Criminalidade na região da Vila Leopoldina: Confira os índices do primeiro semestre.

Henrique Neto

Blog
27/08/2018

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontaram para queda em alguns indicadores da criminalidade na região da zona oeste da cidade.

Os maiores impactos estão nos índices de homicídios, porte e tráfico de drogas. Se comparado ao mesmo período de 2017, a taxa de homicídios caiu de 5 ocorrências para nenhuma em 2018. Nesse medidor, também estão inclusas as mortes por acidentes de trânsito.

Quando o assunto é porte e tráfico de drogas, no ano passado, 66 casos foram registrados neste período do ano. Enquanto isso, em 2018, tivemos 45 incidências, uma queda de 31,8% em comparação a 2017.

Os dados divulgados pelo Ministério Público são referentes ao primeiro semestre deste ano.

Ao passo que os homicídios e os crimes relacionados às drogas tiveram diminuição, os furtos e roubos de veículos subiram na mudança de ano.

Enquanto 424 casos foram reportados no período do ano passado, no último semestre tivemos 447 incidentes. É interessante apontar que o índice sofreu alteração por conta do crescimento das ocorrências no primeiro trimestre.

Enquanto o primeiro trimestre de 2017 somava 197 casos, em 2018, foram 249. Aumento significativo de 26,4%, tomando como base o ano anterior. Já no segundo trimestre deste ano, houve diminuição de 227 casos para 198, queda de 12,8%.

Roubo, furto e assalto a pessoas, casas, bancos e cargas caíram de 1204 ocorrências no ano passado, para 1084 em 2018, 10% a menos.

As ocorrências de estupro não sofreram grandes alterações nos índices. Caíram de 6 para 5 casos registrados.

Neste recorte da situação criminal da região, pudemos observar uma diminuição de 7% nos índices em comparação ao ano anterior.

Aster ajuda no combate à criminalidade na Vila Leopoldina

A segurança pública é um assunto delicado que precisa ser debatido. Novas iniciativas colaboram para auxiliar na queda dos índices criminalísticos e devem ser empregadas para construir uma cidade mais segura.

A Aster é uma empresa especializada em segurança e atua em diversos condomínios e casas nos bairros da Vila Leopoldina e City Boaçava. Desenvolvemos projetos sociais e preventivos na região que buscam minimizar incidentes.

Encomendamos um estudo ao Instituto Agires, que analisou detalhadamente a situação da região. O estudo Zelando Juntos foi apresentado em evento em outubro de 2017 e pode ser acessado aqui.

De lá para cá, atuamos junto aos condomínios no projeto City Câmeras, um programa público que tem o objetivo de alcançar 10 mil câmeras instaladas em São Paulo nos próximos anos. A medida busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população.

Na região da Vila Leopoldina, instalamos câmeras no cruzamento das ruas Nagel e Aroaba, e também na esquina da Avenida Imperatriz Leopoldina com a rua Mergenthaler.

Ações como esta colaboram para aumentar a segurança na cidade para garantir a proteção dos moradores.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa