4 erros que um síndico deve evitar

Autor thumb

Frederico Ribeiro

Sócio Diretor de RH e Facilities

Condomínios
01/11/2022

A foto em destaque mostra uma pessoa com caneta na mão e papéis sobre a mesa, ilustrando a figura de um síndico lidando com problemas e eventuais erros que não pode cometer

O síndico exerce um papel fundamental nos condomínios, pois administra todos os aspectos ligados à rotina condominial. Sendo assim, seu cargo exige muitos cuidados, tanto do ponto de vista da gestão de pessoas, quanto do ponto de vista da gestão financeira e administrativa.

Para que se tenha uma administração assertiva, recomenda-se sempre que o síndico fique atento e evite erros como:

1. Expor publicamente os inadimplentes

Em tempos de crise, a inadimplência pode acontecer com maior frequência. O síndico precisa administrar essa situação, cobrando unidades inadimplentes com celeridade. No entanto, expor pessoalmente os moradores inadimplentes pode ocasionar problemas jurídicos. Portanto, o síndico deve sempre atentar-se a essa questão.

2. Oferecer descontos aos inadimplentes

Ainda falando sobre o assunto, para tentar lidar com a inadimplência, alguns síndicos oferecem descontos para o pagamento das taxas condominiais aos moradores que estão em débito. Porém, essa decisão deve ser amparada através de aprovação em Assembleia de Condomínio.

3. Usar indevidamente recursos do fundo de reserva 

O fundo de reserva deve ser utilizado para despesas extraordinárias que não constem no planejamento orçamentário do condomínio, garantindo maior estabilidade e segurança financeira em situações emergenciais.

Por exemplo, pode ser muito tentador para um síndico utilizar recursos do fundo de reserva para cobrir inadimplências de moradores, entretanto, em regra, isso não é permitido.

Outro ponto de atenção é não utilizar tal recurso com despesas ordinárias, salvo se aprovado em assembleia e respeitados os termos da convenção condominial.

Entende-se como despesas ordinárias:

  1. Salários, encargos trabalhistas e despesas com funcionários
  2. Pintura de áreas comuns do condomínio
  3. Consumo de água e esgoto, luz, gás etc.
  4. Conservação das instalações, equipamentos elétricos, mecânicos, hidráulicos e de segurança, de uso comum
  5. Manutenção de piscina, elevador, jardim etc.

O síndico deve ainda ficar atento para que o fundo de reserva não seja cobrado por prazo indeterminado. Deve-se realizar a cobrança por um período determinado para construção de um caixa emergencial, que, segundo a sugestão de especialistas de mercado, deve ser mensurado em uma vez e meia a arrecadação condominial total mensal.

4. Deixar de fiscalizar o pagamento de encargos e impostos trabalhistas

É fundamental que os síndicos fiscalizem e cobrem das empresas terceirizadas que prestam serviços no condomínio toda a documentação de comprovação de cumprimento das obrigações sociais e tributárias.

A falta de pagamento pelas terceirizadas acaba gerando problemas na esfera judicial trabalhista e que, muitas vezes, impactam a rotina do condomínio, pois geram custos desnecessários e não previstos no orçamento condominial.

É para evitar que isso aconteça que a ASTER disponibiliza os comprovantes, notas fiscais e certidões negativas de débito no portal do cliente que foi desenvolvido para que os contratantes tenham acesso às informações de forma transparente. Assim, evitamos processos e garantimos a segurança necessária.

Quer contar com uma empresa séria e que se compromete com a prestação de serviços de qualidade, dentro da lei? Entre em contato agora e peça um diagnóstico!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa