facial
  • Biometria da Digital
  • Tags (chaveiro de aproximação)  
  • Teclado de senha

Depois de cadastrado no sistema, para entrar no condomínio, basta se dirigir até o dispositivo de controle instalado na portaria. Vale dizer que no caso da portaria remota da ASTER, recomendamos a construção de eclusa com dois portões e sistema de intertravamento. Ou seja, uma configuração entre portões em que se algum portão não estiver totalmente fechado, o outro portão não abre. 

Então, ao chegar no condomínio, você deve abrir a primeira porta da eclusa usando um dos dispositivos citados antes, passar pelo primeiro portão, e depois repetir o procedimento na segunda porta para ter acesso ao condomínio.

4. Como entrar no condomínio pela entrada de veículos?

Com o veículo, o procedimento de entrada é parecido. O condomínio conta com uma eclusa para veículos que abre um portão de cada vez. Nesse caso, ele também possui câmeras de leitura de placas que identificam se o veículo tem cadastro no sistema para que a entrada seja mais rápida e segura. 

5. Como acelerar a entrada de visitantes no condomínio?

Uma das perguntas mais comuns sobre a portaria remota é se existe alguma forma de tornar o processo de liberação mais rápido. E a resposta é sim!

O procedimento padrão para o acesso de visitantes é simples. Ao chegar ao condomínio, ele aciona o interfone, a central faz a triagem e liga para o morador solicitando a autorização de liberação. A primeira tentativa é sempre pelo interfone. Caso não haja resposta, a tentativa de contato acontece pelos telefones cadastrados.

Mas, na portaria remota da ASTER, podemos tornar o processo dos visitantes ainda mais rápido. Temos três opções para isso:

Opção 1: mandar um WhatsApp ou um e-mail ao SAC ASTER solicitando a previsão de visitas. Nesse caso, solicitamos até 36 horas de antecedência para a inclusão no sistema.

Opção 2: usar o interfone da unidade para fazer uma pré-autorização e, deste modo, o visitante ter acesso imediato. Mas, atenção: não aceitamos esse tipo de solicitação de ligações feitas a partir de telefones externos, sem checagem de segurança.

Opção 3: se o seu visitante for pessoa muito próxima – um parente ou namorado(a), por exemplo – existe a opção de cadastrá-lo(a) como “visitante frequente” para que possa ter acesso rápido usando biometria, reconhecimento facial ou tag de acesso.

Tudo isso pode ser feito também através do aplicativo da ASTER exclusivo para moradores de condomínios atendidos pelo serviço de portaria remota. No app é possível, inclusive, gerar um link de acesso rápido via QR Code para que ele entre no condomínio sem a necessidade de passar pela triagem. Veja como funciona!

6. Quem recebe as cartas e encomendas em condomínios com portaria remota?

Se não tem porteiro, então como ficam as entregas em condomínios com portaria remota?

Este era um desafio quando a portaria remota começou a ser implementada, mas hoje podemos dizer que é um obstáculo superado. Isso porque agora os condomínios com portaria remota da ASTER podem contar com uma solução que acaba de vez com problemas de entregas: o ASTER Locker.

ASTER Locker é um armário inteligente que armazena encomendas e notifica os moradores sobre a chegada de determinado item. Ele é homologado pelos Correios e pelas principais transportadoras do país, assim os moradores não têm que se preocupar se as suas encomendas serão entregues, evitando inconvenientes e dores de cabeça na entrega.

7. Portaria remota é segura?

Portaria remota é segura mesmo?” é uma das perguntas mais comuns e naturais, afinal, em se tratando de uma novidade, é normal que gere esse tipo de dúvida. Ainda mais em um serviço tão sensível que envolve a segurança de toda uma comunidade.

O que podemos dizer sem dúvida alguma é que a portaria remota da ASTER conta com as mais avançadas soluções de segurança eletrônica para combater a ação dos bandidos. Além de um sistema de câmeras que está presente na entrada do condomínio e em áreas comuns, também desenvolvemos soluções complementares que aumentam ainda mais o nível de confiabilidade.

O sistema anti-carona, por exemplo, é uma inovação que evita que pessoas não autorizadas entrem no condomínio se aproveitando do descuido dos moradores e visitantes. Dotada de inteligência artificial, a câmera instalada na eclusa faz a contagem de corpos e, ao identificar uma pessoa que não está cadastrada no sistema, impede a abertura da porta. Assim, o invasor não consegue ter acesso às áreas comuns.

Para a entrada do portão veicular, além deste sistema, também oferecemos de forma complementar a instalação da sirene e giroflex luminoso, que são acionados pela central caso se caracterize uma tentativa de invasão.

8. O que acontece se acabar a luz no condomínio?

Se a portaria remota é um sistema que utiliza segurança eletrônica, então naturalmente uma das perguntas que mais recebemos é “e se acabar a luz?”.

Para que não haja a interrupção do funcionamento da portaria por conta de queda de energia, no projeto de implementação, recomendamos a instalação de um gerador ou de sistema de nobreaks monitorados, desenvolvidos especialmente para operações de portaria remota.  

Embora mais caro, o gerador é a melhor alternativa, pois ele permitirá que o sistema continue operando durante o tempo necessário para restabelecer a energia elétrica. Além disso, ele pode ser dimensionado apenas para garantir o funcionamento da portaria, um investimento menor e mais focado em segurança.

Mas, ainda que a luz não possa ser restabelecida dentro do tempo de funcionamento do gerador, na ASTER garantimos o funcionamento da portaria enviando uma viatura com profissionais treinados para assumir o posto até que tudo volte ao normal. Podemos fazer isso porque, além de oferecer o serviço de portaria remota, somos uma empresa de terceirização de facilities e contamos com mais de mil funcionários em nosso quadro, dentre eles porteiros capacitados.

9. A portaria remota funciona sem internet?

A portaria remota é movida pela internet e a conexão precisa se fazer estável. Por isso, na ASTER, implementamos o sistema com mais de um provedor – ou até mesmo com link dedicado, dependendo da disponibilidade – para que haja a redundância de sinal e maior confiabilidade. 

Vale dizer ainda que se o problema acontecer na central de monitoramento onde estão os operadores, todo o atendimento é direcionado para a segunda central de operação. Mas, se ainda assim prevalecer a falta de sinal, adotamos o procedimento emergencial citado antes enviando uma equipe ao condomínio.

10. Como escolher uma empresa de portaria remota?

Chegando ao fim das perguntas sobre a portaria remota, é claro que vamos ajudar na escolha do sistema para seu condomínio. Para isso, algumas boas práticas são:

Busque referências sobre a empresa

Empresas de qualidade são reconhecidas por isso, então quando estiver fazendo a sua pesquisa, dê preferência as que estão consolidadas no mercado e têm boas referências no setor.

A construção dessa reputação envolve diversos fatores como a qualificação da equipe de funcionários, tecnologia e recursos disponíveis na prestação de serviços, proatividade para resolução de eventuais problemas e muito mais.

Visite clientes e a empresa

Outra dica é visitar os condomínios que contrataram o serviço de portaria remota antes, porque conhecer os processos que acontecem diariamente na prática é fundamental. Afinal de contas, aquela poderá ser a sua realidade em breve. 

Vale também ir até a sede da empresa que fornece o serviço para sentir o clima organizacional.

Verifique os documentos e situação legal

É importante que a empresa escolhida cumpra seus deveres em relação à sociedade, portanto recomendamos que você examine algumas documentações como:

  • Certidões negativas de débitos (tributos municipais, estaduais e federais);
  • Registros processuais federais, cíveis e trabalhistas, tanto da pessoa jurídica, quanto dos sócios e/ou proprietário;
  • Atestado de idoneidade do sindicato ou associação da classe;
  • Contrato social ou Documentação Societária;
  • Certidões de INSS e FGTS;
  • Guias de recolhimento de tributos e encargos de cada funcionário, conforme lei;
  • Guias de rescisão e respectivos encargos devidos, conforme legislação vigente;
  • Atestado de saúde ocupacional de todos os funcionários da empresa;
  • Comprovantes de holerites de pagamento e de benefícios previstos em Convenção Coletiva;
  • Ficha cadastral e de antecedentes criminais de todos os funcionários colocados à disposição do condomínio;
  • Programa de controle médico de saúde ocupacional;
  • Certidões de Dívidas Trabalhistas;
  • Relação das ações trabalhistas contra a empresa em andamento.

Dê preferência a empresas certificadas

Empresas comprometidas e de qualidade possuem as certificações mais importantes da categoria para a prestação de serviços. 

A ASTER, por exemplo, conta com a certificação ISO 9001 em Serviços de Segurança e selo de qualidade da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), além do CRS (Certificado de Regularidade de Empresa de Segurança Privada).

Esperamos com este artigo ter respondido todas as suas perguntas sobre a portaria remota. E, se você estiver considerando adotar o sistema, entre em contato. Temos a tecnologia, a experiência e a qualidade que seu condomínio precisa!

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