Descubra as qualificações e atribuições de um bom zelador

Condomínios
13/06/2016

O trabalho do zelador é essencial para o bom funcionamento de qualquer condomínio. Braço direito do síndico, esse profissional deve atuar como um verdadeiro gerente, cabendo a ele a supervisão do trabalho de porteirs, garagistas, vigilantes, faxineiros e demais funcionários a ele subordinados.

Também cabe ao zelador a assessoria ao síndico ou à administração do condomínio, a quem deve auxiliar nas funções administrativas que se fizerem necessárias. Como o exercício das funções do zelador colocam esse funcionário em contato permanente com condôminos, visitantes e prestadores de serviços, também é essencial que ele tenha habilidade no trato com as pessoas.

Como você já deve ter notado só por essa introdução, o zelador deve possuir características especiais. E são essas características que você deve buscar na hora da contratação! Que tal conhecê-las? Então acompanhe:

Qualidades do zelador

Levando em conta as funções que precisa desempenhar no dia a dia, é essencial que um zelador tenha:

Liderança

Antes de tudo, o zelador será responsável por liderar uma equipe garantindo que as rotinas de um condomínio funcionem adequadamente. Quanto maior o porte do condomínio e o tamanho da equipe, maior a necessidade de liderança. Liderar significa influenciar positivamente as pessoas no sentido de fazer o que precisa ser feito. “Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança”. – Klaus Balkenhol, cavaleiro alemão.

Leia também: 5 motivos para contratar um zelador

Pro atividade e dedicação

Como todo bom gerente, um bom zelador deve ser proativo, não se eximindo de auxiliar os demais funcionários do condomínio em suas funções quando há acúmulo de tarefas. Da mesma forma que um gerente atento de lanchonete não se furta a atender no balcão quando há excesso de clientes, por exemplo, o bom zelador também deve estar pronto ajudar o pessoal de portaria quando há aumento excessivo no fluxo de pessoas. Ao mesmo tempo, ele deve ser um funcionário dedicado e prestativo, que saiba cumprir com esmero suas funções, sempre dentro dos limites de suas atribuições.

Discrição e ética

O zelador é um funcionário que, direta ou indiretamente, acaba participando da intimidade do condomínio, especialmente por circular por todas as dependências, mantendo contato com condôminos e funcionários em geral. Sendo assim, é natural que esse profissional tenha contato com pessoas, correspondências e objetos que não dizem respeito a ele. E é por isso que uma qualidade essencial de um bom zelador é saber manter a discrição com relação à vida particular dos condôminos, adotando um comportamento extremamente ético diante das pessoas e das propriedades alheias.

Firmeza e trato

É fundamental que o zelador tenha pulso firme diante dos funcionários e mesmo perante os condôminos, característica absolutamente essencial para que consiga fazer cumprir suas tarefas, as normas e os procedimentos do condomínio. Ao mesmo tempo, como um condomínio é um universo de pessoas de todas as idades, com características, preferências e comportamentos diversos, o zelador precisa ter flexibilidade e desenvoltura no trato pessoal.

E além dos próprios condôminos, também fazem parte da vida de um condomínio os funcionários, os visitantes e os prestadores de serviços, com quem o zelador tem contato contínuo. Eventualmente, podem ocorrer situações de conflito que o zelador deve mediar, como quando alguém ocupa uma vaga de garagem indevidamente. A verdade é que, em todas as situações, o zelador deve demonstrar habilidade para lidar com as pessoas, sem perder a autoridade da função, mas também sem agir de maneira inadequada.

Capacitação mínima

Diante da responsabilidade das atribuições que exerce, o zelador não deve ser um funcionário qualquer, improvisado na função. É necessário, portanto, que ele tenha no mínimo o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação escrita e verbal. Além disso é fundamental que tenha conhecimentos de elétrica e mecânica e/o experiência com manutenção, além de noções sobre segurança e limpeza.

Quer contratar um zelador profissional? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.

Atribuições do zelador

Como principais atribuições do zelador, podemos citar as seguintes:

  1. Verificar diariamente elevadores, sistemas de iluminação, sistema de interfonia, sistemas de segurança (alarmes e câmeras), portões e demais itens que dizem respeito à segurança do condomínio;
  2. Inspecionar as dependências do condomínio em vários horários diferentes do dia e providenciar os devidos reparos em casos de constatação de defeitos;
  3. Manter o síndico informado sobre quaisquer acontecimentos relevantes;
  4. Acionar a polícia ou os bombeiros em caso de necessidade;
  5. Supervisionar todos os trabalhos nas áreas comuns do condomínio, sejam relacionados à limpeza ou à manutenção;
  6. Zelar pela segurança de condôminos, visitantes, prestadores de serviços e do patrimônio do condomínio;
  7. Distribuir correspondências;
  8. Fazer cumprir as normas estabelecidas na convenção do condomínio, cuidando para que sejam obedecidas por todos, incluindo funcionários, condôminos, visitantes e prestadores de serviços;
  9. Fazer o acompanhamento de mudanças que chegam ou que saem do condomínio, cuidando para preservar as instalações;
  10. Supervisionar os serviços de reparo, de manutenção e limpeza que ocorram nas partes comuns do condomínio;
  11. Acionar os órgãos públicos competentes para denunciar irregularidades que possam ocasionar prejuízos ou colocar em risco as pessoas e o patrimônio do condomínio;
  12. Receber representantes do poder público em inspeções e fiscalizações;
  13. Manter a ordem geral do condomínio.
  14. Liderar a equipe que trabalha no condomínio.

Contratação do zelador

Como não poderia ser diferente, a pressa acaba se tornando inimiga da seleção de profissionais. Portanto, por maior que seja a urgência na contratação de um bom zelador, jamais se deixe levar pelas aparências e nunca deixe de verificar currículos, referências e até mesmo antecedentes criminais dos candidatos. Lembre-se, afinal, de que esse funcionário terá pleno acesso a todas as áreas e pessoas do condomínio.

Outro erro muito comum no momento da seleção é pretender que um zelador que tenha a devida qualificação para a função possa ser contratado por um salário incompatível. Assim, oferecer salários dignos da responsabilidade exigida pela atividade favorece bastante a possibilidade de contratação de um profissional de zeladoria qualificado. Por outro lado, buscar o auxílio de empresas de Recursos Humanos e até ouvir amigos e condôminos pode dar acesso a um bom profissional. Chegando ao condomínio sob indicação de alguém, o candidato já tem um voto a favor no quesito confiabilidade, podendo-se, assim, acelerar o processo de seleção.

E como a contratação de um zelador exige a observância de várias questões relacionadas a suas qualidades pessoais e à sua capacidade para executar com eficiência as funções que a ele serão atribuídas, acaba não sendo muito fácil encontrar candidatos já prontos, que apresentem todas as características desejadas. Diante disso, uma alternativa consiste em contratar um profissional que não tenha tanta qualificação, mas que possa ser treinado para a função. Mas isso certamente demandaria tempo e investimento em cursos e no próprio salário durante o treinamento.

A ASTER pode ajudar

Uma boa saída, que favorece bastante a contratação de um profissional experiente, bem treinado e que apresente excelentes características pessoais e profissionais é recorrer a uma empresa terceirizada que ofereça esse tipo de serviço. Como essas empresas se encarregam da seleção dos funcionários que ofertam ao mercado e também oferecem a eles treinamento completo e especializado, a contratação pode ocorrer de maneira muito mais rápida e prática dessa forma.

Além disso, a terceirização pode ser uma opção interessante para reduzir custos condominiais. Não acredita? Veja no post completo.

A ASTER, por exemplo, é especialista na terceirização de facilities, dentre os quais o serviço de zeladoria faz parte. A equipe conta com profissionais de alta qualidade, aptos para atender a todos os tipos de condomínio. Então, se você quiser qualificar o seu empreendimento, entre em contato e solicite um orçamento deste serviço.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa