Boas práticas para a redução dos resíduos de lixo

Blog
07/09/2021

Aprenda a diminuir os resíduos de lixo

A ASTER apoia o Dia Mundial da Limpeza e, por isso, participa e organiza eventos para coleta de resíduos, lixo eletrônico, aerosol, lâmpadas, isopor e papel, em Alto de Pinheiros.

Motivados por essa iniciativa ambiental, nas próximas linhas, vamos dar algumas dicas de como você pode reduzir os resíduos do lixo em sua casa, empresa ou condomínio. Então confira!

Adote a coleta seletiva

Idealmente, o mais correto seria incorporar a coleta seletiva nas rotinas do condomínio, seguindo as regras abaixo de separação:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Marrom: resíduos orgânicos

Mas uma boa forma de começar é manter dois lixos: 

  • Um para resíduos orgânicos
  • Outro lixo para recicláveis, que após a coleta passaria por uma triagem de separação.

Assim, é possível dar o destino correto para cada um deles.

Dê o destino correto

Existem muitos resíduos que não podem ser despejados no lixo comum e que precisam de tratamento especial. Isso porque, quando expostos na natureza, liberam toxinas que afetam o meio ambiente e são de difícil decomposição, como:

  • Pilhas
  • Baterias
  • Lâmpadas
  • Termômetros

Por isso, nunca jogue estes materiais no lixo comum!

Procure um ponto de descarte na sua região. 

Diminua o consumo

Se a sua intenção é produzir menos resíduos de lixo, nada melhor do que consumir menos produtos. Comprar por impulso é algo muito comum, mas que causa grandes impactos à natureza. Então, pense bem antes de adquirir algo e avalie se aquilo é realmente necessário. Além de economizar, você estará ajudando o meio ambiente!

Priorize produtos em refil e a granel

Se você quer ser mais sustentável, e diminuir a sua produção de resíduos, então opte por produtos a granel ou em refil. Produtos vendidos nesses formatos tendem a ser mais baratos, justamente pela ausência (ou redução) de embalagem, que diminui os danos ao meio ambiente!

Faça compostagem doméstica

Fazer a compostagem de restos de comida em casa é uma solução para a reduzir os resíduos orgânicos e o volume de lixo que é encaminhado para aterros e lixões todos os dias. Além disso, é uma boa opção de adubo orgânico para plantas e hortas. 

Recicle o lixo eletrônico no Dia Mundial da Limpeza

O lixo eletrônico também é um dos grandes vilões do meio ambiente. Um estudo realizado em 2017 intitulado The Global E-Waste Monitor mostrou que daquele ano até o ano de 2021, serão produzidos até 52 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Porém, o estudo diz que apenas 20% de todo lixo eletrônico recebe tratamento adequado e é reciclado.

Então é muito importante cuidar do lixo eletrônico. Para isso, você pode depositar em pontos de descarte instalados pela sua cidade de forma correta. Mas, também existe a opção de devolução ao fabricante, disponível nas grandes empresas de eletrônicos.

Além disso, você pode participar de campanhas de coleta que visam diminuir o descarte na natureza. É por isso que todo ano, no Dia Mundial da Limpeza, a ASTER se une a parceiros, como a SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, na Campanha de Coleta do Lixo Eletrônico e outros resíduos. Em breve, anunciaremos a data do evento de 2023. Fique ligado!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa