Boas práticas para a redução dos resíduos de lixo

Blog
07/09/2021

Aprenda a diminuir os resíduos de lixo

A ASTER apoia o Dia Mundial da Limpeza e, por isso, no dia 18/9, vamos participar de um drive-thru de coleta de resíduos, lixo eletrônico, aerosol, lâmpadas, isopor e papel, que acontecerá no Alto de Pinheiros. Mais detalhes de como no final desse post.  

Motivados por essa iniciativa ambiental, nas próximas linhas, vamos dar algumas dicas de como você pode reduzir os resíduos do lixo em sua casa, empresa ou condomínio. Então confira!

Adote a coleta seletiva

Idealmente, o mais correto seria incorporar a coleta seletiva nas rotinas do condomínio, seguindo as regras abaixo de separação:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Marrom: resíduos orgânicos

Mas uma boa forma de começar é manter dois lixos: 

  • Um para resíduos orgânicos
  • Outro lixo para recicláveis, que após a coleta passaria por uma triagem de separação.

Assim, é possível dar o destino correto para cada um deles.

Dê o destino correto

Existem muitos resíduos que não podem ser despejados no lixo comum e que precisam de tratamento especial. Isso porque, quando expostos na natureza, liberam toxinas que afetam o meio ambiente e são de difícil decomposição, como:

  • Pilhas
  • Baterias
  • Lâmpadas
  • Termômetros

Por isso, nunca jogue estes materiais no lixo comum!

Procure um ponto de descarte na sua região. 

Diminua o consumo

Se a sua intenção é produzir menos resíduos de lixo, nada melhor do que consumir menos produtos. Comprar por impulso é algo muito comum, mas que causa grandes impactos à natureza. Então, pense bem antes de adquirir algo e avalie se aquilo é realmente necessário. Além de economizar, você estará ajudando o meio ambiente!

Priorize produtos em refil e a granel

Se você quer ser mais sustentável, e diminuir a sua produção de resíduos, então opte por produtos a granel ou em refil. Produtos vendidos nesses formatos tendem a ser mais baratos, justamente pela ausência (ou redução) de embalagem, que diminui os danos ao meio ambiente!

Faça compostagem doméstica

Fazer a compostagem de restos de comida em casa é uma solução para a reduzir os resíduos orgânicos e o volume de lixo que é encaminhado para aterros e lixões todos os dias. Além disso, é uma boa opção de adubo orgânico para plantas e hortas. 

Recicle o lixo eletrônico no Dia Mundial da Limpeza

O lixo eletrônico também é um dos grandes vilões do meio ambiente. Um estudo realizado em 2017 intitulado The Global E-Waste Monitor mostrou que daquele ano até o ano de 2021, serão produzidos até 52 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Porém, o estudo diz que apenas 20% de todo lixo eletrônico recebe tratamento adequado e é reciclado.

Então é muito importante cuidar do lixo eletrônico. Para isso, você pode depositar em pontos de descarte instalados pela sua cidade de forma correta. Mas, também existe a opção de devolução ao fabricante, disponível nas grandes empresas de eletrônicos.

Além disso, você pode participar de campanhas de coleta que visam diminuir o descarte na natureza. É por isso que todo ano, no Dia Mundial da Limpeza, a ASTER se une a parceiros, como a SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, na Campanha de Coleta do Lixo Eletrônico e outros resíduos.

Em 2020, a campanha recolheu 10 toneladas de lixo eletrônico e foi um sucesso. Repetindo a fórmula, em 2021, faremos novamente a campanha drive thru, em que os participantes não precisarão sair de seus carros para deixar os resíduos, por questão de segurança em decorrência da pandemia.

Assim, o evento deste ano acontece no dia 18 de setembro, das 9h às 17h, na Local Imóveis. Então não fique de fora, marque na sua agenda e venha ajudar o meio ambiente!

Serviço

  • Data: Sábado – 18/09/2021
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: Local Imóveis
  • Endereço: Av Pedroso de Morais 2646 – Alto de Pinheiros – São Paulo