Conheça os mecanismos de controle de acesso disponíveis na Portaria Remota ASTER

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
19/10/2022

Veja quais tecnologias de controle de acesso estão disponíveis na Portaria Remota ASTER

O sistema de portaria remota faz uso da tecnologia para proporcionar aumento nos protocolos de segurança e ainda contribui para redução de custos. Usando uma série de recursos eletrônicos, permite que o atendimento aconteça à distância com praticidade e segurança.

Os condomínios residenciais ou comerciais que optam por essa solução, substituem a figura do porteiro que está presencialmente na guarita por um sistema de atendimento compartilhado, onde operadores de portaria realizam o procedimento de controle de acesso de visitantes, entregadores e prestadores de serviço.

Já os condôminos são cadastrados para entrar e sair por conta própria de modo autônomo no condomínio. Em outras palavras, pode-se dizer que os moradores passam a acessar a sua propriedade num modelo autosserviço, enquanto a portaria foca sua atuação no serviço de triagem de terceiros. Para isso, usuários cadastrados utilizam mecanismos de liberação, como:

1. Reconhecimento Facial

Uma das maneiras mais seguras de entrar em um condomínio com Portaria Remota ASTER é por meio de um dispositivo com leitor facial que está disponível para os moradores. Por meio do reconhecimento facial, o sistema faz uma análise no banco de imagens para determinar se aquele rosto foi cadastrado.

Em poucos segundos, o mecanismo de abertura retorna a resposta – se for um morador cadastrado, ele libera a entrada. Caso não haja registro, a porta da eclusa não se abre.

Vale lembrar que esse recurso ainda pode ser muito útil em termos de segurança no caso de tentativas de invasão. Por exemplo, nós criamos um alerta anti-carona opcional que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial justamente para impedir que pessoas não cadastradas entrem no condomínio sem se identificar. Veja abaixo como funciona:

2. Biometria da Digital

Outro recurso disponível nos condomínios com Portaria Remota ASTER é o dispositivo com leitura da biometria do dedo. Assim como o reconhecimento facial, ele identifica o morador através da digital cadastrada no sistema, liberando a entrada em caso positivo. Vale dizer também que funcionários frequentes podem ser cadastrados no sistema para usarem a biometria da digital no acesso ao condomínio. Dessa forma, o condômino não precisa ser notificado sempre que um funcionário chegar.

>>>Leia também: Qual é o melhor tipo de portaria para meu condomínio?

3. Chave virtual

Moradores mais ligados à tecnologia podem utilizar a Chave Virtual para entrar no condomínio. Ela está disponível no aplicativo ASTER Portaria Remota para moradores e pode ser uma excelente opção para quem não quer administrar controle remoto de portões de garagem, por exemplo. Conheça mais detalhes sobre o app:

4. Tag (Chaveiro de aproximação)

De forma complementar aos outros sistemas, disponibilizamos mais alguns recursos. O primeiro deles é o chaveiro de aproximação, que permite a entrada no condomínio ao fazer o contato com o dispositivo de liberação. Embora seja muito prático, esse tipo de tecnologia possui alguns problemas. Por exemplo, o morador é obrigado a estar com o chaveiro em sua posse para acessar o condomínio. No caso de esquecimento, deverá acionar a central de monitoramento pelo interfone da eclusa.

Outro ponto negativo é que o chaveiro pode ser compartilhado com outras pessoas (e em casos mais graves, utilizado por alguém que subtraiu o item do verdadeiro morador). Para minimizar esse tipo de risco, recomendamos que o condomínio possua uma eclusa com duas portas e com dispositivos de acesso distintos. Ou seja, em termos de segurança, não é aconselhável uma configuração de acesso com tag nas duas portas.

Quer saber como funciona a portaria remota na prática? Baixe o Guia Definitivo de Portaria Remota!

5. Teclado de senha

Também de forma complementar, fazemos a instalação de um teclado de senha que controla o mecanismo de liberação na eclusa. Assim, o morador só precisa digitar a senha para entrar no condomínio. Mas fica o alerta: não recomendamos que a senha seja compartilhada com terceiros para que a segurança do condomínio não seja violada e os outros moradores afetados. Lembre-se que a segurança deve fazer parte da cultura!

O nosso sistema de portaria remota é uma solução que evolui a cada dia. Sempre trazendo inovação para melhorar a experiência dos moradores e a segurança do condomínio. Assim, esperamos atender da melhor forma possível e tornar a rotina de todos a mais eficiente e confortável possível.

Procedimento de Pânico

Para proporcionar maior segurança aos moradores, que acessam o condomínio, implementamos um procedimento de pânico em que os moradores e funcionários cadastrados conseguem gerar um alerta para a central de portaria em caso de situações de risco, ameaça ou entrada coagida. Existem, pelo menos, 4 maneiras de gerar um alerta:

  • Dedo do pânico na biometria;
  • Senha do pânico no teclado;
  • Botão de pânico no controle remoto do portão veicular. Esse procedimento depende do controle adotado no condomínio. Em alguns controles, o pânico é um botão específico. Em outros, basta manter o botão de abertura pressionado por mais de 3 segundos.
  • Botão de pânico no App ASTER Portaria Remota. 

Ao usar uma das opções acima, um alarme é disparado na Central de Monitoramento da Portaria Remota. Lá os operadores conseguem visualizar a situação pelas câmeras de segurança do condomínio, realizar procedimentos de segurança e acionar a polícia.

Quer saber mais sobre a Portaria Remota ASTER e conhecer as condições para tê-la em seu condomínio? Entre em contato agora e peça um diagnóstico gratuito!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa