Saiba como a Inteligência Artificial pode melhorar a vida no seu condomínio

Henrique Neto

Blog Condomínios
15/08/2018

Com o avanço tecnológico, opções de ferramentas para auxiliar no cotidiano têm aumentado significativamente em muitos ramos. Uma das áreas mais beneficiadas pelo crescimento das inovações, é sem dúvida, a segurança.

Desde o surgimento de câmeras e sistemas de segurança sofisticados, a tecnologia tem dado passos largos para oferecer mais recursos. A Inteligência Artificial é a bola da vez.

A tecnologia de reconhecimento facial é um grande exemplo. Ela tem sido adotada para automatizar sistemas de controle de acesso, detecção de suspeitos, prevenção de riscos e auxiliar em investigações. Facilita o trabalho e agiliza os processos.

Além dela, fechaduras digitais, câmeras de detecção de movimento e portarias virtuais/remotas vêm exercendo papel importante para melhorar a eficiência e garantir a segurança de empresas e condomínios.

Uma outra metodologia em evolução é o Deep Learning. Em português, Aprendizagem Profunda, este novo sistema faz uma espécie de treinamento contínuo de um modelo computacional para decifrar a linguagem natural baseada nos dados que o alimenta.

Este sistema utiliza redes neurais para melhorar as aplicações, como o reconhecimento de fala e visão computacional. Ele é usado em áreas como saúde, indústria, educação, e-commerce e muitas outras.

Na segurança, o deep learning pode ser explorado para detectar cenas de violência, comportamentos suspeitos, reconhecimento de voz, análise emocional das pessoas e identificação de situações de risco, através de câmeras de vigilância e outros dispositivos eletrônicos.

Assim, os agentes de segurança recebem informações de forma instantânea sobre os acontecimentos e conseguem se preparar para resolver os conflitos.

A Aster desenvolveu uma ferramenta de monitoramento que detecta os movimentos e reconhece ações suspeitas. A Suspicius Cam é capaz de detectar e interpretar movimentos suspeitos, emitindo alertas de intervenção sempre que necessário.

Isso resulta na melhor utilização dos recursos, pois gera mais proteção para os condomínios comerciais e residenciais, uma vez que o sistema antecipa o problema e alerta para a situação de risco.

Os empreendimentos imobiliários estão cada vez mais próximos da inteligência artificial para melhorar o dia a dia dos moradores. Hoje, existem sistemas que auxiliam a automação de recursos nos condomínios, como a iluminação, irrigação de jardins e até mesmo o ar-condicionado.

Essa interação programada pela computação protege, facilita e gera economia de até 40% no consumo de energia. É uma maneira de atribuir os recursos de forma eficiente para reduzir taxas condominiais e melhorar o cotidiano.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa