Boas práticas para a redução dos resíduos de lixo

Blog
07/09/2021

Aprenda a diminuir os resíduos de lixo

A ASTER apoia o Dia Mundial da Limpeza e, por isso, participa e organiza eventos para coleta de resíduos, lixo eletrônico, aerosol, lâmpadas, isopor e papel, em Alto de Pinheiros.

Motivados por essa iniciativa ambiental, nas próximas linhas, vamos dar algumas dicas de como você pode reduzir os resíduos do lixo em sua casa, empresa ou condomínio. Então confira!

Adote a coleta seletiva

Idealmente, o mais correto seria incorporar a coleta seletiva nas rotinas do condomínio, seguindo as regras abaixo de separação:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Marrom: resíduos orgânicos

Mas uma boa forma de começar é manter dois lixos: 

  • Um para resíduos orgânicos
  • Outro lixo para recicláveis, que após a coleta passaria por uma triagem de separação.

Assim, é possível dar o destino correto para cada um deles.

Dê o destino correto

Existem muitos resíduos que não podem ser despejados no lixo comum e que precisam de tratamento especial. Isso porque, quando expostos na natureza, liberam toxinas que afetam o meio ambiente e são de difícil decomposição, como:

  • Pilhas
  • Baterias
  • Lâmpadas
  • Termômetros

Por isso, nunca jogue estes materiais no lixo comum!

Procure um ponto de descarte na sua região. 

Diminua o consumo

Se a sua intenção é produzir menos resíduos de lixo, nada melhor do que consumir menos produtos. Comprar por impulso é algo muito comum, mas que causa grandes impactos à natureza. Então, pense bem antes de adquirir algo e avalie se aquilo é realmente necessário. Além de economizar, você estará ajudando o meio ambiente!

Priorize produtos em refil e a granel

Se você quer ser mais sustentável, e diminuir a sua produção de resíduos, então opte por produtos a granel ou em refil. Produtos vendidos nesses formatos tendem a ser mais baratos, justamente pela ausência (ou redução) de embalagem, que diminui os danos ao meio ambiente!

Faça compostagem doméstica

Fazer a compostagem de restos de comida em casa é uma solução para a reduzir os resíduos orgânicos e o volume de lixo que é encaminhado para aterros e lixões todos os dias. Além disso, é uma boa opção de adubo orgânico para plantas e hortas. 

Recicle o lixo eletrônico no Dia Mundial da Limpeza

O lixo eletrônico também é um dos grandes vilões do meio ambiente. Um estudo realizado em 2017 intitulado The Global E-Waste Monitor mostrou que daquele ano até o ano de 2021, serão produzidos até 52 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Porém, o estudo diz que apenas 20% de todo lixo eletrônico recebe tratamento adequado e é reciclado.

Então é muito importante cuidar do lixo eletrônico. Para isso, você pode depositar em pontos de descarte instalados pela sua cidade de forma correta. Mas, também existe a opção de devolução ao fabricante, disponível nas grandes empresas de eletrônicos.

Além disso, você pode participar de campanhas de coleta que visam diminuir o descarte na natureza. É por isso que todo ano, no Dia Mundial da Limpeza, a ASTER se une a parceiros, como a SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, na Campanha de Coleta do Lixo Eletrônico e outros resíduos. Em breve, anunciaremos a data do evento de 2023. Fique ligado!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa