Tecnologia da ASTER para segurança de bairros em São Paulo

Segurança Pessoal
06/08/2023

Foto de uma viatura utilizada no serviço de segurança pessoal da ASTER para bairros residenciais.

Segurança é sempre um assunto importante para quem vive em uma metrópole como São Paulo, e justamente por isso, a ASTER, que atua no segmento desde 2003, desenvolveu serviços que utilizam a tecnologia para tornar os bairros da cidade mais seguros. Conheça agora e veja como você pode proteger a si e a sua família com nossas tecnologias.

Postes com câmeras inteligentes

Realizamos a instalação de postes com câmeras de monitoramento, que atuam de forma complementar ao trabalho dos vigilantes de segurança pessoal nos bairros. O poste de rua tem um caráter ostensivo, pois quando percebem que estão sendo filmados, os bandidos podem repensar a ação e não cometê-la.

As câmeras instaladas nos postes fazem a gravação das imagens em nuvem, que ficam acessíveis aos moradores e às autoridades. Elas contam com funções como:

  • Detecção de pessoas;
  • Leitura de placas (LPR).

Através da tecnologia das câmeras, podemos criar estratégias mais eficientes para a segurança dos moradores. Por exemplo, quando elas detectam que um veículo passou pelo mesmo ponto várias vezes em um determinado período de tempo, entendemos como um sinal de alerta. Essa situação gera um alerta para nossa central averiguar o caso.

Além disso, com a leitura das placas, podemos criar listas de veículos suspeitos e, sempre que o veículo circular pelas ruas, somos notificados. Paralelamente, essa tecnologia também nos permite identificar pessoas circulando pelo bairro de forma suspeita, possibilitando um trabalho preventivo da equipe de vigilância.

As imagens gravadas, também ajudam o trabalho da polícia na investigação de ocorrências passadas. Recentemente, câmeras de bairro da ASTER colaboraram com a Polícia Militar na captura de uma quadrilha que assaltava residências no Alto de Pinheiros utilizando carros alugados.

Aplicativo para moradores em desenvolvimento

A ASTER desenvolveu um aplicativo voltado aos moradores que utilizam o serviço de segurança pessoal para bairros. Através do app, os moradores têm acesso a uma série de recursos:

Abertura de chamados para chegadas e saídas assistidas: pelo aplicativo é possível acionar os vigilantes da ASTER para acompanhar as chegadas e saídas das residências. Assim, os moradores são assistidos por profissionais treinados para que tenham mais segurança no dia a dia.

Visualização de câmeras: com o app, os moradores podem acessar as câmeras de vigilância instaladas no bairro. Dessa forma, têm uma visão clara sobre a movimentação nas ruas e podem escolher o melhor horário para sair ou chegar em casa.

Contato com a Central ASTER e emergência: o aplicativo ainda disponibiliza botões e módulos de contato para que o morador possa acionar a Central ASTER ou até mesmo a polícia, no caso de uma emergência. Então, com poucos cliques, é possível fazer uma denúncia e garantir a segurança do bairro.

O aplicativo está sendo testado em dois bairros e em breve será disponibilizado para todos.

Rotinas de vigilância motorizada nas residências dos clientes

Enquanto não realizam os atendimentos de chegada e saída assistidas, os vigilantes de segurança pessoal realizam roteiros de vigilância motorizada, passando de modo rotineiro na frente das casas de nossos clientes. Os trajetos são monitorados por sistemas de geolocalização (GPS), garantido a passagem frequente da viatura nas residências dos contratantes. O serviço tem o intuito de:

  • Detectar falhas de segurança, como portões abertos;

  • Notar não conformidades, como marcas no muro ou uma cerca violada;

  • Identificar sinistros em curso ou na iminência de acontecerem;

  • Ao identificar uma ameaça de segurança, avisar a polícia imediatamente.

Os clientes também precisam fazer a sua parte

O serviço de segurança pessoal, com apoio de tecnologia, ajuda a deixar um bairro mais seguro, porém os clientes precisam fazer a sua parte. 

Investimento em itens de segurança

Para maior segurança, recomendamos aos clientes investir em itens de segurança, como os citados abaixo:

  • Instale cercas, sensores perimetrais e alarmes residenciais;

  • Contrate serviço de monitoramento de alarme e certifique-se, regularmente, se o seu fornecedor de monitoramento está recebendo os eventos (a ASTER não presta esse serviço em residências);

  • Tenha câmeras na fachada da sua casa e nos muros adjacentes;

  • Para receber encomendas com segurança, se possível, instale um gavetão no muro da fachada para evitar contato com os entregadores.

Também é importante dar atenção aos controles remotos do seu portão veicular. Para isso, siga as dicas abaixo: 

  • Converse com os seus fornecedores de portão e/ou motor do portão de garagem para certificar que o seu portão possui um sistema de placa e controle remoto anticlonagem

Muitos portões eletrônicos, especialmente mais antigos, utilizam sistemas que são acionados sempre pelo mesmo código de frequência ou com uma variação pequena de códigos, o que viabiliza a clonagem. Nesses casos, a recomendação é substituir por novos controles com sistema que mudam continuamente o código.

  • Evite emprestar o controle remoto de sua garagem para terceiros, facilitando o risco de clonagem. Existem equipamentos que são capazes de identificar e clonar códigos quando próximos ao controle remoto no momento que ele é acionado. Novamente, possuir um controle remoto anticlonagem evita esse tipo de risco.

  • Se possível, troque os motores dos portões de sua residência, por motores mais potentes que possibilitem a abertura e fechamento de forma rápida. Muitas ações criminosas são praticadas no momento da entrada e saída das residências. É um momento de vulnerabilidade. Chamem sempre os Vigilantes de Segurança Pessoal da Aster nessas ocasiões (somente válido para clientes Aster). 

Cultivar hábitos de segurança

Práticas do dia a dia também são importantes para a segurança da sua residência. Alguns hábitos que podem ajudar:

  • Utilize sempre o serviço de chegada e saída assistidas da ASTER;

  • Entre e saia de sua casa com rapidez;

  • Evite conversar por muito tempo na calçada, sobretudo com os portões da sua casa abertos, ao despedir-se de visitas, especialmente à noite;

  • Quando houver alguma prestação de serviços agendada, sempre avise os funcionários de sua residência. Oriente-os a somente abrir a porta diante da identificação por crachá ou documento. Se a empresa disponibilizar, peça a senha do prestador. Caso o serviço não tenha sido solicitado, não permita a entrada;

  • Seja discreto sobre informações do cotidiano e rotina de sua residência, inclusive com funcionários, prestadores e outros;

  • Faça sempre a checagem social dos seus funcionários e, quando possível, dos prestadores de serviços;

  • Redobre a atenção caso existam obras ao redor da residência. Muitas informações pessoais e da rotina dos moradores podem ser levantadas por pessoas mal intencionadas.

Seja precavido ao fazer viagens

Vai viajar? Não se esqueça de:

  • Manter a ASTER informada para que possamos detectar qualquer tipo de movimentação anormal em sua residência;

  • Ao viajar por tempo prolongado, cancele jornais, revistas ou encomendas que possam se acumular na caixa de correio, indicando a ausência de moradores;

  • Antes de viajar, certifique-se de que todas as portas e janelas estejam devidamente trancadas;

  • Ao retornar, se perceber alguma anormalidade, solicite apoio. O vigilante de segurança pessoal da ASTER não está autorizado a ajudar no processo de descarregar o veículo, mas ele se manterá atento durante todo o tempo para que você e sua família entrem em casa com segurança.

Uma tática simples, mas muito usada por criminosos é acionar a campainha em horários diferentes, a fim de verificar se o imóvel está mesmo vazio. Quando ouvem o sinal do lado de fora em várias ocasiões e percebem que ninguém atende em nenhum momento, aproveitam para realizar o roubo. Uma boa alternativa é instalar um interfone campainha que possa ser conectado ao seu telefone celular durante a viagem. Assim, se o criminoso tocar e você atender, ele vai achar que existe alguém em casa.

Por fim, sempre tome cuidado com as luzes da sua residência. Deixar algumas luzes sempre acesas dentro do imóvel pode, na verdade, surtir um efeito contrário ao desejado, acabando por servir de chamariz para os bandidos. Até porque, percebendo que as lâmpadas estão acesas dia e noite, não fica difícil deduzir que a casa está vazia. Dê preferência, portanto, ao uso de temporizadores, que são capazes de ligar e desligar a iluminação em horários determinados, simulando assim a presença de alguém na residência.

Combinando a tecnologia da ASTER a procedimentos de segurança, você pode tornar o seu bairro mais seguro. Vale lembrar que todos os serviços citados neste post foram desenvolvidos para gerar conforto aos moradores e estão sempre evoluindo. Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre eles:

E, se você quiser tornar o seu bairro mais seguro com a tecnologia e os serviços de segurança pessoal da ASTER, entre em contato e solicite um orçamento.

LEIA TAMBÉM

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa