Saiba quais são as diferenças entre o trabalho do zelador e do porteiro

Facilities
20/01/2022

Os cargos de zelador e porteiro são muito importantes para o bom funcionamento de um condomínio, porque eles atuam na linha de frente, em contato direto com visitantes, entregadores, prestadores de serviço e, também, são eles quem têm o maior contato com os moradores. 

Até por isso, alguns moradores podem confundir a função de cada um dos profissionais. Nesse post, vamos explicar quais são as atribuições de cada um deles para que não reste dúvidas!

Qual é a função do zelador?

Primeiramente, o zelador é quem tem contato direto com a administração do condomínio. Sendo assim, cabe a ele cumprir as determinações do síndico, gerir o trabalho de funcionários e zelar pelo bom andamento das demais atividades.

Então, suas tarefas são:

  • Supervisionar a reparação de instalações elétricas e hidráulicas;
  • Atuar na organização e no cumprimento de regras dentro do condomínio; 
  • Checar a limpeza de áreas comuns, como corredores;
  • Verificar a limpeza e o funcionamento dos elevadores;
  • Averiguar o funcionamento e necessidade de manutenção preventiva de equipamentos de uso comum no condomínio;
  • Encaminhar as reclamações dos moradores ao síndico;
  • Providenciar os materiais para a realização dos próprios serviços;
  • Controlar os horários de entrada e saída dos funcionários;
  • Delegar tarefas e supervisionar o cumprimento delas. 

O zelador é, portanto, o “braço direito” do síndico para as atividades operacionais do dia a dia de um condomínio. Além disso, ele também precisa ter conhecimento sobre prevenção a incêndios e acidentes.

Qual é a função do porteiro?

Por outro lado, o porteiro é responsável apenas pelo que diz respeito ao controle de acesso de portaria. Ou seja, ele não deve sair da portaria!

São atividades típicas do porteiro:

  • Controlar todas as visitas recebidas na portaria;
  • Atender ao interfone;
  • Identificar e cadastrar visitantes e entregadores;
  • Receber e fazer a triagem das correspondências aos moradores;
  • Transmitir as reclamações dos moradores ou trabalhadores (no caso do condomínio comercial) ao zelador ou ao síndico;
  • Registrar a entrada e a saída de equipamentos do edifício para manutenção.

O que não deve ser atividade de um zelador ou porteiro?

A verdade é que, infelizmente, em alguns condomínios, esses funcionários acumulam funções e acabam “absorvendo” múltiplas demandas, o que pode ocasionar a queda na qualidade da prestação de serviços e risco de processos trabalhistas. Por isso, o ideal é que o síndico elabore um contrato de trabalho que especifique as funções de cada um.

Veja alguns exemplos de atividades que não podem ser feitas por zeladores e porteiros:

  • Entrar nas unidades para prestar pequenos serviços e reparos aos moradores;
  • Lavar carro dos moradores, ainda que ganhando uma caixinha;
  • Assumir atividades condominiais que não estão dentro do seu escopo de trabalho. 

Como a ASTER pode ajudar

Se o seu condomínio precisa expandir a equipe de funcionários, nós podemos te ajudar! A ASTER atua em condomínios residenciais, comerciais e empresas na cidade de São Paulo oferecendo serviços de portaria, zeladoria, recepção, limpeza, manutenção e segurança. Nosso quadro de funcionários conta com mais de mil funcionários treinados, prontos para te atender. Peça um orçamento agora mesmo! 

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa