7 dicas para contratar um recepcionista

Facilities
18/05/2021

Veja o que fazer para contratar um recepcionista

Os recepcionistas são os primeiros a terem contato com os clientes, por isso é muito importante que eles sejam eficientes e passem uma boa impressão. Então você precisa caprichar na hora de escolher. Nós listamos sete dicas para você contratar um recepcionista. Então veja!

1 – Defina o perfil antes de contratar um recepcionista

A pessoa contratada precisa combinar com a sua empresa porque ela causa a primeira impressão nos clientes. É importante que você defina o perfil, pois cada segmento tem um público e o recepcionista precisa saber se comportar com ele. Algumas características que você tem que definir são:

  • Idade
  • Estilo de linguagem
  • Aparência

Além disso, ele tem que respeitar certos requisitos, como ter uma boa comunicação oral e escrita, ser discreto, organizado e educado.

2 – Especifique as tarefas que realizará

Depois de definir o perfil da pessoa que você está buscando, deixe claro quais serão as atividades realizadas por ela. Assim, poderá analisar os candidatos com um olhar mais crítico e escolher a que mais se encaixa no perfil buscado. Entre as atividades que podem ser realizados por recepcionistas estão:

  • Atendimento telefônico
  • Envio de e-mails
  • Impressão de documentos

3 – Dê preferência para candidatos com experiência

Ainda que nem todas as empresas demandem profissionais com experiência, esta é uma característica que pode minimizar erros na contratação. Para uma melhor avaliação, você vai precisar analisar os currículos e, até, conversar na entrevista sobre as últimas experiências da pessoa. Nessa conversa, explore as rotinas, ferramentas que ela sabe usar e motivos que a levaram a sair dos empregos anteriores.

4 – Realize testes na entrevista para contratar um recepcionista

Também é importante que na entrevista aconteçam dinâmicas para testar os conhecimentos do candidato. Uma redação, por exemplo, pode ajudar a analisar as habilidades de comunicação escrita, algo fundamental para profissionais que irão enviar e-mails e mensagens. 

E por falar em enviar e-mails, aplique exercícios de informática para ter a certeza de que o contratado sabe como fazer esse tipo de envio e tem controle das ferramentas de trabalho.

5 – Verifique os antecedentes

Mesmo que o candidato pareça perfeito, busque referência nos antigos empregos. Tente saber sobre o seu comportamento, os motivos que levaram à saída na visão do antigo empregador e verifique os antecedentes. Você tem que ter alguém de confiança dentro da sua empresa.

6 – Faça a terceirização para contratar um recepcionista

A contratação pode gerar alguns custos, mas se você não quiser participar de todo o processo, a terceirização pode ser uma boa opção. Com ela, outra empresa assume as responsabilidades pela seleção, treinamento e pagamento. Além disso, você tem mais eficiência no atendimento e garantia de qualidade.

7 – Veja como a ASTER pode te ajudar

Nós temos 16 anos de história prestando serviços terceirizados de facilities para empresas e condomínios, dentre eles a recepção. Nosso time tem mais de mil pessoas que são treinadas para atender empresas de todos os portes e segmentos. Se você quer ajuda, entre em contato e peça um orçamento. Estamos aqui para te atender.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa