Bem localizado, o bairro tem recebido visitantes e moradores e aumentado a demanda por opções de serviços, lazer, cultura, e claro, gastronomia.
Quem circula pelo local é atendido por quatro estações da CPTM: Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes, pela Linha 8 – Diamante; Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré, com a Linha 9 – Esmeralda.
Além disso, a região tem acesso às marginais Tietê e Pinheiros, além de possuir pontos e linhas de ônibus, por isso, o lugar tem sido cada vez mais frequentado, inclusive, para passeios.
Gastronomia
Quando o assunto é gastronomia, a Vila Leopoldina oferece as mais variadas opções de serviços.
Por lá, mais de 100 comércios com a temática funcionam diariamente para atender os mais de 40 mil moradores do bairro, sob a administração da subprefeitura da Lapa.
Com os mais diversos restaurantes, a Vila Leopoldina conquista os paladares com uma vasta cartilha de culinária que preenche todos os gostos.
A culinária italiana é um dos maiores destaques. O autêntico Mamaggiore se sobressai pela identidade inigualável de sua “cucina” italiana contemporânea com a proposta de resgatar o prazer em comer bem.
Como gostam de denominar, praticam o slow food para promover momentos de entretenimento e deleite em seus pratos.
Localizado na Rua Carlos Weber, 594, o ambiente que conta com o brilho de obras e pinturas temáticas dispostas nas paredes oferece aos apreciadores o aconchego digno das vilas italianas. Aprecie a gastronomia típica e desfrute de um cardápio recheado.
Seguindo ainda pelas curvas do velho continente, o restaurante Mangiare, que nasceu em 2011 se consolidou na Avenida Imperatriz Leopoldina, 681, e trouxe o toque característico da “Terra da Bota”.
O cardápio mistura traços das gastronomias italianas e mediterrânea. Além disso, o toque sutil do sabor do forno a lenha é a característica marcante do restaurante.
A adega vale uma menção. Com uma carta de vinhos especial, o Mangiare é uma opção completa para um almoço ou jantar em família e com amigos. Vale a pena a visita.
No entanto, se o que você procura for uma boa hamburgueria, a Criminal Burguer chegou à região em 2016 e desde então faz sucesso com os moradores e colaboradores.
O ambiente jovem e descontraído é ideal para encontros entre os amigos que curtem a tendência do hambúrguer artesanal. Você ainda pode se deliciar com as sobremesas. Destaque para o bolinho de chuva com recheio de Negresco.
Para acompanhar, o chopp gelado é sempre uma boa pedida. A unidade da Vila Leopoldina está sediada na Rua Nanuque, 595.
Como se não bastassem essas opções, não podemos nos esquecer que na Gastão Vidigal, número 1946, está o CEAGESP. O entreposto que movimenta 250 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores todos os dias.
Uma tradição do local é o festival de sopas, que ocorre todos os anos durante o inverno. A sopa de cebola é uma das mais populares entre os paulistanos, vale a pena conferir.
Vida noturna na Vila Leopoldina
Se você procura um bar para um happy hour com os amigos, ou para uma comemoração especial nos finais de semana, a Vila Leopoldina também oferece opções.
Para quem está em busca de um programa completo, com um almoço especial e música ao vivo, aos sábados, o Imperatriz Villa Bar serve sua inconfundível feijoada ao som de um grupo de samba raiz que alegra o ambiente.
O restaurante bar, como gostam de se denominar, traz na decoração, o DNA de diferentes regiões do Brasil. Localizado na Rua Passo da Pátria, 1673, é frequentado por casais, famílias e grupos de amigos.
Uma ótima escolha para curtir, seja em meio a semanas agitadas ou até mesmo em um final de semana.
Outra opção consagrada na região é o popular Boteco Mandinga. O bar oferece o happy hour com Chopp Brahma e Stella Artois e música ao vivo todas as quintas, sextas e sábados e é um dos mais conhecidos pontos de encontro dos colaboradores da Vila Leopoldina.
O ambiente ainda conta com telões e TVs com transmissão dos jogos do seu time de coração. No cardápio exclusivo, um petisco se destaca: escondidinho de feijoada gratinado com parmesão.
O Boteco Mandinga está na Rua Carlos Weber, altura do número 64 e aceita reservas.
Cultura
Agora que você já sabe onde ir com a família e amigos para saborear uma boa refeição, beber e escutar uma boa música, que tal descobrir os programas culturais da região?
O Galpão VB, Associação Cultural Videobrasil, por exemplo, é uma bienal de arte contemporânea, espaço de exibição cultural e pesquisa que difunde a produção artística das regiões Sul do mundo inteiro.
A iniciativa faz parte da Associação Cultural Videobrasil, que em parceria com o Sesc São Paulo, exibe a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, evento que teve a sua 21ª edição em 2019.
O Galpão VB, exibe exposições, mostras, documentários e encontros. O espaço abriga e ativa o acervo de obras e publicações reunidas pelo Videobrasil desde a criação da Bienal, em 1983.
Aberto em 2015, é o primeiro complexo com programação de artes visuais da Vila Leopoldina. O Galpão VB está localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150, e é um passeio cultural imperdível.
O Teatro UMC, também na Avenida Imperatriz Leopoldina, na altura do número 550, tem na programação espetáculos de dança, comédia, música popular, peças teatrais e shows de música.
Mas não apenas isso, a instituição oferece ainda aulas de teatro adulto e infantil para formação de novos artistas. O curso é intitulado “Oficina de Teatro: Descobrindo o Palco”.
Além disso, é possível locar o ambiente que possui a estrutura completa para peças teatrais, musicais, stand up e apresentações em geral. Não deixe de conhecer.
Outro programa recomendado na região está no Centro Cultural SESI Vila Leopoldina, na Rua Carlos Weber, 835.
O espaço reúne atrações como biblioteca, gibiteca e cineclube. Por lá também existem áreas ao ar livre com atividades e programações sobre literatura, quadrinhos, artes eletrônicas, artes cênicas, cinema e música.
O SESI tem uma forte presença cultural em todo o Estado de São Paulo, por meio do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso e dos 55 centros de atividades culturais da instituição que atende mais de 2,5 milhões de pessoas todos os anos.
Outros programas na Vila Leopoldina
Se a sua opção for por um programa ao ar livre, como não poderia deixar de citar, o Parque Villa-Lobos é um dos locais mais populares da região.
Localizado na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, número 2001, o parque tem uma área de 732 mil m² com campos de futebol, ciclovias e playgrounds. Além disso, possui aparelhos para ginástica, pista para corridas e caminhadas, quadras de futebol, basquete, tênis e muitos outros esportes.
Durante a semana, recebe em média 8 mil pessoas por dia. Já aos finais de semana, o número cresce para 50 mil visitantes e 60 mil em feriados.
Mas não são apenas os amantes de atividade física que frequentam o parque. Isso porque ele ainda abriga o Orquidário Ruth Cardoso, com uma arquitetura elegante e convidativa.
No orquidário, você confere a exposição de espécies híbridas e nativas em mais de 16 mil vasos doados pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Vale ressaltar que a infraestrutura do Orquidário, assim como de todo o parque, é pensada para facilitar o acesso de visitantes que tenham qualquer restrição.
Mas não para por aí, o parque também abriga a Biblioteca Parque Villa-Lobos. O lugar singular que, além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, traz uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Em uma área de 4 mil m² dentro do Parque Villa-Lobos, a biblioteca exibe programação cultural diversificada que reúne atividades de interesse para todos os públicos.
Desde a contação de histórias, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições até saraus e encontros com escritores, o parque reúne programas para todos os gostos.
Já para que busca fazer compras, o Shopping Villa Lobos, na Avenida das Nações Unidas, 4777, atende o público com uma variedade de lojas que atende a todas as ocasiões.
Uma coisa é certa, a Vila Leopoldina oferece programas para todos os gostos, idades e ocasiões, conheça a região e se encante.