7 dicas para gerenciar uma equipe terceirizada

Facilities
26/10/2015

O universo corporativo já adotou a terceirização de serviços como uma estratégia para conquistar níveis de produtividade e flexibilidade mais altos, além de reduzir custos e garantir equipes especializadas, em todas as etapas da operação.

Atualmente, a terceirização tem se tornado uma prática bastante comum, especialmente em empresas que buscam direcionar seus recursos humanos e materiais, ao seu core business, delegando atividades secundárias a prestadores de serviços. Desta forma, é possível manter o foco no próprio negócio, por meio de uma gestão mais inteligente.

Esse processo também é incentivado pelas altas despesas relacionadas à contratação de colaboradores. Os encargos e os benefícios trabalhistas oneram muito a folha de pagamento, inviabilizando, muitas vezes, o aumento do quadro. Esse cenário permitiu que empresas se especializassem em determinados serviços, visando o atendimento das demandas do mercado.

Assim, a terceirização ganhou espaço e passou a fazer parte do planejamento de muitas organizações, como mecanismo que assegura a adaptabilidade e a possibilidade de expansão.

Conheça agora algumas dicas para conquistar bons resultados com a terceirização de serviços.

Como gerenciar uma equipe terceirizada

Gerenciar equipes terceirizadas não é uma tarefa simples, exige conhecimento, habilidade, organização e rotinas sistematizadas. Veja algumas dicas:

Contrate uma boa empresa terceirizada

O primeiro passo para uma solução eficiente de terceirização é escolher uma boa empresa do setor. Assim, antes da contratação, é fundamental solicitar certidões negativas tributárias, certificados de qualidade e referências, além de investigar a situação financeira da futura prestadora.

Tenha atenção aos detalhes do orçamento e a valores muito inferiores aos cobrados pelo mercado, que costumam ser sinais de problemas ou falta de cumprimento das obrigações legais. É interessante sempre solicitar as planilhas abertas de custos, para entender a composição de preço.

Após a definição da empresa, é preciso pedir, mensalmente, os comprovantes de pagamento de salários, benefícios, encargos e tributos, para garantir a idoneidade da operação conforme a legislação e certificar-se de que os profissionais terceirizados estejam recebendo todos os direitos trabalhistas.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Defina metas e indicadores de performance

Uma gestão com foco em produtividade deve garantir que colaboradores e equipes terceirizadas conheçam a estratégia e as expectativas da empresa. Assim, os objetivos macro devem ser desdobrados em metas individuais e coletivas, de forma que todos possam compreender claramente o que deve ser feito.

E para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e projetos, é essencial contar com indicadores de performance, para mensurar os resultados, bem como identificar e eliminar gargalos, perceber atrasos e perdas em qualidade. Com essas informações, é possível agir rapidamente e corrigir desvios.

Invista em comunicação

Quando os indicadores mostram problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é necessário avaliar, também, aspectos relacionados à gestão. A produtividade depende muito de um bom sistema de comunicação interna, por isso, é necessário orientar, compartilhar informações, esclarecer dúvidas, direcionar esforços, ouvir ativamente e colaborar para a solução de problemas. Cabe ao gestor ser também um comunicador competente.

Reforce a integração

Apesar dos impedimentos legais que cercam a gestão de equipes terceirizadas, é preciso reforçar a integração destes profissionais com a empresa. É importante que eles conheçam o histórico da organização, os produtos e serviços, compreendam o funcionamento da empresa e ainda estejam cientes de todas as regras e normas de conduta interna.

Assim, mesmo com as diferenças no modelo de trabalho, é possível engajar esses profissionais com os objetivos corporativos, criando um ambiente amistoso e colaborativo.

Organize treinamentos

Por conta das mesmas limitações previstas em lei, é preciso atentar para a questão dos treinamentos oferecidos às equipes terceirizadas, já que, em linhas gerais, é preciso montar turmas exclusivas para os prestadores e, novamente, cuidar para que não haja qualquer tipo de subordinação neste processo.

Mas, de qualquer forma, é importante preparar essas equipes para realizarem as tarefas contratadas. Esse treinamento deve ser planejado e executado em parceria com a empresa prestadora.

Adote práticas de valorização e reconhecimento

Reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade de qualquer equipe e, por isso, é importante reconhecer o empenho, a dedicação e as conquistas, além de valorizar o talento e a competência. Estas práticas favorecem o engajamento e também a construção de relações onde todos ganham, como devem ser as parcerias de trabalho.

Tenha cuidado com a subordinação

É preciso lembrar que o sucesso da terceirização de serviços está intimamente relacionado à gestão. É fundamental suportar, supervisionar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas. Mas é importante atentar para a questão da subordinação, que é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no país. Um profissional terceirizado não é subordinado direto, mas sim, um prestador de serviços. É uma relação de trabalho diferente, que deve ser vista como uma parceria.

Vale lembrar que quando se estabelece a subordinação, o profissional terceirizado pode requerer na justiça o vínculo empregatício com a contratante que, em linhas gerais, oferece salários maiores e benefícios melhores, gerando, assim, grandes despesas. Por isso, é essencial adotar uma gestão capaz de construir relações diferentes entre colaboradores e equipes terceirizadas, mas de forma harmônica e produtiva.

Os serviços terceirizados mais procurados

Atualmente, há uma série de possibilidades para a terceirização de serviços, de modo a atender diversas demandas do mercado. Dentre os mais comuns tradicionais, estão os de limpeza, recepção, manutenção predial e portaria.

Com o avanço das soluções tecnológicas, hoje já é possível contar também com novos conceitos, como o serviço de uma portaria remota que, por meio de uma central à distância, monitora e gerencia os acessos, adotando procedimentos padrão de controle. Alguns benefícios podem ser citados neste caso, já que essa modalidade garante uma sensível redução nos custos mensais, reduz o número de reclamações trabalhistas e ainda minimiza os problemas de mão de obra.

Neste sentido, a segurança patrimonial também é um serviço bastante requisitado, exatamente por exigir uma grande especialização de suas equipes.

Em muitas situações, o mais adequado é contratar uma consultoria, para que esses profissionais desenvolvam e implantem um sistema de segurança mais adequado às necessidades e riscos do negócio. Esse sistema pode incluir equipes armadas ou desarmadas, instalação de câmeras, alarmes e segurança perimetral, por exemplo.

Outras atividades que exigem conhecimentos técnicos diferenciados e especialização, também entram para a lista dos serviços terceirizados, que são contratados por empresas que visam profissionalizar essas etapas da operação.

Neste contexto, os serviços de TI estão entre os mais procurados e envolvem situações como a implantação de softwares de gestão e sistemas integrados, até o fornecimento de infraestrutura, manutenção e suporte.

As empresas de RH também prestam diversos serviços, como recrutamento e seleção, elaboração de treinamentos e suporte às práticas relacionadas à gestão de pessoas. E ainda, as agências de marketing, contratadas para definição de estratégias para fomentar a imagem, atuar na atração e fidelização de clientes e colaborar para os bons resultados corporativos.

É importante compreender que a terceirização, por si só, não é a solução de todos os problemas e sim parte de uma estratégia maior, que visa a construção de uma operação ágil, flexível, capaz de se adequar às mudanças do mercado.

Para isso, é preciso estar próximo às equipes terceirizadas, reconhecendo os problemas, otimizando processos, compartilhando informações e conhecimento, buscando oportunidades para criar um clima produtivo, com foco em resultados e contando com parcerias engajadas.

A terceirização de serviços já acontece em sua empresa? Na sua opinião, quais as práticas de gerenciamento mais eficazes? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus comentários!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa