7 dicas para festas de fim de ano no condomínio

Autor thumb

Fábio Fragoso

CEO da ASTER

Condomínios
30/11/2021

Dicas para festas de fim de ano no seu condomínio

O final do ano é um período festivo para a maioria das pessoas que reúnem a família e os amigos para celebrar um novo ciclo que se inicia. Nos condomínios, isso significa um volume de acesso maior do que o normal, por isso, precisamos tomar alguns cuidados para garantir o conforto e a segurança de todos. Abaixo, listamos algumas dicas para os moradores e também para os síndicos para garantir que tudo saia como o esperado nas festas de fim de ano.

1. Reserva do salão de festas

O período de festas de fim do ano é um dos mais concorridos em relação à procura para reservas do salão de festas do condomínio. Com a grande procura, em alguns condomínios, a decisão acaba sendo feita por meio de sorteio. Outros lugares dão preferência a quem reserva a área primeiro. Por isso, se você é um síndico, lembre os moradores das regras para ocupação do salão de festas. Já os moradores precisam fazer a reserva o quanto antes, caso seja possível.

2. Uso da piscina

Recomendamos evitar o uso da piscina em festas para diminuir as chances de um acidente. O ideal é bloquear a área para que os convidados, sobretudo as crianças, mantenham uma boa distância do local. A segurança deve estar acima de tudo. Por isso, os síndicos precisam conversar com os moradores e os moradores com seus convidados.

3. Cuidado com a decoração

Em alguns condomínios não é permitido fazer uma decoração externa. Por isso, se você for um morador, antes de investir tempo e dinheiro, cheque as regras no regimento interno e comunique ao síndico sobre a vontade de fazer uma decoração especial para o fim do ano. Os síndicos também precisam comunicar isso aos condôminos.

4. Lista de convidados

Para facilitar o acesso ao condomínio, sempre que um evento for realizado, é recomendado fazer uma lista de convidados e entregá-la à portaria do condomínio. Nos casos de condomínios que utilizam a portaria remota da ASTER, os moradores têm a possibilidade de fazer a lista via aplicativo. Além disso, podem fazer o pré-cadastro dos visitantes para evitar que eles fiquem esperando na portaria por muito tempo. Sabemos que, quanto menos tempo na calçada, menor a chance de um assalto. Então veja abaixo como funciona o app ASTER Portaria Remota:

5. Fogos de artifício

A tradicional queima de fogos de ano novo é um momento esperado por muita gente. Mas, na cidade de São Paulo, é proibido vender e soltar fogos que produzem barulho. A lei 17.389/2021 veta o uso dos artefatos sob multa de pouco mais de R$4.300,00 (150 vezes o valor da UFESP (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) para pessoas físicas. No entanto, os fogos de artifício coloridos e sem som estão liberados por lei, mas dependem da liberação do regimento interno do condomínio.

6. Segurança

Quanto mais festas, maior a circulação de visitas e pessoas estranhas no condomínio. Por isso, é importante reforçar a segurança nessa época e treinar os funcionários para que ninguém entre sem autorização. Além disso, como dito antes, a lista de convidados e o pré-cadastro são fundamentais e podem ajudar a manter a segurança de todos.

7. Barulho

Controlar os ânimos nas festas de fim de ano é uma tarefa muito complicada. Mesmo em períodos como esse, a lei do silêncio continua valendo, mas cabe o bom senso. É possível estender temporariamente o limite de barulho das 22h para a meia noite, por exemplo. Após esse horário, o som deve diminuir e o barulho ser controlado.

Lembre-se também que o momento ainda é de pandemia e, por isso, os protocolos de combate ao vírus seguem valendo, mesmo em datas comemorativas.

As festas de fim de ano devem ser um momento especial, então precisamos fazer o possível para que todos possam curtir esse momento sem estresse e sem preocupação.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa