9 recomendações de segurança para shopping centers

Shopping Center
13/09/2023

Foto de um câmera de segurança de shopping

Uma das maiores preocupações na administração de um shopping center é com relação à segurança dos clientes e lojistas. Por se tratar de um ambiente com grande circulação de pessoas e que abriga lojas com itens de valor, muitas vezes, os shoppings atraem a atenção dos bandidos. Por isso, neste post, listamos algumas recomendações para garantir a segurança dos shopping centers.

Como garantir a segurança de shopping centers?

Furtos, assaltos em lojas, acidentes envolvendo estruturas, incêndios, mal súbitos, entre outras coisas, são situações que podem colocar em risco os clientes e lojistas dos shoppings. Para mitigar as consequências dessas ocorrências, o shopping deve seguir as dicas a seguir:

1- Adotar um sistema de monitoramento com câmeras inteligentes

Os sistemas de monitoramento por câmeras com recurso de inteligência capazes de gerar “alertas” para a Central de Monitoramento são fundamentais para a segurança dos shoppings. Através das câmeras podemos identificar com mais segurança as movimentações suspeitas nas dependências do empreendimento e, até mesmo, nos arredores, atuando nos procedimentos de segurança preventivos ou acionando imediatamente a polícia, dependendo da situação.

Mas, para que esse monitoramento seja efetivo, precisamos posicionar as câmeras em pontos estratégicos, como entradas, saídas, estacionamento e locais de grande movimentação. Recomenda-se que as câmeras possuam recursos de inteligência embarcada ou na nuvem, como por exemplo, a capacidade de gerar um alerta ao identificar uma pessoa andando no mall ou no estacionamento durante a madrugada. 

Além disso, é importante que essas câmeras fiquem ativas 24h por dia, registrando as imagens e armazenando as informações em um banco de dados na nuvem. Dessa forma, mesmo que uma ação aconteça quando o shopping estiver fechado, poderemos identificar suspeitos e eles não poderão tomar posse dos registros.

2- Montar uma central de monitoramento, se possível blindada

Os profissionais que fazem o monitoramento do shopping precisam ter um ambiente calmo e, sobretudo, seguro para trabalhar. Por isso, é recomendável que estejam em uma central de monitoramento a prova de balas e invasão, já que no momento da ação, os bandidos podem querer render o profissional e desativar as câmeras para agir livremente, sem serem identificados.

3- Contratar vigilantes VSPP 

Os vigilantes VSPP (Vigilante de segurança pessoal privada) são profissionais com treinamentos regulares e certificação da Polícia Federal para garantir a segurança dos civis em momentos de tensão.

Para reduzir custos, é comum um shopping center contratar vigilantes VSPP apenas para alguns momentos do dia, mas em outros ter a presença de profissionais que não têm a devida capacitação técnica. A economia acaba se transformando em um problema, quando bandidos se aproveitam dessa vulnerabilidade para praticar seus delitos.

A recomendação é sempre investir em profissionais treinados e capacitados para atuar com maior eficácia nas eventuais situações de risco.

4- Monitorar o estacionamento

O estacionamento é um dos maiores pontos de atenção em relação à segurança no shopping. É um local estratégico e por isso precisa ser monitorado e acompanhado de perto, pelo sistema de monitoramento e também pelos vigilantes VSPP em suas rondas periódicas. 

O ideal é criar uma rotina em que os profissionais circulem pelo estacionamento, bem como, atuem preventivamente de modo inteligente em função dos alertas gerados pelas câmeras inteligentes na Central de Monitoramento 24 horas. Por exemplo, as câmeras identificam uma pessoa suspeita e os seguranças fazem uma aproximação preventiva.

Para ganhar produtividade, as rondas de vigilância motorizada nos estacionamentos podem ser realizadas com moto elétrica ou segway. Uma situação típica desse tipo de monitoramento  é a identificação de crianças e animais trancados no carro, pessoas passando mal etc.

5- Ter bombeiros civis no quadro de funcionários

Em empreendimentos como shopping centers, os bombeiros civis são obrigatórios, pois eles são determinantes para assegurar os clientes no caso de um acidente. Por exemplo, o bombeiro civil está apto a prestar os primeiros socorros a uma pessoa que se sinta mal caminhando pelo shopping ou dentro de uma loja.

Além disso, também é responsável pela vistoria da estrutura do shopping, o que reduz o risco de um incêndio ou mesmo um desabamento das estruturas. É claro que, nesse caso, vale ainda um ponto específico sobre cuidados com a manutenção do shopping, mas ainda assim os bombeiros civis serão de grande ajuda nesse momento.

6- Fazer a manutenção da estrutura física

Para garantir a segurança da estrutura do shopping, é muito importante definir um cronograma de inspeção predial que antecipe as necessidades de manutenção. Isso evita acidentes como o que aconteceu em Osasco, na grande São Paulo, quando parte do teto de um shopping desabou.

7- Utilizar a tecnologia

Nos shoppings, não é apenas o fluxo de clientes que chama a atenção. Pela quantidade de lojas, é normal que haja um grande volume de vendedores entrando e saindo a todo momento. Eles têm um acesso privilegiado e, por isso, também merecem atenção. Então, implementar um sistema de controle de acesso, com reconhecimento facial, que realiza o cadastramento de lojistas e funcionários, é uma boa prática a ser adotada.

Outro recurso para a segurança dos shopping centers é oferecer aos lojistas um aplicativo com visualização de câmeras de segurança e botão de pânico que pode ser acionado em uma situação de emergência. Assim, a equipe de segurança pode entrar em ação ou acionar a polícia, dependendo da situação.

8- Realizar auditoria e supervisão constantes

Para garantir a segurança dos clientes, recomendamos definir um cronograma de verificação dos procedimentos da equipe e também dos equipamentos utilizados, como câmeras, rádios comunicadores e outros recursos.

Além disso, ter um supervisor de segurança à frente da operação é indispensável, uma vez que é o profissional mais apto a coordenar as atividades, enxergando pontos de melhoria e corrigindo eventuais falhas nos processos.

9- Contratar uma empresa especializada

Fazer a segurança de um empreendimento como um shopping center exige cuidados e experiência, por isso a terceirização é muito indicada. Empresas, como a ASTER, possuem procedimentos de segurança muito bem estruturados e contam com mão de obra especializada para garantir a maior qualidade do serviço possível. Veja no vídeo abaixo como atuamos.

Tenha a qualidade, o profissionalismo e a tecnologia da ASTER no seu shopping center. Entre em contato e solicite um orçamento!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa