Entenda as diferenças entre os serviços de limpeza e de zeladoria

Facilities
02/02/2022

O serviço de zeladoria é diferente dos demais.

A limpeza é um fator muito importante para o bem-estar e para a valorização dos condomínios e empreendimentos. Manter os ambientes limpos e organizados é algo que todo gestor tem que se preocupar. Nos condomínios, por exemplo, é um dos deveres do síndico garantir que as instalações estejam em perfeitas condições para os moradores e visitantes. E então, para que isso aconteça, é necessário contar com ajuda profissional. Mas, o que acontece, é que às vezes, essa contratação gera dúvidas.

As expressões “serviços de zeladoria” e “serviços de limpeza terceirizada” são, geralmente, usadas para falar do mesmo assunto, mas, na verdade, eles são serviços diferentes. Então, para esclarecer essa confusão, explicaremos as diferenças entre eles!

Serviços de zeladoria

Primeiramente, ao contrário do que se pensa, o zelador não é simplesmente um “faz-tudo” de um condomínio. Pelo contrário. Na verdade, ele tem um papel importante na gestão dos serviços fazendo cumprir as determinações do síndico. Já mostramos em outro artigo que explicava as diferenças entre o trabalho do porteiro e do zelador que as tarefas deste profissional são:

  • Supervisionar a reparação de instalações elétricas e hidráulicas;
  • Atuar na organização e no cumprimento de regras dentro do condomínio; 
  • Checar a limpeza de áreas comuns;
  • Verificar a limpeza e o funcionamento dos elevadores;
  • Averiguar o funcionamento e necessidade de manutenção preventiva de equipamentos de uso comum no condomínio;
  • Encaminhar as reclamações dos moradores ao síndico;
  • Providenciar os materiais para a realização dos próprios serviços;
  • Controlar os horários de entrada e saída dos funcionários;
  • Delegar tarefas e supervisionar o cumprimento delas. 

Dessa forma, é certo dizer que o zelador é aquele que supervisiona as atividades, mas não é necessariamente quem faz a tarefa. Um zelador que é capaz de supervisionar e, ao mesmo tempo, colocar a mão na massa quando é necessário, possui o perfil ideal.

Serviços de limpeza

Bom, agora ficou mais fácil de entender a diferença, não é mesmo? Enquanto a zeladoria cuida da manutenção do condomínio supervisionando os serviços de uma forma geral, os funcionários contratados para a limpeza são aqueles que, de fato, farão a tarefa.

Por sua vez, os funcionários dos serviços de limpeza são responsáveis tanto pelas atividades diárias, quanto por aquelas mais esporádicas, como a lavagem de janelas, telhas, e, em alguns casos, da fachada (a depender do contrato assinado).

Confira as principais atividades:

  • Realiza a limpeza e higienização dos ambiente;
  • Realiza varrição de pisos e carpetes;
  • Lavagem de vidraças;
  • Remoção de lixo;
  • Limpeza de banheiros, salas e áreas de convivência;
  • Mantém móveis e objetos limpos e repõem os materiais de limpeza.

Na ASTER, o serviço de limpeza é diferenciado. Usamos o auxílio de QR Code para gerenciar as rotinas de trabalho e aumentar a qualidade na prestação, além de dar mais conforto aos clientes. Assim, por meio de aplicativo, os síndicos podem acompanhar o andamento das tarefas e os funcionários conseguem ver tudo o que precisam fazer nos ambientes naquele dia. Então, o serviço se torna mais inteligente.

Mas, por que tanta confusão envolvendo a zeladoria?

Acontece que, infelizmente, em alguns condomínios, os funcionários acumulam funções por conta da falta de pessoal para executar as atividades. Mas, isso pode ocasionar a queda na qualidade da prestação de serviços e risco de processos trabalhistas. Por isso, o ideal é que o síndico elabore um contrato de trabalho que especifique as funções de cada um dos contratados. Se o acúmulo de funções for uma coisa constante no seu condomínio, isso pode significar que está na hora de expandir a equipe de funcionários.

A ASTER pode ajudar

Para fugir do risco de processos trabalhistas pela acúmulo de funções, a terceirização pode ser a solução! Aqui, na ASTER, contamos com mais de mil funcionários treinados para executar funções como: limpeza, zeladoria, segurança, recepção, portaria, manutenção e muito mais. Atuamos na cidade de São Paulo em condomínios residenciais, comerciais e empresas. Então, entre em contato agora mesmo e peça um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa