Saiba como a Inteligência Artificial pode melhorar a vida no seu condomínio

Henrique Neto

Blog Condomínios
15/08/2018

Com o avanço tecnológico, opções de ferramentas para auxiliar no cotidiano têm aumentado significativamente em muitos ramos. Uma das áreas mais beneficiadas pelo crescimento das inovações, é sem dúvida, a segurança.

Desde o surgimento de câmeras e sistemas de segurança sofisticados, a tecnologia tem dado passos largos para oferecer mais recursos. A Inteligência Artificial é a bola da vez.

A tecnologia de reconhecimento facial é um grande exemplo. Ela tem sido adotada para automatizar sistemas de controle de acesso, detecção de suspeitos, prevenção de riscos e auxiliar em investigações. Facilita o trabalho e agiliza os processos.

Além dela, fechaduras digitais, câmeras de detecção de movimento e portarias virtuais/remotas vêm exercendo papel importante para melhorar a eficiência e garantir a segurança de empresas e condomínios.

Uma outra metodologia em evolução é o Deep Learning. Em português, Aprendizagem Profunda, este novo sistema faz uma espécie de treinamento contínuo de um modelo computacional para decifrar a linguagem natural baseada nos dados que o alimenta.

Este sistema utiliza redes neurais para melhorar as aplicações, como o reconhecimento de fala e visão computacional. Ele é usado em áreas como saúde, indústria, educação, e-commerce e muitas outras.

Na segurança, o deep learning pode ser explorado para detectar cenas de violência, comportamentos suspeitos, reconhecimento de voz, análise emocional das pessoas e identificação de situações de risco, através de câmeras de vigilância e outros dispositivos eletrônicos.

Assim, os agentes de segurança recebem informações de forma instantânea sobre os acontecimentos e conseguem se preparar para resolver os conflitos.

A Aster desenvolveu uma ferramenta de monitoramento que detecta os movimentos e reconhece ações suspeitas. A Suspicius Cam é capaz de detectar e interpretar movimentos suspeitos, emitindo alertas de intervenção sempre que necessário.

Isso resulta na melhor utilização dos recursos, pois gera mais proteção para os condomínios comerciais e residenciais, uma vez que o sistema antecipa o problema e alerta para a situação de risco.

Os empreendimentos imobiliários estão cada vez mais próximos da inteligência artificial para melhorar o dia a dia dos moradores. Hoje, existem sistemas que auxiliam a automação de recursos nos condomínios, como a iluminação, irrigação de jardins e até mesmo o ar-condicionado.

Essa interação programada pela computação protege, facilita e gera economia de até 40% no consumo de energia. É uma maneira de atribuir os recursos de forma eficiente para reduzir taxas condominiais e melhorar o cotidiano.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa