Por que a terceirização é uma ótima opção para reduzir custos?

Facilities
26/05/2020

Foto de duas pessoas apertando as mãos para simbolizar um acordo de terceirização.

A cada dia, mais empreendedores e síndicos veem a terceirização como uma boa alternativa para as empresas e condomínios. Isso acontece porque, ao contratar os serviços terceirizados, os gestores se tornam capazes de manter o foco em sua atividade principal e, ao mesmo tempo, garante benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.

Muitos são os benefícios da terceirização. Mais qualidade nas operações, maior produtividade nas principais áreas de atuação, otimização do tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da organização.

Quer saber o motivo pelo qual a terceirização possibilita uma importante diminuição nos gastos? Tem interesse em terceirizar os serviços da sua empresa ou condomínio e quer conhecer mais sobre o assunto? Nesse post falaremos sobre os seguintes pontos:

Então, boa leitura!

O que é a terceirização?

A terceirização é uma atividade em que se repassa para um terceiro o cumprimento ou manutenção de um serviço. Ou seja, terceirizar significa delegar determinadas atividades para que outras pessoas ou empresas as realizem.

Quem terceiriza atividades contrata um prestador de serviço para realizar um processo, que geralmente não deve estar relacionado ao objeto principal da empresa. Dessa forma, uma atividade terceirizada pode garantir que a empresa ou condomínio consiga atingir seus objetivos profissionais de forma mais eficaz.

No entanto, para que se tenha eficiência, é necessário verificar de forma criteriosa os contratos sociais das empresas contratadas, verificando as cláusulas que designam os seus objetos sociais, para assim conhecer as áreas que são possíveis de terceirização e não ter preocupações no futuro.

>>>Leia também: Quais são os documentos necessários para contratar uma empresa terceirizada?

Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?

Há quem pense que terceirizar uma atividade é algo complexo, porém todo gestor tem a possibilidade de contratar um serviço terceirizado.

Geralmente, os que mais procuram a terceirização são aqueles que não possuem estrutura ou conhecimento técnico para operacionalizar uma determinada atividade ou não querem ter dor de cabeça com atividades auxiliares que demandam tempo e gastos desnecessários.

Outro ponto importante de ser frisado: a terceirização que se relaciona de forma direta com a atividade-fim não está ainda devidamente regularizada legalmente. Por outro lado, quando se isola e define corretamente a atividade-fim, todas as outras atividades podem ser terceirizadas.

É evidente que antes de se terceirizar uma atividade, é preciso uma boa análise por parte do gestor com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurada uma relação de emprego com os funcionários da terceirizada.

É necessário sempre ter em mente que, se houver uma subordinação direta entre empregados e a empresa tomadora de serviços, a situação poderá ser caracterizada como ilicitude da terceirização. Dessa forma, existindo uma demanda trabalhista partindo do empregado terceirizado, a tomadora dos serviços poderá se tornar responsável pelos débitos trabalhistas que a prestadora deixar de pagar aos funcionários.

É fundamental, portanto, investigar, antes de contratar, a empresa de terceirização. Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comerciais e financeiras, ações trabalhistas em cursos, certificações de qualidade (ISO:9001, por exemplo) e planilhas de custos abertas para entender a composição de preços.

Para terceirizar serviços como segurança, por exemplo, verifique se a empresa prestadora está devidamente regularizada junto ao Ministério da Justiça. Exija certificados como o CRS, que identifica as empresas de segurança aptas a prestar bons serviços sob fiscalização da Polícia Federal.

Quais setores podem ser terceirizados?

Vários setores podem ser terceirizados, como os de limpeza, recepção, facilities, segurança, manutenção, logística, infraestrutura e outros. Ademais, não são só as novas empresas que podem optar por esse tipo de serviço, mas qualquer uma que deseje maior agilidade nos serviços e redução nos custos. Por essas facilidades que estão se tornando cada vez mais claras, vemos muitos empreendedores aderindo à terceirização de serviços.

A terceirização de segurança, por exemplo, é algo extremamente comum e bastante eficiente. O setor de segurança privada no Brasil é rigidamente controlado pela Polícia Federal, que exige reciclagem periódica dos vigilantes e controle e manutenção constante das armas e munições. Incorporar essas rotinas burocráticas dentro de uma organização não especializada para o fim de segurança torna-se algo muito ineficiente. Portanto, a terceirização se mostra como a melhor opção.

Como se dá a redução dos custos com a terceirização?

Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é a redução de custos, que se associa à diminuição de riscos com ações trabalhistas e outras atividades, como seleção e recrutamento.

Terceirizando as atividades, empresas e condomínios podem gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista pode ser reduzido e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa terceirizada é especialista naquela atividade, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Quer fazer a terceirização dos serviços de sua empresa ou condomínio? Baixe nosso Guia Completo da Terceirização da Equipe de Serviços e aprenda como fazer.

Quais outros pontos garantem a redução de custos?

Otimização do tempo

Outro benefício da terceirização é a otimização do tempo que ela proporciona. Uma melhor divisão do trabalho juntamente com mais qualidade e especialização proporcionam melhor gerenciamento do tempo.

Ademais, passam a ser de responsabilidade dos terceirizados processos complexos que demandam muito tempo. Por exemplo: preocupação com as condições de trabalho de uma empresa e a contratação de funcionários.

Mais eficácia nas áreas de atuação da empresa

Quando se terceiriza, as preocupações com serviços secundários diminuem. Assim, torna-se possível guardar toda a energia e dedicação de tempo e voltar-se para as áreas de atuação do próprio negócio.

Mais qualidade do serviço

Um outro grande benefício é a especialização de funcionários, que são mais qualificados e experientes quando terceirizados. Benefício que só se comprova quando a empresa terceirizada escolhida é referência no setor, como a ASTER.

Portanto, na hora de fazer a sua pesquisa para a terceirização, leve em consideração a política de treinamentos e capacitação dessas empresas. Busque por um parceiro que está sempre buscando se adequar às tendências do mercado para fazer a melhor escolha.

Maior crescimento

Juntando a melhora na qualidade de serviço, a otimização do tempo e o maior foco na atividade-fim, é bem claro que quem investe em serviços terceirizados tende a crescer e se desenvolver.

No cenário competitivo do mundo moderno, terceirizar um serviço passou a ser sinônimo de mais produtividade e qualidade. Essa prática está cada vez mais comum entre as empresas e condomínios, sejam grandes, médios ou pequenos, visto que todos buscam reduzir os custos e melhorar suas atividades com um serviço eficaz.

E então, depois de ficar sabendo de todas essas vantagens, está pensando em terceirizar serviços?

Se quiser se aprofundar ainda mais no tema, baixe também o Novíssimo Guia de Terceirização para Condomínios. Mas, se já estiver fazendo a sua pesquisa para escolher a melhor empresa, entre em contato agora mesmo e conheça todos nossos serviços!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa