Roubos e furtos aumentam em São Paulo: saiba o que fazer

Segurança Pessoal
21/09/2021

Roubos e furtos cresceram em São Paulo

Nos últimos meses, vimos o aumento da criminalidade em São Paulo com casos que chamaram a atenção da mídia e da população. Um homem que passeava com seu cachorro acabou morto em rua residencial do bairro do Pacaembu, após reagir a uma tentativa de furto de celular, por exemplo. 

Além disso, também houve tentativa de assalto em frente a casa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na Zona Sul, e um latrocínio, que culminou na morte de um comerciante na Rua Oscar Freire no bairro dos Jardins. 

Então, para confirmar que a percepção do aumento da criminalidade é real, fomos atrás dos números. E, assim, descobrimos que, de fato, houve aumento de roubos e furtos na capital paulista em 2021.

Número de roubos e furtos crescem

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), entre janeiro e julho de 2021, aconteceram 11.981 roubos na capital paulista, contra 11.211 do mesmo período de 2020, aumento de quase 7%. Já os furtos subiram de 15.805 ocorrências para 19.057, um aumento de mais de 20% na estatística. Se somarmos, veremos que aconteceram 31.038 casos de roubos e furtos em 2021 contra 27.016 do período anterior. Olhando dessa forma, conclui-se que as taxas saltaram 15% no 1o semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Flagrante de uma tentativa

Recentemente, câmeras de rua da ASTER conseguiram flagrar o momento em que bandidos tentam emboscar um carro num bairro residencial em São Paulo. Reproduzimos o vídeo abaixo no intuito de alertar motoristas:

Por isso, cada vez mais, é importante adotar algumas práticas para manter-se em segurança. Mas, calma: a seguir, falaremos sobre atitudes que podem ajudar quem mora em casa a se proteger.

O que fazer para se proteger?

A criminalidade vem crescendo, mas você pode tomar algumas atitudes preventivas para reduzir os seus riscos, como nas sugestões abaixo:

Invista em tecnologia para ter mais segurança

A tecnologia pode ser uma grande aliada no combate à criminalidade porque ela ajuda tanto na inibição das ocorrências, pelo seu caráter ostensivo, como também na identificação posterior dos criminosos, facilitando o trabalho da polícia e evitando novas ocorrências. Abaixo, algumas alternativas:

  • Invista em cercas, sensores perimetrais e alarmes residenciais, se possível conectados a uma central de monitoramento ou mesmo ao app do seu celular;
  • Instale câmeras na fachada de sua casa e nos muros adjacentes, com gravação de imagens. Hoje, existem serviços de gravação de imagem na nuvem bastante acessíveis;
  • Tenha um bom motor para o portão na sua garagem. Isso pode reduzir o tempo de exposição da sua residência ao risco de uma invasão quando você entrar ou sair de carro;
  • Inove ao instalar armários eletrônicos, como por exemplo o Cubo, para receber encomendas sem contato com o entregador.

Todos esses recursos ajudam a proteger a sua residência e tornam a vida do criminoso mais difícil. Veja também o artigo com 5 equipamentos para segurança residencial que você precisa.

Adote hábitos mais seguros

Atitudes do dia a dia também podem ajudar a evitar roubos e furtos, além de outros crimes, como, por exemplo, prestar sempre atenção ao redor e ficar atento se está sendo seguido quando caminhar ou transitar de carro pela rua, sobretudo à noite. Se achar que está sendo seguido, você pode:

  • Se estiver a pé, entrar em um estabelecimento, manter distância do suspeito caminhando mais rápido ou até simular uma amizade com outro pedestre;
  • Ao chegar na porta ou portão da sua casa, não fique procurando as chaves parado na rua; 
  • Se estiver de carro, não entre em casa, dando mais uma volta no quarteirão até se ver livre do carro suspeito;

Lembre-se que chegar e sair da sua residência abrindo a porta da garagem ou o portão é um momento de vulnerabilidade. 

Outra boa dica é não expor o celular ao caminhar pela rua, mas isso vale também para outros objetos de valor como joias e relógios. Preste atenção na saída do banco e também evite andar em lugares desertos e/ou mal iluminados para não facilitar a vida dos bandidos. 

Serviço de vigilância privada em bairros

Contratar serviços de vigilância privada pode ser uma boa alternativa para: 

  • Ter viaturas transitando lentamente pelo perímetro determinado do seu bairro de modo ostensivo e com pontos de parada estratégicos para verificação de anormalidades, como por exemplo, um portão aberto;
  • Prestar serviços de chegada e saída assistida, acompanhado de modo ostensivo a entrada ou saída dos moradores na residência para inibir a abordagem de assaltantes em momentos de vulnerabilidade.

Conte com a ASTER para te ajudar

A ASTER oferece serviço de vigilância motorizada, que inclui entrada e saída assistidas para bairros residenciais de São Paulo a fim de tornar a vida dos moradores ainda mais segura. O serviço pode ser acionado pelos moradores para que os nossos seguranças, treinados na polícia federal, acompanhem a saída e chegada dos moradores e funcionários em casa.

Então, se você precisar de ajuda para tornar a sua rotina mais segura, entre em contato agora mesmo!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa