10 dicas para fazer a manutenção da piscina do condomínio

Condomínios
07/03/2019

Saber cuidar das áreas comuns do condomínio é importante para manter um bom relacionamento com os moradores e valorizar o empreendimento. Parte destes cuidados está relacionado diretamente à manutenção das dependências.

Cabe ao síndico fazer o controle das datas de poda dos jardins, limpeza da fachada e demais manutenções que devem constar no planejamento do condomínio.

Neste artigo falaremos sobre a manutenção de uma das áreas mais requisitadas pelos moradores: a piscina.

Abaixo, listamos dicas importantes para fazer a manutenção da piscina de seu condomínio. Confira:

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

O verão é aquela estação do ano que desperta a vontade de aproveitar o calor para dar um mergulho e relaxar nas águas cristalinas de uma piscina. No entanto, esse sentimento é compartilhado por boa parte das pessoas. Não é diferente nos condomínios.

A medida que a piscina se torna o ambiente mais concorrido dos condomínios na época, passa a inspirar mais cuidados dos síndicos, afinal, é preciso garantir condições adequadas para o uso dos condôminos.

Por se tratar de um espaço público, as chances de desenvolvimento de bactérias podem aumentar. Para que todos possam curtir cada minuto, é preciso investir nos cuidados do local, desde os produtos a serem utilizados até a higienização da área.

É por isso que a manutenção da piscina é fundamental.

Frequência de limpeza da piscina

O síndico do condomínio deve determinar um responsável para realizar os cuidados com a piscina, que pode ser uma  empresa terceirizada, o zelador ou outro funcionário, desde que eles tenham conhecimento e estejam familiarizados com a tarefa.

Depois disso, será a vez de definir a frequência da manutenção. Para tanto, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a frequência de uso e a estação do ano, que influencia na temperatura.

Sendo assim, a frequência de cada estágio da manutenção da piscina está atrelado à tarefa.

Quer contratar uma empresa de serviços terceirizada? Baixe nosso guia completo da terceirização de serviços e saiba como fazer.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Filtragem da piscina

Para uma piscina ainda mais saudável, a filtragem deverá ser feita diariamente. Este procedimento ajuda a remover resíduos e limpa até 50% da água da piscina.

A duração da filtragem varia de acordo com as instruções do fabricante do filtro, mas o tempo estimado fica entre 4 e 8 horas. Vale lembrar ainda que, nos dias em que ações de tratamento forem realizadas, como controle do pH e cloração, a filtragem deve ser feita imediatamente após a aplicação dos produtos, para melhorar o processo de limpeza e não prejudicar a saúde dos usuários.

Controle do pH

Piscinas cujo pH está fora dos padrões, que deve ficar entre 7 e 7,4, é prejudicial à saúde, pois causa irritação nos olhos e na pele e tira a eficiência do cloro. Além disso, a desregulagem pode danificar o equipamento de filtragem.

Por isso, é recomendado que o controle de pH deva ser realizado 2 vezes por semana e antes dos tratamentos químicos, com exceção da cloração.

Alguns produtos para medir o pH são comercializados na forma de fita de teste ou kit colorimétrico. Quando observado pH elevado, a solução é aplicar produtos redutores (sulfato de alumínio). Se a situação for inversa, os elevadores (Barrilha Leve).

Após realizar a tarefa, deve-se fazer a filtragem da piscina, e caso o processo ainda não resulte no pH dentro dos padrões, é preciso refazer todo o processo.

Controle da alcalinidade

A alcalinidade é a capacidade de neutralizar ácidos e manter o nível do pH estável. Fazer o controle dos índices de alcalinidade ajuda a manter o pH ajustado por mais tempo, o que garante a qualidade da água da piscina e economia para o condomínio.

A medição dos níveis pode ser feita por meio de um kit de teste de alcalinidade ou mesmo com a fita de teste, que são comercializados. O ideal é fazer o controle semanalmente, e a medida deve ficar entre 80 e 120 ppm.

A correção dos níveis pode ser feita com um elevador de alcalinidade ou um redutor de pH. É importante que o profissional responsável pela manutenção da piscina tenha conhecimento da aplicação dos produtos.

Aplicação do cloro

A frequência de cloração varia de acordo com o uso da piscina. Com pouca utilização, a recomendação é aplicar o produto em dias alternados. Já nos casos de uso frequente, o ideal é fazer a aplicação diariamente.

O cloro é o principal produto para combater bactérias, fungos e algas e deve ser aplicado durante a noite, com precisão, para evitar a evaporação por conta do sol. Na manhã seguinte, a verificação da proporção é realizada. Para isso, kits de medição são necessários.

Vale ressaltar que, para piscinas de vinil ou fibra, é preciso diluir o produto em um balde com água da piscina e depois fazer a filtragem. A proporção exigida por lei é de 1 e 3 ppm (partes por milhão), e o uso excessivo pode causar irritação nas mucosas dos banhistas.

Aspiração da piscina

A aspiração da piscina deve ser feita toda semana. O equipamento especializado por essa ação deve contar sempre com um acessório na ponta do cabo, para evitar danos ao revestimento do fundo da piscina.

Além disso, quando houver muita sujeira visível na água, é preciso selecionar a opção drenagem no equipamento. Em casos em que menos sujeira é vista, a opção filtrar dá conta da tarefa.

Limpeza das bordas

A limpeza das bordas da piscina é de suma importância para a saúde dos banhistas. Ela deve ser realizada semanalmente com a parte macia de uma esponja de cozinha ou uma escova de cerdas macias.

Utilize também um produto de limpeza específico para a piscina: o limpa bordas. Ele não faz espuma, é biodegradável e não contamina a água.

Mas atenção: nunca limpe a borda da piscina com palha de aço ou esponjas ásperas, e jamais varra a sujeira do chão próximo da piscina para dentro da água.

Clarificação

O aspecto da água é um grande atrativo para os moradores, por isso, é importante que ela esteja sempre cristalina. No entanto, apenas a filtragem da água não é suficiente para essa tarefa.

A clarificação deve ser feita sempre que for necessário melhorar o aspecto turvo da piscina. Para isso, adicione o produto clarificador durante o processo de filtragem, após o controle do pH e da alcalinidade.

Algicida

A utilização do tratamento de choque com algicida deve ser feita quando houver uma infestação de algas na piscina, ou depois de um período de chuvas que trouxe impurezas para a água. Neste caso, não se deve fazer uso do cloro no mesmo dia.

Já para a manutenção, deve-se utilizar algicida semanalmente em sua versão “convencional”. Neste caso, pode até ser aplicado no mesmo dia da cloração.

Cuidados necessários

Além das dicas citadas anteriormente, é preciso algumas precauções para realizar a manutenção da piscina corretamente e sem riscos à saúde dos banhistas e de quem fará o processo.

Abaixo, listamos os cuidados necessários a serem respeitados:

  1. Sempre usar luvas e óculos de proteção ao lidar com produtos químicos
  2. Manter os produtos em sua embalagem original
  3. Não comprar produtos que não tenham registro de órgãos reguladores, como a Anvisa
  4. Armazenar os produtos em local arejado, longe de crianças e animais
  5. Não adicionar água no produto, mas o produto na água
  6. Nunca misturar os produtos químicos
  7. Trancar a sala de máquinas para evitar acidentes
  8. Não aplicar produtos químicos contra o vento

Regras de utilização da piscina

Com a grande demanda pela utilização da piscina do condomínio, algumas normas são determinadas em convenção para garantir o bom funcionamento e a comodidade dos moradores.

As regras mais comuns são:

  1. Não consumir alimentos e bebidas na área de piscina;
  2. Não é permitido copos, garrafas, latas e outros materiais de vidro ou cortantes
  3. Crianças devem ser controladas para não se machucarem e nem sujarem a água
  4. É proibida a entrada de animais na área da piscina
  5. É preciso tomar uma ducha antes de entrar na água

Todas as normas citadas anteriormente e as dicas devem ser respeitadas para estabelecer o bem-estar no condomínio. Assim, é garantido que a piscina esteja sempre apta para receber os moradores em um dia quente de verão!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa