5 dicas de sustentabilidade no condomínio

Henrique Neto

Condomínios
03/09/2018

A necessidade de aderir a novas práticas sustentáveis já é uma realidade no mundo inteiro. Como não podia ser diferente, nos condomínios, o assunto é recorrente e a busca por ideias para aplicar aumenta a cada dia.

Tendo em vista esta demanda, resolvemos trazer algumas dicas de sustentabilidade para usar no seu condomínio. Lembre-se de discuti-las nas reuniões de moradores e assembleias.

Coleta seletiva e reciclagem

O primeiro passo da reciclagem é a coleta seletiva feita pelos moradores com organização e supervisão do síndico.

Mas para isso, o condomínio pode realizar palestras educativas para ensinar os passos importantes como a separação de cada tipo de material, a lavagem das embalagens e o depósito do lixo nos recipientes corretos.

Coletores de lixo reciclável devem ser providenciados pelo condomínio para receber todo o material. Após este processo, chega a hora de fazer a reciclagem.

A reutilização dos recursos para a concepção de novos objetos traz benefícios econômicos e sustentáveis e contribui com o meio ambiente.

O ideal é firmar parceria com uma empresa especializada em reciclagem para fazer o recolhimento e o processo de tratamento do lixo. Mas, se não for possível, a própria prefeitura pode recolher.

Reaproveitar os descartáveis se tornou uma prática cada vez mais comum, impactando positivamente e beneficiando o planeta.

Se você ainda não pratica em seu condomínio, não perca tempo e comece agora.

Descarte do óleo de cozinha

O óleo é um material problemático para o meio ambiente. Quando despejado nos rios, apenas 1 litro da substância é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água. Um prejuízo incalculável para a vida no planeta.

A situação fica ainda pior quando o descarte indevido é feito nos condomínios. Isso porque, além de contribuir com a poluição, pode causar entupimentos e degradação da tubulação do prédio.

Mas o combate ao descarte incorreto de óleo pode ser feito de maneira simples. Antes de mais nada, instrua e reforce aos moradores a necessidade de fazer o descarte consciente.

Para isso, você pode realizar reuniões e palestras educativas. Outra opção viável é elaborar materiais educativos e distribuir aos condôminos para reafirmar a importância do assunto.

Feito isso, instrua os moradores a armazenar o óleo frio em garrafas pet e designe um local para guardar o material no condomínio.

Depois disso, é só procurar empresas especializadas que fazem o tratamento e a reciclagem para transformá-lo em tintas, verniz e até mesmo ração para animais.

A iniciativa ajuda o meio ambiente, combate os prejuízos nas instalações do condomínio e ainda mostra aos moradores e à comunidade a preocupação com o planeta.

Utilize ecobags

As ecobags tornaram-se populares após a implementação da lei em São Paulo que impede os estabelecimentos de disponibilizarem sacolas plásticas gratuitamente.

Tendo em vista a necessidade de carregar um alto volume de produtos, principalmente na saída de supermercados, as ecobags apareceram como solução prática e sustentável.

Elas são feitas com materiais que respeitam o meio ambiente, como algodão, por exemplo, e permitem a reutilização para o consumo em diversas situações. Podem ser lavadas para manter a higiene e a comodidade no reuso.

Outra vantagem importante das ecobags é que elas são capazes de suportar mais peso do que as sacolas plásticas comuns.

O uso de uma sacola ecológica substitui até 8 convencionais e dura em média 5 anos.

Diminuir o uso da sacola plástica além de ajudar o meio ambiente, gera economia.

Lâmpadas de LED

A instalação de lâmpadas de LED traz economia ao condomínio de até 75%. É uma prática sustentável que tem sido adotada por todo o mundo.

Além de poupar o consumo energético e reduzir os custos, elas ajudam na melhoria do ambiente, já que não esquentam e deixam o lugar agradável.

Outro ponto positivo é a vida útil destes modelos que diminuem a necessidade de manutenção. Portanto, se você ainda não adotou esta prática, comece agora.

E se quiser mais dicas de economia de energia em seu condomínio, leia o artigo com 11 dicas para economizar energia.

Limpeza ecológica

A limpeza é uma prática importante pois se trata de saúde e bem-estar para o convívio. Existem práticas que podem ajudar nesta tarefa e têm impacto positivo para o meio ambiente.

É o caso da substituição de produtos de limpeza industrializados pelos naturais. As opções mais tradicionais tendem a conter elementos tóxicos e químicos em sua composição que, ao longo dos anos, degradam a saúde e a natureza.

Isso porque eles misturam compostos químicos não biodegradáveis que, quando descartados nas tubulações e encanamentos, vão parar nos rios. Eles contaminam a água, interferem na vida de várias espécies, e dificultam o tratamento.

Tudo isso pode ser evitado. Em muitos casos, a solução pode estar dentro de casa mesmo sem o seu conhecimento.

Listamos alguns ingredientes básicos que ajudam na limpeza e não agridem o meio ambiente:

1. Vinagre branco;

2. Bicarbonato de sódio;

3. Detergente neutro;

4. Sabão glicerinado em barra;

5. Óleo de eucalipto.

Muitas receitas podem ser feitas a partir destes produtos que te ajudarão a diminuir o consumo das substâncias industrializadas. Utilize-os em conjunto com essências naturais para perfumar o ambiente e passe a ter uma rotina de limpeza mais ecológica e sustentável.

A Aster é especialista em terceirização do serviço de limpeza condominial. Há 15 anos no mercado, o trabalho realizado busca atender todas as necessidades dos clientes com responsabilidade ambiental e a qualidade que você busca.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa