Cuidados para tornar a entrada de pedestres mais segura em seu condomínio

Condomínios
22/02/2021

Confira a nova série de materiais especiais para ajudar a tornar o condomínio mais seguro com dicas de cuidados para moradores e visitantes.

Dicas para um condomínio mais seguro é uma série de conteúdos práticos, que a ASTER vai publicar todos os meses, aqui no blog, com recomendações de segurança para o dia a dia de moradores e visitantes de condomínios.

Nesse primeiro post, abordaremos uma questão muito importante: como tornar a entrada de pedestres (moradores) mais segura?

Confira abaixo as nossas recomendações e fique ligado pois todos os meses traremos um novo tema.

Entrada de pedestres

Entre sozinho

Para entrar no condomínio de forma segura, o morador deve sempre estar atento a pessoas próximas do portão. O ideal é acessar o condomínio sem que haja o risco de alguém entrar junto. 

Por exemplo, caso alguém entre com você na eclusa de pedestres, disfarce e deixe que a pessoa vá na frente para que ela precise tomar a iniciativa de abrir o portão, usando seu próprio dispositivo de acesso na 2ª porta. 

Nessa hora, uma boa ideia é atender ao celular como se estivesse recebendo uma ligação naquele momento, e fazer sinal para a pessoa seguir em frente. Se ela não conseguir abrir a 2ª porta da eclusa, há algo fora dos padrões. Neste caso, tome uma das seguintes atitudes:

1 – Pergunte por que a pessoa não consegue entrar

Dependendo da resposta, recomende para que use o interfone da eclusa e ligue para a portaria ou para a Central de Monitoramento, pedindo a liberação.

2 – Saia do condomínio

Se não se sentir à vontade para continuar na eclusa com o estranho, saia do condomínio. Deixe a pessoa sozinha e, assim que puder, ligue para a portaria ou para a Central

3 – Use o botão de pânico

Se disponível em seu condomínio, uma outra maneira de se comportar é utilizar o botão, senha ou dedo do pânico para que a equipe de segurança responsável possa entrar em contato. Condomínios atendidos pela Portaria Remota ASTER são monitorados pelas câmeras na Central, que podem analisar e conduzir a situação.

Atenção antes de entrar

Se estiver chegando e perceber alguém próximo ao portão, ande mais devagar para que tenha tempo de identificar a situação.

Se suspeitar de algo, não entre no prédio. Continue andando e observe atentamente o desenrolar da situação. Dê tempo necessário para que o suspeito não esteja próximo. Quando isso acontecer, entre rapidamente.

Lembre-se também: bandido não tem cara e nem padrão de vestimenta! Para se disfarçar, ele tenta se vestir de maneira que não chame a sua atenção.

Se essas dicas foram úteis, você pode baixá-las e disponibilizar para mais pessoas; colar nos elevadores do seu condomínio e ajudar o máximo de pessoas a tornarem o condomínio mais seguro! Baixe agora gratuitamente clicando aqui.

Sistema anti-carona também pode ajudar

Além das precauções citadas anteriormente, o seu condomínio pode optar pela contratação de um sistema anti-carona. O sistema anti-carona da ASTER impede que os portões do condomínio se abram quando uma das pessoas na eclusa não tem cadastro ou autorização para entrar no condomínio.

Para isso, câmeras com tecnologia de inteligência artificial são instaladas na eclusa do condomínio. Elas possuem um sistema de reconhecimento facial para analisar os rostos das pessoas que tentam entrar e também possui um moderno algoritmo para contagem de corpos.

Não havendo o reconhecimento de uma pessoa, o sistema trava as portas e impede a entrada. É uma maneira eficiente de barrar o acesso de suspeitos e garantir mais segurança para os moradores.

Entre em contato agora e veja como podemos tornar o seu condomínio ainda mais seguro!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa