Cuidados para tornar a entrada de pedestres mais segura em seu condomínio

Condomínios
22/02/2021

Confira a nova série de materiais especiais para ajudar a tornar o condomínio mais seguro com dicas de cuidados para moradores e visitantes.

Dicas para um condomínio mais seguro é uma série de conteúdos práticos, que a ASTER vai publicar todos os meses, aqui no blog, com recomendações de segurança para o dia a dia de moradores e visitantes de condomínios.

Nesse primeiro post, abordaremos uma questão muito importante: como tornar a entrada de pedestres (moradores) mais segura?

Confira abaixo as nossas recomendações e fique ligado pois todos os meses traremos um novo tema.

Entrada de pedestres

Entre sozinho

Para entrar no condomínio de forma segura, o morador deve sempre estar atento a pessoas próximas do portão. O ideal é acessar o condomínio sem que haja o risco de alguém entrar junto. 

Por exemplo, caso alguém entre com você na eclusa de pedestres, disfarce e deixe que a pessoa vá na frente para que ela precise tomar a iniciativa de abrir o portão, usando seu próprio dispositivo de acesso na 2ª porta. 

Nessa hora, uma boa ideia é atender ao celular como se estivesse recebendo uma ligação naquele momento, e fazer sinal para a pessoa seguir em frente. Se ela não conseguir abrir a 2ª porta da eclusa, há algo fora dos padrões. Neste caso, tome uma das seguintes atitudes:

1 – Pergunte por que a pessoa não consegue entrar

Dependendo da resposta, recomende para que use o interfone da eclusa e ligue para a portaria ou para a Central de Monitoramento, pedindo a liberação.

2 – Saia do condomínio

Se não se sentir à vontade para continuar na eclusa com o estranho, saia do condomínio. Deixe a pessoa sozinha e, assim que puder, ligue para a portaria ou para a Central

3 – Use o botão de pânico

Se disponível em seu condomínio, uma outra maneira de se comportar é utilizar o botão, senha ou dedo do pânico para que a equipe de segurança responsável possa entrar em contato. Condomínios atendidos pela Portaria Remota ASTER são monitorados pelas câmeras na Central, que podem analisar e conduzir a situação.

Atenção antes de entrar

Se estiver chegando e perceber alguém próximo ao portão, ande mais devagar para que tenha tempo de identificar a situação.

Se suspeitar de algo, não entre no prédio. Continue andando e observe atentamente o desenrolar da situação. Dê tempo necessário para que o suspeito não esteja próximo. Quando isso acontecer, entre rapidamente.

Lembre-se também: bandido não tem cara e nem padrão de vestimenta! Para se disfarçar, ele tenta se vestir de maneira que não chame a sua atenção.

Se essas dicas foram úteis, você pode baixá-las e disponibilizar para mais pessoas; colar nos elevadores do seu condomínio e ajudar o máximo de pessoas a tornarem o condomínio mais seguro! Baixe agora gratuitamente clicando aqui.

Sistema anti-carona também pode ajudar

Além das precauções citadas anteriormente, o seu condomínio pode optar pela contratação de um sistema anti-carona. O sistema anti-carona da ASTER impede que os portões do condomínio se abram quando uma das pessoas na eclusa não tem cadastro ou autorização para entrar no condomínio.

Para isso, câmeras com tecnologia de inteligência artificial são instaladas na eclusa do condomínio. Elas possuem um sistema de reconhecimento facial para analisar os rostos das pessoas que tentam entrar e também possui um moderno algoritmo para contagem de corpos.

Não havendo o reconhecimento de uma pessoa, o sistema trava as portas e impede a entrada. É uma maneira eficiente de barrar o acesso de suspeitos e garantir mais segurança para os moradores.

Entre em contato agora e veja como podemos tornar o seu condomínio ainda mais seguro!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa