Cuidados com a segurança residencial durante as férias

Segurança Patrimonial
05/12/2022

Ilustração de uma casa e uma praia de fundo para remeter a ideia de férias seguras e segurança residencial durante a viagem.

O período de férias é uma época muito aguardada. É hora de preparar as malas para uma mais que merecida viagem, tempo de descansar e repor as energias para iniciar um novo ano renovado!

Mas, se por um lado as pessoas devem aproveitar o período para relaxar, deixando para trás as preocupações rotineiras, por outro, não podem descuidar da segurança residencial, não é mesmo?

Afinal de contas, é exatamente durante as férias, quando grande parte das famílias viaja, deixando seus imóveis vazios, que criminosos aproveitam para agir com maior liberdade. Por isso, trouxemos neste post dicas muito importantes de segurança residencial para o período de férias. Confira!

1. Planeje as entregas e cancele assinaturas

Da mesma forma que você cuida da sua viagem comprando passagens, revisando o carro, preparando o roteiro e reservando o hotel, deve também preparar a casa para sua ausência. E as primeiras providências tomadas devem ser pedir a interrupção da entrega de quaisquer jornais ou revistas e/ou encarregar uma pessoa de sua confiança para recolher a correspondência, de preferência todo dia.

Afinal, caixas de correio cheias são indicativos de que a casa está vazia, servindo quase que como um convite para os invasores. 

Além disso, se você fez uma compra pela internet, certifique-se de que o produto não chegará enquanto você estiver fora, porque se bandidos estiverem monitorando a movimentação e perceberem que não há ninguém na casa, poderão agir.

2. Campainha

Uma tática simples, mas muito usada por criminosos é acionar a campainha em horários diferentes, a fim de verificar se o imóvel está mesmo vazio. Quando ouvem o sinal do lado de fora em várias ocasiões e percebem que ninguém atende em nenhum momento, aproveitam para realizar o roubo.

Uma boa alternativa é instalar um interfone campainha que possa ser conectado ao seu telefone celular durante a viagem. Assim, se o criminoso tocar e você atender, ele vai achar que existe alguém em casa.

3. Transfira as ligações fixas

Outra estratégia bastante adotada pelos ladrões é ligar para o imóvel em vários horários, a fim de se certificar da ausência dos moradores. Mas, o melhor é que nesse caso, a solução também é simples! Para evitar que o telefone toque incessantemente sem ser atendido, redirecione as chamadas do seu número fixo para o celular, atendendo as chamadas onde estiver.

4. Tome cuidado com as luzes

A tática pra lá de comum de deixar algumas luzes sempre acesas dentro do imóvel pode, na verdade, surtir um efeito contrário ao desejado, acabando por servir de chamariz para os bandidos. Até porque, percebendo que as lâmpadas estão acesas dia e noite, não fica difícil deduzir que a casa está vazia. Dê preferência, portanto, ao uso de temporizadores, que são capazes de ligar e desligar a iluminação em horários determinados, simulando assim a presença de alguém na residência.

5. Conte com a vizinhança

Caso você tenha uma boa relação com os vizinhos, eles poderão ajudar na segurança residencial enquanto você viaja. Eles podem recolher as correspondências e checar se houve algum problema ou tentativa de invasão no período em que estiver fora.

6. Crie um movimento na casa

Esta dica de segurança residencial soma-se à última, caso você tenha uma boa relação com a vizinhança. Se for possível, deixe as chaves da casa com uma pessoa de sua total confiança e peça a ela que, de tempos em tempos, visite o imóvel, só mesmo para criar uma movimentação, abrindo portas e janelas, regando jardins e marcando presença. Aliás, vale ressaltar que os jardins também podem se tornar ótimos sinais de ausência para os bandidos, especialmente quando ficam sem irrigação por vários dias seguidos. 

7. Confira portas e janelas

Um ladrão bem-sucedido é aquele que não se rende facilmente diante da primeira dificuldade. Ele vai verificar porta por porta e janela por janela até encontrar uma que esteja mais vulnerável. Por isso, confira tanto as trancas como as dobradiças, a fim de identificar possíveis defeitos que facilitem a entrada de alguém. Além disso, para se sentir ainda mais seguro, vale o reforço interno dos portões com correntes e cadeados.

8. Guarde valores em outros locais

Joias, dinheiro e outros pertences de valor não devem ficar guardados no imóvel vazio, afinal, mesmo que você tome todos os cuidados, a invasão é sempre possível. Então, simplesmente não dê a oportunidade para que os bandidos tenham a vantagem de encontrar bens de grande valor na sua casa, mantendo-os em algum outro local enquanto descansa.

9. Invista em equipamentos de segurança

É fundamental que sua residência possua um sistema de segurança eletrônica funcional, com alarme monitorado por empresa especializada, além de um sistema de segurança perimetral, como cercas monitoradas, por exemplo. Alguns equipamentos de segurança que podem te ajudar:

  • Cercas e sensores perimetrais
  • Sistemas de alarmes
  • Câmeras com gravação
  • Automação de iluminação
  • Portão com motor rápido e com controle remoto anti-clonagem

10. Desligue a água e a energia elétrica

Mas não são apenas os ladrões que representam risco para a segurança da sua residência quando você está fora. Equipamentos elétricos ligados às tomadas podem entrar em curto no caso de uma alteração na rede elétrica – como a que pode ser provocada por um raio, por exemplo.

Nesse caso, incêndios podem ser iniciados sem que haja a presença de uma pessoa para atuar no local. Aliás, para a prevenção de incêndios você também pode instalar sistemas de alarme com sensor de fumaça e monitoramento remoto, normalmente bastante eficientes.

O mesmo vale para o registro de água, pois se houver um vazamento e não tiver ninguém por perto, sua casa pode ficar alagada, danificando móveis e itens domésticos.

11. Aposte na segurança pessoal em bairros

Ainda que siga todas essas dicas, não podemos garantir que sua casa estará 100% segura enquanto você viaja. Mas, oferecemos um serviço que pode aumentar ainda mais este nível de segurança. Nosso serviço de segurança pessoal em bairros conta com procedimentos muito importantes para períodos como este. Três deles se destacam.

O primeiro é o recurso de chegadas e saídas assistidas. Ele funciona da seguinte maneira: você aciona nossa central de operações, que terá um posto de monitoramento dentro do seu bairro, sobre a necessidade de acompanhamento, seja quando estiver se preparando para partir em viagem ou quando estiver chegando e descarregando as bagagens. Neste momento, uma viatura com nossos vigilantes vai ao seu encontro para acompanhar o processo.

Com isso, evitamos que bandidos tentem se aproveitar de um momento de desatenção. Vale dizer que, desde que o serviço foi implementado, não tivemos nenhuma tentativa de ação por parte dos bandidos, o que comprova o poder ostensivo dele.

O segundo recurso que aprimora a segurança residencial nos bairros são nossos roteiros de segurança. Eles consistem em viaturas circulando pelas ruas a fim de inibir ações e ainda analisar falhas e vulnerabilidades, como portões e garagens abertas.   

E o último recurso do serviço de segurança pessoal em bairros que contribui com a proteção da sua casa enquanto você está viajando são as câmeras com inteligência artificial em postes de rua. Capazes de realizar a detecção de pessoas e fazer a leitura da placa de veículos (LPR), esse recurso é um dos maiores trunfos na segurança residencial. 

Com a tecnologia embarcada no sistema, podemos criar alertas de suspeitos e monitorar seus movimentos enquanto esta pessoa estiver no raio de alcance, assim como enviar nossos vigilantes treinados e certificados na Polícia Federal para averiguar a situação. Veja mais detalhes no vídeo abaixo!

Agora sim você pode viajar em paz! E caso queira mais informações sobre como garantir a segurança da sua casa durante as férias, entre em contato conosco!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa