Criminalidade na região da Vila Leopoldina: Confira os índices do primeiro semestre.

Henrique Neto

Blog
27/08/2018

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontaram para queda em alguns indicadores da criminalidade na região da zona oeste da cidade.

Os maiores impactos estão nos índices de homicídios, porte e tráfico de drogas. Se comparado ao mesmo período de 2017, a taxa de homicídios caiu de 5 ocorrências para nenhuma em 2018. Nesse medidor, também estão inclusas as mortes por acidentes de trânsito.

Quando o assunto é porte e tráfico de drogas, no ano passado, 66 casos foram registrados neste período do ano. Enquanto isso, em 2018, tivemos 45 incidências, uma queda de 31,8% em comparação a 2017.

Os dados divulgados pelo Ministério Público são referentes ao primeiro semestre deste ano.

Ao passo que os homicídios e os crimes relacionados às drogas tiveram diminuição, os furtos e roubos de veículos subiram na mudança de ano.

Enquanto 424 casos foram reportados no período do ano passado, no último semestre tivemos 447 incidentes. É interessante apontar que o índice sofreu alteração por conta do crescimento das ocorrências no primeiro trimestre.

Enquanto o primeiro trimestre de 2017 somava 197 casos, em 2018, foram 249. Aumento significativo de 26,4%, tomando como base o ano anterior. Já no segundo trimestre deste ano, houve diminuição de 227 casos para 198, queda de 12,8%.

Roubo, furto e assalto a pessoas, casas, bancos e cargas caíram de 1204 ocorrências no ano passado, para 1084 em 2018, 10% a menos.

As ocorrências de estupro não sofreram grandes alterações nos índices. Caíram de 6 para 5 casos registrados.

Neste recorte da situação criminal da região, pudemos observar uma diminuição de 7% nos índices em comparação ao ano anterior.

Aster ajuda no combate à criminalidade na Vila Leopoldina

A segurança pública é um assunto delicado que precisa ser debatido. Novas iniciativas colaboram para auxiliar na queda dos índices criminalísticos e devem ser empregadas para construir uma cidade mais segura.

A Aster é uma empresa especializada em segurança e atua em diversos condomínios e casas nos bairros da Vila Leopoldina e City Boaçava. Desenvolvemos projetos sociais e preventivos na região que buscam minimizar incidentes.

Encomendamos um estudo ao Instituto Agires, que analisou detalhadamente a situação da região. O estudo Zelando Juntos foi apresentado em evento em outubro de 2017 e pode ser acessado aqui.

De lá para cá, atuamos junto aos condomínios no projeto City Câmeras, um programa público que tem o objetivo de alcançar 10 mil câmeras instaladas em São Paulo nos próximos anos. A medida busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população.

Na região da Vila Leopoldina, instalamos câmeras no cruzamento das ruas Nagel e Aroaba, e também na esquina da Avenida Imperatriz Leopoldina com a rua Mergenthaler.

Ações como esta colaboram para aumentar a segurança na cidade para garantir a proteção dos moradores.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa