Mulheres no controle: a inserção profissional feminina na Portaria Remota ASTER

Blog
14/01/2021

O controle de acesso de visitantes e prestadores, realizado na portaria, é uma das atividades mais importantes para a segurança e bom funcionamento de qualquer condomínio.

Você conhece alguma porteira mulher? Muito provavelmente não, pois no passado o formato tradicional do porteiro presencial, alocado na guarita do condomínio, era uma função majoritariamente ocupada por homens.

A boa nova para as mulheres é que soluções de controle acesso mais contemporâneas, como a Portaria Remota, onde o controle é realizado a distância por profissionais alocados em uma central de monitoramento, tem proporcionado uma oportunidade de inserção feminina nessa profissão.

Aqui na ASTER, o percentual de profissionais femininas na portaria presencial, por ora, é de 8%, enquanto que na portaria remota esse número é de 58% do total. Ou seja, a maioria dos profissionais na central de portaria remota são mulheres!

Parte desse número pode ser explicado pelas características mais marcantes das profissionais femininas, diz a operadora de atendimento Maria Valdirene Alves – “Nós, mulheres, somos muito atentas e curiosas, nos apegamos nos detalhes. Até por isso, já conseguimos evitar muitos casos de invasão em condomínios apenas por ter um feeling e uma boa comunicação para investigar e resolver a situação na hora”.

Maria Valdirene atua no cargo há 6 anos. Pioneira na profissão, mudou de área em sua antiga empresa e passou do cargo de secretária para a função de Operadora de Portaria Remota. Ela conta – “Eu fui convidada a trabalhar na Portaria Remota porque sou muito comunicativa e aceitei o desafio. Hoje eu amo o que eu faço e sou muito feliz… Não sou só uma operadora. Aqui na ASTER nós aprendemos muito sobre TI (tecnologia da informação), comunicação e até marketing”, finaliza.

Maria Valdirene em entrevista à TV Globo sobre novas profissões.

Maria Valdirene é uma das dezenas de mulheres que tiveram a oportunidade de se tornar operadoras de atendimento na Portaria Remota ASTER, uma solução que profissionaliza o controle de acesso e ajuda a diminuir em até 60% os custos operacionais de um condomínio

Portaria Remota tem eficiência comprovada

A Portaria Remota ASTER se vale de muita tecnologia para apoiar toda a operação e conta com diferenciais que aumentam ainda mais o nível de eficiência do serviço.

Por exemplo, sem que precisem estar em uma guarita ou posto de atendimento nos condomínios, os profissionais que atuam como porteiros remotos ficam mais protegidos para controlar e monitorar o acesso de visitas, encomendas e prestadores.

Desta maneira, o condomínio também fica mais protegido, pois a distância física e o monitoramento remoto evitam o risco de invasão pela rendição do porteiro no local.

Para fazer o atendimento aos condomínios que contratam a Portaria Remota ASTER, nós capacitamos profissionais como a Maria Valdirene e ainda aplicamos treinamentos e orientações regulares sobre protocolos de controle de acesso.

Só depois de passar pela capacitação teórica e prática que os nossos operadores e operadoras estão prontos para atender.

A operação conta ainda com centrais de monitoramento espelhadas que garantem que o atendimento seja feito mesmo em caso de emergência na central principal.

Além disso, se por algum motivo acontecer algum imprevisto no condomínio, como um portão quebrado, os clientes têm apoio de suporte emergencial de porteiros e seguranças da ASTER para assumir temporariamente a portaria do condomínio.

Se necessário, isso acontece de forma rápida, porque mantemos uma equipe ampla de funcionários próprios de facilities aptos para agir.

Hoje, a Portaria Remota ASTER conta com três opções de planos que atendem às necessidades de qualquer condomínio. São eles os planos: Prático, Performance e Premium.

Já são mais de 16 anos atuando na cidade de São Paulo e levando segurança, conforto e economia para milhares de famílias. Tudo isso com os selos ISO9001, regulamentação na Polícia Federal e certificações mais requisitadas da categoria para atuar na segurança, atendimento, terceirização de mão de obra, portaria e muito mais.

Entre em contato agora, peça um orçamento gratuito e veja quanto o seu condomínio tem a ganhar. ASTER – fazendo por você, zelando pelo coletivo.