Terceirizar ou ter uma equipe interna: o que vale mais a pena?

Facilities
26/10/2015

Terceirizar ou ter uma equipe interna: o que vale mais a pena

Atualmente, adaptação, inovação e dinamismo são palavras-chave para que uma empresa sobreviva e prospere. Por esse motivo, as estruturas organizacionais tradicionais, que são mais ramificadas, verticalizadas e extensas, se mostram ultrapassadas, uma vez que o foco da administração se torna disperso.

Nesse modelo, no qual percebemos a presença de todos os setores e departamentos necessários para o funcionamento da empresa – da limpeza à equipe de TI – normalmente os recursos são alocados de forma ineficiente, e isso gera impacto não só na produtividade, como também no equilíbrio financeiro da entidade.

O que fazer diante desse novo cenário? Para se adaptar ao mercado, muitas empresas têm adotado uma série de estratégias muito eficientes, que podem ser facilmente adaptadas pelo pequeno, médio e grande empreendedor. Quanto ao organograma da empresa, as organizações têm adotado a estrutura em rede, apostando em parcerias ou na terceirização.

Com isso, garantem o dinamismo, uma vez que podem facilmente se desvincular de um tipo de serviço para adotar o outro; a produtividade, já que podem focar na atividade-fim do negócio; e o equilíbrio financeiro, por cortarem uma série de despesas trabalhistas e com a infraestrutura interna, por exemplo.

No entanto, embora a terceirização seja uma estratégia válida para as organizações, a contratação interna também possui uma série de vantagens. Tudo dependerá do tipo de empresa e das suas ambições. É por esse motivo que resolvemos abordar essa questão a seguir. Continue acompanhando e confira!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Vantagens da Equipe interna

É claro que nem todo serviço realizado ou produto fabricado por uma empresa pode ser terceirizado e, dependendo do tipo de organização, possuir uma série de departamentos internos é uma estratégia que, embora seja mais custosa, pode apresentar uma série de benefícios.

Isso porque, em determinados negócios, o controle sobre esse tipo de atividade é fundamental, principalmente por motivos estratégicos, como o controle de informações sigilosas, um maior grau de comprometimento, entre outros benefícios. A seguir, listamos as principais vantagens e desvantagens da internalização.

Controle das atividades

Um dos principais motivos para contar com equipes internas é o maior grau de controle sobre as atividades da empresa. Além da retenção das informações internas, é possível que a organização monitore diretamente os seus funcionários, cobrando resultados e exercendo um controle maior sobre cada ação. Além disso, é possível desenhar e monitorar os processos internos de maneira mais concisa.

Comprometimento

Outro grande benefício da manutenção de equipes internas é o fato de que, se a empresa conseguir manter um clima organizacional positivo, as equipes se comprometerão mais em atingir os objetivos e as metas estipulados por ela. Dessa forma, quando trabalha o gerenciamento e a motivação da forma correta, é possível garantir que cada funcionário ‘vista a camisa’ da empresa.

Sinergia

Por fim, o último grande trunfo das equipes é o fato de que é possível promover uma integração maior das equipes. A comunicação se torna mais eficaz, uma vez que é direcionada a todos, e os departamentos podem trocar experiências e informações com maior velocidade e eficácia. Com a internalização, fica mais fácil promover a sinergia entre as equipes.

Desvantagens da Equipe Interna

Custos

Essa provavelmente é a pior desvantagem de se contar com uma estrutura interna excessiva. O custo de determinados serviços pode ser até dez vezes maior, entre uma estrutura interna e externa. Por isso, mesmo quando uma empresa resolve apostar na internalização, a terceirização de facilities, como serviços de limpeza, zeladoria, jardinagem, entre outros, é indispensável.

Rigidez

Empresas com grandes estruturas internas possuem mais dificuldades para se adaptar ao mercado. Isso porque, em vez de procurar a ajuda de prestadores de serviço especializados no assunto, precisam o tempo inteiro investir em treinamento, na capacitação e na especialização de atividades avulsas, o que nem sempre acontece. Além disso, desmontar uma estrutura interna, quando não mais necessária, é mais difícil do que cancelar um contrato e fechar com outra empresa.

Vantagens da Terceirização

A terceirização é uma opção cada vez mais frequente entre as empresas. Muitas organizações estão desmontando as suas estruturas internas para se tornarem mais flexíveis, apostando nas parcerias e na terceirização. Além de reduzir custos, esse tipo de estrutura possibilita, ainda, que as atividades-fim do negócio sejam melhor desempenhadas, já que o foco é totalmente direcionado. A seguir, confira as vantagens e desvantagens da terceirização.

Flexibilidade

A primeira vantagem da terceirização é o fato de que as empresas encontram uma maior facilidade para estruturar as suas necessidades e departamentos.

Por exemplo: uma empresa que contrata uma empresa de marketing mais tradicional pode sentir a necessidade de apostar em marketing digital. Para isso, bastaria fechar com a nova empresa após o término do contrato, sem a necessidade de desmontar toda uma estrutura interna para isso.

Custos

Da mesma forma, os custos são bastante reduzidos, uma vez que, quando opta por contratar uma equipe externa, não existe a obrigatoriedade, por parte da organização, de seguir as condições de salários das Convenções Coletivas específicas para o segmento de mercado em que a empresa está inserida. A diferença de orçamento necessário para levantar um departamento interno e terceirizar muitas vezes é gritante.

A contratação de terceirizados garante um melhor equilíbrio econômico da empresa, além da otimização de recursos. Por exemplo: é notável a redução do passivo trabalhista da empresa, uma vez que nos valores pagos à terceirizada já estão considerados os custos com férias, encargos, rescisões etc. Somando todos os benefícios, podemos concluir, ainda, que a previsibilidade de custos é maior e isso contribui para o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Especializações

Nenhuma empresa consegue ser especialista em tudo e, caso tente essa façanha, certamente enfrentará uma série de problemas para, no fim, não conseguir o objetivo almejado.

Lembre-se de que a competitividade também afeta as empresas prestadoras de serviços, por isso, muitas delas estão desenvolvendo estratégias para oferecer os melhores serviços com os menores custos possíveis. Assim, é possível contar com serviços segmentados, destinados exclusivamente para o seu ramo de negócios.

Desvantagens da Terceirização

Distanciamento

Um problema comum, e muitas vezes inevitável, é que os profissionais terceirizados e os profissionais da casa normalmente enfrentam problemas ligados à comunicação e à integração. Esse é um fator a ser levado em conta na hora de contratar serviços externamente, principalmente se eles forem muito relevantes para a atividade-fim do negócio. Isso contribui para um distanciamento das equipes externas, o que também leva para o nosso próximo tópico.

Menor controle das atividades

Apesar de poder cobrar resultados diretamente da empresa prestadora de serviços, a verdade é que o controle das atividades dos terceirizados é muito mais reduzido. Por isso, é inviável realizar a terceirização das atividades-fim, ou daquelas necessárias para a sua consecução, uma vez que é indispensável o monitoramento para conseguir melhores resultados.

Terceirização vs Equipes internas: qual é a melhor opção?

A terceirização é uma opção inevitável em um cenário mais competitivo, principalmente quando nos referimos à terceirização de facilities, como a segurança, a portaria e a limpeza; ou outros, como o marketing e a TI – caso a atividade-fim da empresa não esteja relacionada aos dois setores.

É preciso que o gestor realize um planejamento estratégico para definir as prioridades da empresa e, dessa forma, monte um organograma interno indispensável para aumentar a produtividade, da forma mais otimizada possível. Por isso, avalie bem as duas opções e encontre o modelo mais apropriado para a sua organização.

Quais tipos de serviço você terceiriza na sua empresa? Conte a sua experiência nos comentários! Baixe também nosso Guia da Terceirização da Equipe de Serviços e saiba como fazer.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa