Vantagens do reconhecimento facial em condomínios

Condomínios
22/02/2022

Descubra os motivos para usar o reconhecimento facial em condomínios

O reconhecimento facial é uma tecnologia que vem sendo aprimorada e aparece, cada vez mais, em dispositivos de segurança. E, se antigamente ele era um recurso distante da realidade, agora, todas as empresas e condomínios podem contar com a inovação. Mas, afinal, quais são as vantagens de ter um sistema de acesso com reconhecimento facial em condomínios?

É exatamente isso que vamos explicar contar nesse post.

Como funciona o reconhecimento facial?

Primeiramente, você precisa saber que o reconhecimento facial é um tipo de biometria que faz a leitura dos traços do rosto. Ele usa alguns parâmetros para cruzar imagens de faces armazenadas em banco de dados e rostos capturados por câmeras em situações cotidianas, comparando detalhes específicos, como:

  1. Distância entre os olhos
  2. Comprimento do nariz
  3. Tamanho do queixo
  4. Desenho da mandíbula

Veja alguns exemplos do seu uso:

Controle de acesso

Hoje, já existe sistema de acesso com reconhecimento facial para condomínios que faz o controle de entrada e saída de moradores, visitantes e funcionários. O recurso diz se uma pessoa está autorizada, ou não, a entrar no condomínio.

Na ASTER, usamos o reconhecimento facial no controle de acesso em alguns planos de Portaria Remota. Na prática, moradores abrem portões com rostos pré-cadastrados, ou seja, o comando de abertura, que antes era feito com biometria de dedo, tag ou senha, hoje acontece com o reconhecimento facial.

Alerta de invasão na eclusa

O reconhecimento facial também permite configurar sistemas que detectam a presença de invasores. Por exemplo, é possível utilizar reconhecimento facial para identificar rostos e corpos não cadastrados. Essa solução conta ainda com uma funcionalidade de contagem de corpos, caso o invasor esconda seu rosto dentro da eclusa.

A ASTER prototipou um sistema de invasão na eclusa que detecta a presença de um rosto estranho e, quando isso acontece, o segundo portão que dá acesso ao condomínio não é aberto. 

Além disso, ele permite um alerta e a central de portaria remota ou o porteiro na guarita segue os procedimentos padrão para lidar com a situação, solicitando que a pessoa com rosto não cadastrado saia da eclusa para realizar cadastramento no portão externo, seguindo procedimento de triagem do condomínio.

Câmeras

Para implementar a tecnologia de reconhecimento facial, os condomínios podem optar por dispositivos que nativamente já são capazes de reconhecer faces pré-cadastradas. Mas, se preferirem, também podem utilizar câmeras e integrar esses equipamentos com softwares de reconhecimento facial terceiros.

Nós implementamos os dois tipos de soluções que, na maioria dos casos, demandam pequenas adequações e instalações de equipamentos.

Quais são as vantagens de usar o reconhecimento facial?

Além de ser rápido, seguro e preciso, o sistema de reconhecimento facial otimiza o processo de identificação, evitando falhas humanas. Portanto, ele atua para inibir tentativas de fraudes e invasões que coloquem em risco o bem-estar coletivo.

Então, suas principais vantagens são:

  • Comodidade: os condôminos não precisam carregar chaves e outros dispositivos para liberação da entrada;
  • Segurança: acesso apenas de pessoas autorizadas aos ambientes o que garante mais segurança;
  • Higiene: evita o contato físico dos usuários com um dispositivo de liberação, diminuindo a chance de uma contaminação;
  • Praticidade: o processo de liberação é muito prático e veloz, sem a necessidade de esperar na portaria, tornando a experiência de uso mais satisfatória;
  • Facilidade de instalação: os recursos podem ser instalados facilmente nos dispositivos disponíveis (câmeras, portaria etc.);
  • Autonomia: o processo automatizado dá a liberdade que os moradores querem ter ao chegar e sair de suas casas.

Como a ASTER pode ajudar?

Aqui, na ASTER, usamos o reconhecimento facial em alguns de nossos serviços. Na Portaria Remota, por exemplo, é usado para abertura de portões e também no alerta de invasão na eclusa.

Já na portaria presencial, indicamos o alerta de invasão na eclusa para condomínios com grande fluxo de pessoas, embora seu uso possa ser útil também em condomínios médios e pequenos.

Mas, de qualquer maneira, a verdade é que a tecnologia do reconhecimento facial é uma ótima alternativa para quem busca aumentar a segurança, seja em um ambiente corporativo ou residencial. Então, fale conosco agora mesmo e tenha a melhor tecnologia! 

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa