A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

Autor thumb

Ricardo Cianciaruso

Marketing e Inovação

Blog Facilities
14/02/2024

O que dizem os dados oficiais?

Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado.

Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda mais expressiva de vítimas de latrocínio. Foram 43 vítimas em 2023 na capital contra 63 em 2022, uma redução de 32%.

Os números oficiais de 2023 mostram ainda que ocorreram 576 mil furtos no Estado em 2023, um aumento de 2,43% em comparação ao ano anterior. Já os casos de roubo, quando a apropriação ocorre com uso da força, violência ou ameaça direta à vítima, registraram uma redução de aproximadamente 6%, atingindo 228 mil casos no estado.

Por outro lado, como veremos mais adiante, os números de roubo e vítimas de latrocínio crescem nas regiões nobres da cidade.

O que diz a nossa experiência de 20 anos?

A ASTER atua com serviços de vigilância e portaria no estado de São Paulo desde 2004.

Se compararmos os números de furtos, roubos e latrocínios do Estado de São Paulo de 2023 com os números de 2004, vemos uma excelente notícia que é a redução de 64% no número de vítimas de roubo seguido de morte nesses últimos 20 anos.

O gráfico abaixo mostra que a queda no número de vítimas de latrocínio no Estado de São Paulo atingiu o menor número em 2023.

Apesar dos números oficiais do estado apresentarem um cenário de relativa estabilidade nos furtos e roubos, ainda que em patamares elevados, e de queda expressiva nos latrocínios, a demanda por serviço de segurança vem aumentando nos bairros nobres da cidade de São Paulo.

Na nossa avaliação, essa crescente procura por serviços de segurança profissional é motivada por três fatores principais:

1 . Criminalidade vem crescendo nos bairros nobres

A tabela abaixo mostra a evolução de roubos e vítimas de latrocínio dos últimos 5 anos nas delegacias de Pinheiros (14a) e Itaim Bibi (15a) e Vila Leopoldina (91o), bairros nobres da cidade de São Paulo e onde estão a maioria dos clientes da ASTER.

2 . Crescente sensação de insegurança.

Atualmente, é bastante comum que situações de roubo e latrocínio sejam registradas por câmeras de segurança ou pelos celulares de testemunhas. Esses registros são frequentemente compartilhados em grupos de WhatsApp e em redes sociais, muitas vezes de forma viral. 

A disseminação constante dessas ocorrências contribui para a intensificação da sensação de insegurança entre as pessoas.

3 . Estratégias bem sucedidas da criminalidade.

Com base em nossa experiência na prestação de serviços de segurança para residências e condomínios, gostaríamos de destacar as estratégias criminosas que mais se destacaram em 2023:

  • Clonagem de Controle Remoto Veicular:

O criminoso clona o controle do portão de garagem, entrando na propriedade sem deixar sinais de arrombamento. Por isso, recomendamos aos nossos clientes o uso de controles anticlonagem.

  • Invasão pelo Vizinho:

Residências que possuem um vizinho em obra, não habitado ou abandonado encontram-se em risco permanente. Sugerimos, nessas circunstâncias, o reforço da segurança perimetral com cercas, câmeras e alarmes.

  • Gangue das Bicicletas:

Invasões rápidas em garagens condominiais, geralmente realizadas por adolescentes em busca de bicicletas. Recomendamos o reforço do eletroímã do portão veicular, a instalação de sistemas de monitoramento e sirenes.

  • Informação Privilegiada:

É cada vez mais comum criminosos utilizarem informações privilegiadas para invadir residências quando os proprietários estão viajando ou ausentes. Por isso, procure agir sempre com discrição.

  • Táticas para Ludibriar a Portaria:

Destacamos três estratégias criminosas:

  • Golpe da Ligação Externa: O criminoso liga para a portaria, fazendo-se passar por um morador para autorizar o acesso de um amigo ou parente. 
  • Falso Morador: Pessoas convincentes e bem vestidas que conseguem ludibriar a portaria, fingindo ser moradores ou pegando carona com moradores.
  • Falsa Autoridade: Criminosos que se passam por oficiais de justiça, policiais civis ou agentes de saúde para entrar em condomínios.

Nos três casos acima, um porteiro preparado para seguir protocolos de segurança e sem receio de barrar acessos pode minimizar o risco.

Como a ASTER pode te ajudar?

Desde 2004 prestamos serviços de segurança e portaria para bairros residenciais, condomínios, empresas e shopping centers. 

Somos uma empresa com ISO 9001, CRS (Certificado de Regularidade de Empresa de Segurança Privada) e AUTORIZAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL para atuar com vigilância. 

Recentemente recebemos o selo referência nacional da ANCEC na categoria Ouro, reconhecendo a empresa como uma referência em segurança e vigilância em 2023.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa